Tempo de comprar! O que esperar da Black Friday 2018?

Vem aí o dia mais esperado do ano para quem ama comprar com descontos! Descubra quais são as tendências para a Black Friday 2018.

17/10/2018 às 14:00

Já parte do calendário comercial do país, a Black Friday 2018 é uma data aguardada com ansiedade pelos consumidores brasileiros. A busca por oportunidades únicas em ofertas e descontos motiva o público a se planejar para comprar na data, movimentando o comércio tradicional e digital.

Segundo levantamento feito pelo Google, em 2017 as lojas online faturaram cerca de R$ 2,1 bilhões com o evento, indicando crescimento de mais de 10% em relação a 2016. Números como esses consolidam a Black Friday como a segunda maior data do varejo nacional. Por enquanto, só o Natal vende mais que a Black Friday no Brasil.

A Black Friday 2018 deve movimentar o comércio mundial.

A Black Friday movimenta o comércio mundial.

No entanto, nem sempre foi assim. Logo que chegou no Brasil, a Black Friday precisou enfrentar alguma resistência e ceticismo por parte do consumidor tupiniquim. Era comum associar o termo a desconto mentirosos e promoções duvidosas. O termo “black fraude” se popularizou, em um indicativo dessa desconfiança.

Hoje, porém, a situação é outra. A Black Friday conquistou o coração do brasileiro e vem atraindo cada vez mais consumidores ao longo dos anos. Para 2018, segundo a pesquisa do Google, espera-se que até 370 mil pessoas comprem na Black Friday pela primeira vez. Entre os que já compram durante a data, 68% esperam comprar novamente quando a Black Friday chegar.

Para saber o que esperar da Black Friday 2018, trazemos um apanhado do que está bombando nas linhas de consumo, além de contar um pouco da origem da data. Continue com a gente!

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday, termo inglês para algo como “sexta-feira negra” inaugura a temporada de compras natalinas com promoções significativas. A data oscila a cada ano, no entanto ocorre sempre após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Ou seja, pode acontecer sempre a partir da quarta quinta-feira do mês de novembro.

A data surgiu nos Estados Unidos e foi se estendendo pelo mundo, muito por conta da internet. O termo “Black Friday” remota desde 1869, com diferentes significados. No entanto, só se consolidou em 1975, quando passou a ser usar na imprensa para definir as promoções e descontos de final de ano.

A Black Friday 2018 deve movimentar o comércio mundial.

O frenesi das compras é uma constante na Black Friday.

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Na ocasião, mais de 50 lojas do varejo nacional aderiram. Em 2013, a Black Friday brasileira bateu seu recorde, faturando R$ 770 milhões no comércio online.

Recentemente, houve um início de movimento, liderado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, para mudar a data da Black Friday 2018. A intenção era distribuir melhor as datas de grande alta nas vendas, transferindo a Black Friday de novembro para setembro.

No entanto, a proposta acabou sendo descartada. Desse modo, a data da Black Friday no Brasil continua sendo 23 de novembro para 2018.

O que esperar neste ano para a Black Friday?

Ainda segundo a pesquisa divulgada recentemente pelo Google, a Black Friday é encarada pelo brasileiro como uma oportunidade única de gastar com inteligência o 13º salário. Analisando em perspectiva, a confiança e empolgação do consumidor nacional só aumenta a cada edição do evento.

De acordo com o estudo, para 2018, 99,5% dos consumidores online entrevistados afirmaram que conhecem a Black Friday. É uma evolução enorme quando comparamos com 2014, quando, segundo pesquisa da Hello Research, apenas 27% conheciam a data. Dos consumidores brasileiros que compram pela internet, 70% admitiram já ter comprado em uma Black Friday.

A Black Friday 2018 deve movimentar o comércio mundial.

O brasileiro já tem como hábito se programar para comprar na Black Friday.

Além disso, só na Black Friday 2017, os brasileiros geraram 3,8 milhões de pedidos. Desse modo, o gasto médio dos consumidores na edição passada (somadas compras tradicionais e digitais) foi de R$ 1.178. Isso mostra o quanto o consumidor brasileiro tem apostado na Black Friday, inclusive para compras de produtos de maior valor.

Por fim, é importante saber que as categorias em alta na Black Friday de 2017 foram as de eletrônicos, viagens e beleza. Algo que deve se manter para 2018.

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Produtos para ficar de olho na Black Friday 2018

Seguindo a tendência das edições anteriores, as categorias mais em alta para a Black Friday 2018 devem ser as seguintes:

  • Celulares
  • Tvs
  • Eletrodomésticos e eletro portáteis
  • Beleza
  • Notebooks
  • Móveis​

É importante estar atento para os descontos assim que o relógio virar para o dia 23 de novembro. É comum que os lojistas coloquem itens em estoque limitado, com preços bem atrativos para “queima de estoque”.

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A Black Friday 2018 deve movimentar o comércio mundial.

Tendências de mercado apontam quais produtos estarão em destaque na Black Friday 2018.Em 2017, a categoria de smartphones foi a mais vendida na Black Friday. Logo em seguida, lideraram TVs e eletro portáteis. No entanto, para além dos utilitários, roupas, perfumes e calcados chamaram a atenção com seus descontos.

Para 2018, além das tendências de mercado, considere analisar outras áreas além das de tecnologia. Companhias aéreas, redes hoteleiras e serviços turísticos em geral costumam ter bons descontos na Black Friday. Com planejamento, pode ser um bom momento para começar a realizar aquela viagem dos sonhos.

Além disso, vale ficar de olho na loja da Vivo. Sempre com condições diferenciadas e aparelhos para todos os gostos, o site costuma trazer os smartphones mais desejados do momento. E com os descontos da Black Friday, fica ainda melhor.

A Black Friday 2018 acontece no dia 23 de novembro. Fique ligado e boas compras!

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