Atualizações do Android deixam celular como novo

Melhor desempenho e maior segurança são benefícios para quem mantém em dia o sistema operacional do smartphone

12/02/2018 às 10:09

Você tem um smartphone com o sistema operacional da Google e já sabe que volta e meia seu celular avisa que irá acontecer a tal atualização Android. Você acha ótimo, mas nem sabe bem o porquê da atualização. “Dizem que o funcionamento do telefone irá melhorar” – ok, mas o que isso significa?

Vamos por partes, então!

Em primeiro lugar, vale lembrar o que é sistema operacional

É o software do seu celular: o conjunto de arquivos de programas e rotinas que controla os recursos de um computador (seu smartphone é um computador!). Esse sistema permite o acesso aos serviços da empresa de telefonia e de todas as ene outras coisas que você faz com seu celular, em todos os minutos do dia: despertar, ouvir música, ler notícias, acompanhar as redes sociais, conferir sua agenda de trabalho, mandar recados, combinar encontros, ver o significado de palavras e de assuntos novos, assistir filmes, jogar, salvar conteúdos, mandar emails, tirar fotos, pagar contas… Ufa!

O Android faz isso tudo?

Junto com sua operadora, sim! O Android é o preferido no mundo todo para celulares. O Google, a empresa criadora, garante que o Android vai além, sendo, na verdade, uma linguagem de programação que traduz os comandos que você dá ao seu celular para o próprio aparelho, possibilitando o funcionamento de acordo com seu desejo. Um exemplo bem prático: quando você desliza o dedo na tela para um lado, o Android faz com que o smartphone entenda seu gesto. Que demais, concorda?

Porque fazer a atualização Android?

Não existe coisa mais rápida que a tecnologia digital e ninguém quer ficar desatualizado. Assim, cada nova versão do Android aperfeiçoa o entendimento dos comandos que você dá no seu celular, tornando-o mais veloz. Ah, velocidade, como esse conceito importa em nossa vida! Além disso, a atualização do sistema Android garante novas funções ao telefone pois a linguagem de programação recebe incrementos e evolui. Seu smartphone fica mais “inteligente”, digamos assim, e bem mais fácil de usar.

O mais importante: segurança

Já deu para entender que atualizar o smartphone significa manter-se em dia com os mais recentes recursos da tecnologia, livre de bugs (aqueles defeitos ou erros que provocam mau funcionamento do celular) e correções necessárias, melhorando o seu desempenho. Nada disso importaria, porém, se a atualização do Android não incluísse também a questão da segurança. Só podia, né? Afinal, a gente sabe que não faltam hackers (os invasores de sistemas, os terroristas digitais) trabalhando para assumirem o controle de qualquer dispositivo que contém informações valiosas sobre a nossa vida. Se você pensou na sua conta bancária ou cartão de crédito, é em relação a isso mesmo – e mais! – que se refere a tal segurança.

A última versão é sempre a melhor

Nem vale vir com aquele velho ditado de que “em time que está ganhando não se mexe”. A última versão do Android do seu celular é sempre a melhor. É preciso atualizar, sim! Fique atento, então, às vezes vale a pena ir nas Configurações, Sobre o telefone, Atualizações do sistema e conferir se o seu software foi atualizado. Se não, basta dar o comando, um toque resolve!

Outras informações e serviços sobre segurança online e mobile estão disponíveis pelo Vivo Segurança. Não deixe de conferir!

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Android
Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.53