Bateria externa: como escolher o modelo ideal?

Elas dão o suporte necessário quando a bateria do seu smartphone acaba e garantem que você não fique na mão e sem carga. Já escolheu a sua?

08/05/2018 às 10:00

Quem usa o celular o tempo inteiro já conhece o drama: é comum que, pelo menos uma vez por dia, você tenha que abrir mão do uso do aparelho para deixa-lo recarregando a bateria. Isso quando ele não perde a carga nos momentos mais importantes, em locais sem possibilidade de recarga, te deixando na mão justo quando você mais precisa.

Duas jovens deitadas no chão e utilizando seus smartphones conectados a uma bateria externa.

As baterias externas, ou power banks, são uma opção para aqueles que utilizam muito o smartphone durante o dia e não podem correr o risco de ficar sem bateria. Imagem: Divulgação

Isso, infelizmente, é uma constante. Mesmo os aparelhos mais potentes não conseguem ir além de uma carga que chegue a 24 horas de duração – o que pode ser um agente complicador se você tem uma rotina que exige muito do smartphone.

Para contornar esse problema, as baterias externas ou “power banks” surgem como uma salvação para dar um gás na bateria nativa dos celulares.

O Brasil ainda não é um grande celeiro de produção de bateria externas, mas já cresce nesse sentido. De qualquer modo, as compras internacionais podem ser uma solução para adquirir seu power bank, garantindo que você tenha a carga extra de que precisa e não passe mais por apuros por falta de bateria.

Com a necessidade da compra de uma bateria externa vem a dúvida: qual modelo escolher? É preciso levar em conta preço, confiabilidade da marca, potência do aparelho e se ele se adapta ao seu modelo de celular.

A seguir, levantamos algumas dessas informações e indicamos alguns produtos, para que você possa decidir entre os vários modelos de bateria externa disponíveis no mercado.

Atenção para o número de mAh

É preciso estar atento para o número de mAh (miliampere-hora) da bateria externa, pois ele nem sempre contra a verdade sobre o número de recargas. Em um exemplo simples, imagine que você tem uma bateria externa de 10.000 mAh e um celular com bateria de 3.000 mAh. Isso significa que vai conseguir carregá-lo pelo menos três vezes, certo? Pois é, nem sempre.

O motivo disso é que normalmente não é possível aproveitar toda a carga, devido a uma parte dessa energia ser perdida no caminho do cabo USB até o celular. A conversão de voltagem da bateria para o cabo, e do cabo até o celular, faz com que a bateria externa dificilmente tenha sua carga completamente aproveitada. E isso nada tem a ver com má qualidade, mas sim com o modo com que essa tecnologia funciona.

Por outro lado, em alguns casos, a má-fé não pode ser descartada. Algumas marcas podem propagandear bateria com 10.000 mAh ou 20.000 mAh e a carga real ser virtualmente bem menor, algo que você só vai descobrir com o uso. Para evitar esses contratempos, vale ficar atento a procedência do aparelho, buscando outras opiniões de usuários e consultando fóruns sobre o assunto.

Compare com a bateria do seu celular

Sabendo o número de mAh do seu smartphone, fica mais fácil saber a potência da bateria externa que melhor pode atender a sua necessidade.

Por exemplo, se o seu celular tem bateria de 3.000 mAh (como é o caso do Galaxy S8), uma bateria externa de 5.000 mAh atende para duas recargas. Da mesma forma, com um power bank de 5 mil mAh você é bem atendido em um celular de bateria 1.920mAh, que é o caso do iPhone 7, aliás.

De todo modo, relembre a regra da impossibilidade de aproveitamento total de recarga, que falamos anteriormente. Seria incorreto dizer que um celular com bateria de 7.000 mAh conseguiria duas recargas de um power bank de potência de 10.000 mAh, por exemplo.

Considere quantas portas você precisa

Caso você tenha mais de um eletrônico que precise de constante recarga, vale investir em um power bank que tenha mais de uma porta USB. Assim, com mais de uma entrada, você consegue atender mais de um equipamento por vez.

Claro, isso fará a carga da bateria externa ser gasta mais rápido, mas pelo menos você não fica sem bateria e nem tem que escolher entre um eletrônico e outro.

Na hora da compra, observe também a amperagem (A) de cada porta: quanto maior a amperagem, mais bateria vai ser transferida, e mais rápido seu equipamento será carregado.

Dimensões

O tamanho físico do power bank é algo a ser considerado. Os modelos diferem entre vários formatos, desde o tamanho de uma pilha até grande o suficiente para ter que ser levando em uma mochila. Analise necessidade e investimento na hora de escolher o seu modelo.

Modelos mais indicados

Tendo se inteirado de todas essas dicas na hora de escolher a sua bateria externa, chegou a hora de analisar os modelos, certo? Trazemos até você uma lista rápida dos modelos mais comuns do mercado, e por isso mais confiáveis, a seguir.

EC Technology Power Bank

Gadgets sendo carregados com um power bank EC Technology.

13 recargas para um iPhone 6s com o EC Technology. Imagem: Divulgação

Robusto, o carregador portátil da EC Technology entrega 22.400 mAh em um visual moderno que conta com três entradas USB. O aparelho pesa apenas 485 gramas e oferece 13 recargas para um iPhone 6s, por exemplo.

Anker Astro E7

Gadgets sendo carregados por um power bank

O power bank da Anker possui três entradas USB. Imagem: Divulgação

Essa belezinha da Anker une design elegante e funcionalidade à toda prova. O Astro E7, pesa apenas 485 gramas e é capaz entregar até 26.800 mAh, carga suficiente para recarregar um iPhone 6s por pelo menos 15 vezes, por exemplo. Com suas três portas USB, você pode otimizar seu tempo e recarregar vários eletrônicos de uma vez só.

Luxa2 P-Mega

Bateria externa carregando 6 gadgets

Para quem busca poder de recarga, o Luxa2 P-mega é a solução: entrega 41.600 mAh. Imagem: Divulgação

Lembra que falamos dos modelos maiores em tamanho físico? Pois é, a Luxa2 P-Mega é assim. Estamos falando de uma das maiores baterias portáteis que você vai encontrar no mercado.

É fato que você não vai poder colocar ela no bolso, mesmo porque pesa quase um quilo, mas na mochila ela vai bem e compensa o empenho: com seis portas de entrada, sua carga é de incríveis 41.600 mAh. É bateria suficiente para 24 recargas no iPhone 6s, só para se ter um exemplo.

Diante de todas essas dicas e modelos, fica mais fácil escolher qual modelo de bateria externa optar, não é mesmo? Lembre-se que a decisão inclui muitos fatores, como os apresentados aqui, que vão desde tamanho até carga, passando por compatibilidade e carga.

Para saber mais, não deixe pesquisar as opções de power bank na sessão de acessórios da loja online da Vivo. Também vale a leitura do nosso artigo sobre acessórios essenciais para proteger o seu smartphone.

E boas compras!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email