Bloquear chip de telefone furtado ou perdido é o suficiente?

Outras ações devem ser tomadas para proteger seus dados além de simplesmente bloquear chip em caso de furto ou extravio.

03/05/2019 às 9:00

É tristemente desagradável e potencialmente perigoso, entretanto acontece: ter o celular furtado ou roubado. Ou mesmo perdê-lo. Então, a primeira coisa a fazer é bloquear chip. Afinal, isso garante que a pessoa que furtou ou encontrou o seu aparelho não vai mais poder usar o seu chip de comunicação com a operadora.

Bloquear chip é essencial em caso de furto ou roubo.
Furto de smartphone: é triste, mas acontece.

Mas uma dúvida importante sempre permanece: bloquear chip impede igualmente o acesso de terceiros aos conteúdos do aparelho? Essa pessoa vai poder ver o que você tem no seu WhatsApp, Facebook ou Instagram? Ou ter acesso aos vídeos e fotos?

Bloquear chip não resolve tudo

Infelizmente a resposta é sim. Certamente bloquear chip significa impedir a conexão daquele aparelho com a rede de telefonia móvel da operadora. Mas apenas isso. Assim, seu WhatsApp e tudo que você tem no smartphone continua acessível e pode ser visto por quem tiver o aparelho em mãos.

Entretanto, existe algo simples que ajuda. Portanto, além de bloquear chip, tenha sempre seu celular protegido por uma senha, de preferência uma senha forte. Dessa forma, quem pegar seu smartphone terá dificuldade para abrir e acessar os seus dados.

Veja passo a passo de como bloquear o chip e aparelho da Vivo

Eventualmente, há mais a fazer. Em suma, se o seu celular usar o sistema Android, você pode ver a localização exata do aparelho por este endereço. Ele abre um mapa que mostra onde está seu smartphone.

Bloquear chip é fundamental em caso roubo.
Página mostra exatamente a localização de seu celular e oferece outras opções de segurança.

Instale o app em seu Android

Mas esse sistema de localização vai funcionar melhor se você tiver instalado o app Encontre meu dispositivo do Google. Se você tiver o app no aparelho e ativá-lo, ele reproduzirá um som durante 5 minutos no volume máximo para que celular seja localizado. Ele funciona igualmente para tablets ou relógios inteligentes com Android.

Da mesma maneira, é possível bloquear o dispositivo e sair da sua conta do Google. Isso impede que qualquer pessoa acesse seus dados no smatpphone perdido ou roubado. E ainda uma possibilidade mais radical: limpar todo o conteúdo do dispositivo. Porém, após essa ação, o aparelho não poderá mais ser localizado.

Em resumo, você precisa ativar a função “Encontre meu dispositivo” no celular. Para isso, abra “Configurações”, toque em “Google”, depois em “Segurança” e ative a função.

iPhone perdido ou roubado

Contudo, você pode ter um iPhone furtado. Neste caso, a Apple tem sistema similar ao do Google para localização e proteção dos aparelhos. Para isso, é preciso acessar esta página com seu ID Apple e senha. Depois é só clicar em “Buscar meu iPhone” e o site vai achá-lo e localizá-lo em um mapa.

Bloquear chip é fundamental em celulares furtados.
Sistema da Apple também localiza iPhone perdido ou furtado em um mapa.

Outras alternativas

Porém, para ter acesso a mais opções além da mera localização do aparelho, você deve anteriormente ativar a opção “Buscar iPhone”. Para isso, é preciso ir em “Ajustes”, depois em “iCloud” e finalmente ativando a função “Buscar iPhone”.

Se o celular for furtado e essa função estiver ativada, surgem três alternativas. A primeira é Reproduzir som, ideal se o aparelho estiver próximo, escondido embaixo de uma almofada, por exemplo.

A segunda opção é o modo Perdido, no qual é possível bloquear o celular e fazer com que ele mostre na tela bloqueada uma mensagem. Que pode ser o número de telefone de um parente, de um amigo ou até outro número seu, para que a pessoa que encontrou o aparelho faça contato.

Bloquear chip ajuda, mas você precisa partir para outras ações se o seu telefone foi perdido ou furtado.
Bloquear chip é a primeira providência ao ter seu celular perdido ou furtado.

Mas se você tem certeza que o aparelho foi furtado ou roubado e não quer que nada que esteja nele seja visto por terceiros, pode escolher a opção Apagar iPhone. Essa é radical: ela simplesmente deleta tudo que está no aparelho, incluindo suas fotos, vídeos, aplicativos e informações pessoais.

E o WhatsApp?

Bloquear chip é sempre a primeira e mais importante ação no caso de extravio ou furto de um smartphone. E tanto Google quanto Apple oferecem os serviços úteis para proteger seus dados.

Todavia, a maior preocupação, além de bloquear chip, é a conta do WhatsApp. O que pode ser feito para bloquear a sua conta? O próprio WhatsApp faz isso para você. De que maneira? Basta enviar um e-mail para o endereço support@whatsapp.com .

Porém, é importante ter cuidado porque o texto deve ser exato. Na linha de Assunto, escreva “Perdido/Roubado: Por favor desative minha conta”. No corpo do texto repita exatamente a mesma frase e depois, em nova linha, digite o número do seu telefone, de acordo com o padrão internacional.

Número começa com +55

Ou seja, você deve digitar o sinal de +, depois o número 55, que é o código do Brasil. E ainda seu código de área, em dois dígitos, e os nove dígitos do número do celular. Por exemplo, se seu celular for de São Paulo, com o DDD 11, o e-mail ficaria exatamente com essa aparência:

Bloquear chip é apenas uma das ações a fazer se seu aparelho for furtado.
E-mail para suporte do WhatsApp deve ser assim.

Você poderá reativar sua conta de WhatsApp posteriormente e recuperar tudo o que tinha nela. Isso porque o WhatsApp tem um serviço automático de backup.

Ninguém quer ter seu telefone celular extraviado ou furtado. Mas é sempre bom saber como se preparar e se defender em casos como estes. Portanto, não esqueça: antes de mais nada baixe o app Encontre meu dispositivo para seu Android, ou ative a função Buscar iPhone em seu celular da Apple.

Quer ainda mais informação de qualidade? Então, leia este artigo sobre um chip que tira sua energia do ar.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
telefonia móvelUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email