Baixar uma cópia dos dados do Facebook aumenta segurança

Para sua segurança, aprenda a baixar uma cópia dos dados do Facebook e também do Instagram e Google.

25/06/2018 às 9:00

Desde o escândalo Cambridge Analytica, que afetou milhões de pessoas, incluindo 443 mil brasileiros, Mark Zuckerberg e sua equipe ajustam constantemente políticas de privacidade do Facebook. Aliás, o mesmo acontece com o Instagram – outra rede social da empresa Facebook Inc. Mas, se você faz parte do grupo de pessoas que se importa muito com a segurança de dados online, considere baixar uma cópia dos dados do Facebook referentes à sua conta.

A Cambridge Analytica, você lembra, era uma empresa britânica que usou dados de usuários do Facebook. E isso aconteceu especialmente na eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Entretanto (e com razão), muitos usuários seguem preocupados com os dados mantidos pela ferramenta desde que se registraram na plataforma.

Mas há formas de ficar mais seguro – e, claro, mais tranquilo! Vamos mostrar para você.como isso pode ser fácil. Veja abaixo:

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook

Baixar uma cópia dos dados do Facebook é a maneira de você proteger sua conta e suas  informações. O processo é fácil e o resultado, muito útil. Assim, com ele você vai ampliar sua noção sobre o tipo de informação pessoal que sites e redes sociais digitais costumam reter. São realmente muitas.

Vamos ver como fazer? Em primeiro lugar, acesse sua conta do Facebook em um desktop ou laptop, usando seu navegador.

Clique sobre a pequena seta preta no canto superior direito da página e depois clique em “Configurações”.

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook.

Acesse sua conta do Facebook em um desktop ou laptop e clique em Configurações gerais.

Feito? Então, vai surgir a página “Configurações gerais da conta” e, no alto dela, a barra com o destaque “Suas informações no Facebook”. Clique sobre essa expressão.

Em seguida surgirá a página “Suas informações no Facebook”, com cinco opções:

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook.

Opção para baixar uma cópia dos dados do Facebook é a segunda da lista.

Pronto, você chegou à página “Baixe suas informações”, que é fundamental para baixar uma cópia dos dados do Facebook. É importante que você role pela página para ver a quantidade enorme de informações que o Facebook tem sobre você e suas atividades na plataforma.

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook.

Esta é a página para pedir a cópia dos dados do Facebook.

Arquivo para download

Clique no botão “Criar arquivo” e você será então informado de que seu arquivo está sendo processado. Você será notificado quando isso estiver concluído. Aliás, essa informação surge como”Pendente” no botão “Arquivos disponíveis” da página “Baixe suas informações”. Pode demorar vários dias, mas você será informado.

Quando vier esta informação, vá novamente até a página “Arquivos disponíveis” e faça o download da sua cópia dos dados do Facebook.

Depois, é só proteger suas informações seguindo as dicas deste outro texto que publicamos aqui, no Vivo Tech.

Aliás, importante: você notou que, na página “Suas informações no Facebook”, é possível visualizar todas as suas informações por categoria, bem como seu registro de atividades? E, além disso, gerenciar suas informações? Vale a pena clicar no botão “Visualizar” para poder gerenciar suas informações. Isso vai abrir uma nova página:

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook.

Há muitas opções para gerenciar seus dados no Facebook.

Então, você poderá modificar o uso de seus dados, tanto no Facebook quanto no Instagram, que é da mesma empresa.

Como baixar uma cópia dos dados do Instagram

Após baixar uma cópia dos dados do Facebook, é provável que você queira fazer o mesmo com o Instagram. Nada complicado também. Conecte-se por meio de seu navegador em um desktop ou laptop.Clique sobre o ícone de perfil para entrar em sua conta pessoal. Depois clique sobre a roda dentada ao lado do botão “Editar perfil”.

Então um quadro surgirá na tela. Clique sobre a opção “Privacidade e segurança”. Role a página que vai abrir até “Download de dados”, e em seguida sobre “Solicitar download“. Pronto, aí é só pedir a cópia dos dados que o Instagram tem sobre você.

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook.

No Instagram, nesta página, clique em “Solicitar download”.

Avance com seu e-mail e senha e receberá do Instagram a mensagem “Começamos a criar um arquivo com as coisas que você compartilhou no Instagram e enviaremos um link para seuemail@email.com.br. Contudo, pode levar até 48 horas para coletarmos e enviarmos esses dados a você”.

Aliás, se você quiser visualizar suas informações sem baixá-las, acesse Dados da conta.

Como é o processo no Google?

Ok, você já sabe como baixar uma cópia dos dados do Facebook e também do Instagram. E como fazer isso no Google? Para baixar uma cópia dos dados do Google, em primeiro lugar você deve ir a esta página, chamada de Google Takeout. Faça o acesso em um desktop ou laptop, usando sua conta do Google.

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook.

Após ter o arquivo com cópia dos dados do Google criado, é só fazer o download.

O Google é um mundo enorme, como você vai ver na página de Takeout. Assim, selecione cuidadosamente os dados do que você quer cópia. Escolha os aplicativos e também as ações executadas, como “Compras e reservas”.

Feita a seleção, clique no botão “Próxima”, na parte inferior da página. Na página seguinte, selecione o formato do arquivo que você quer. Dessa forma, recomendamos que você escolha um arquivo zip e selecione 50GB como tamanho máximo.

Se o Google tiver mais de 50GB de dados sobre você, então receberá links para vários arquivos zip. Mas, se você pedir pouca coisa na cópia dos dados (como apenas os dados da Agenda) o arquivo será não compactado.

Você ainda será solicitado a selecionar seu método de entrega. Aliás, o padrão é receber um link de download por e-mail, porém o Google ainda oferece algumas opções interessantes, como adicionar automaticamente seu arquivo à sua conta do Google Drive ou do Dropbox.

Clique mais uma vez em “Próxima”, ao pé da página, e então o Google lhe pedirá para aguardar enquanto prepara os arquivos para download. Aliás, se a cópia dos dados for pequena, o processo é rápido e nem precisa de envio.

Como baixar uma cópia dos dados do Facebook.

Após ter o arquivo com cópia dos dados do Google criado, é só fazer o download.

E no WhatsApp?

Então, agora você já tem conhecimento de baixar uma cópia dos dados do Facebook,  Instagram e Google. Entretanto, será que não esquecemos da rede social mais utilizada na atualidade, o WhatsApp? Não mesmo! Afinal, nós já fizemos um artigo especial sobre o Whats: Segurança no WhatsApp: saiba como proteger seus dados no aplicativo. Leia, siga as instruções e fique tranquilo com sua segurança na internet.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
SegurançaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email