Como fazer backup do WhatsApp no Google Drive sem gastar sua quota?

Graças a acordo entre Facebook e Google, backup do Whatsapp no Drive deixa de consumir quota do usuário.

06/11/2018 às 17:00

Certamente temos uma ótima notícia para você, usuário de smartphone com Android! O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp não mais usará parte da sua quota de armazenamento no Google Drive. É que foi assinado um acordo entre a empresa proprietária do WhatsApp, o Facebook, com o Google. O backup do Whatsapp no Drive passa, então, a ser ilimitado.

Dessa forma, todos os que tinham um máximo de 15GB no Google Drive para armazenamento, passam a possuir espaço infinito para o WhatsApp. Aliás, isso é especialmente bom porque o backup do WhatsApp, em geral, com muitos vídeos e fotos, ocupa bastante espaço.

Veja como fazer backup do WhatsApp no Drive.

Acordo entre Facebook (dona do WhatsApp) e Google permitiu armazenamento ilimitado.

Atenção à data de atualização

Entretanto, quando isso começa? A partir de novembro de 2018. E embora tudo aconteça de forma automática, é preciso que você fique atento para um detalhe. Os arquivos guardados pelo backup no Drive e que não são atualizados há mais de um ano serão apagados a partir de 12 de novembro. Em resumo: se você não fez qualquer backup do WhatsApp no Drive há mais de um ano, corre o risco de perder os arquivos.

Assim, o WhatsApp vai deletar tudo que não tiver sido salvo recentemente antes de começar o backup no Google Drive sem uso de quota. O prazo é 12 de novembro: até lá deve ser feito um novo backup do WhatsApp no Drive. Aliás, é muito provável que seu Whats tenha configurado backup automático semanal ou mensal. E aí tudo será salvo sem problemas.

Porém, como saber se você corre algum risco? Fique tranquilo, é muito simples! Vamos mostrar logo abaixo o que devem fazer usuários de telefones com sistema Android. Os usuários de iPhones, com o sistema operacional iOS, não são afetados. Para esses, o backup continua via iCloud Drive, que oferece 15GB de graça.

Como fazer backup do WhatsApp

  • Em primeiro lugar, abra seu WhatsApp na página inicial, toque nos três pontinhos (no alto, à direita) e depois em “Configurações”:

Veja como fazer backup do WhatsApp no Drive.

  • Em segundo lugar, na tela que se abrir, toque em “Conversas”:

Veja como fazer backup do WhatsApp no Drive.

  • Em seguida, toque em “Backup de conversas”:

Veja como fazer backup do WhatsApp no Drive.

Pronto. Você verá na tela a data de seu último backup de WhatsApp no Drive e também as configurações de sua conta, que você pode modificar. O mais usual é configurar um backup de WhatsApp mensal.

Só para garantir, não custa nada tocar no botão verde “Fazer backup” antes de 12 de novembro. Se você tiver grande quantidade de arquivos, esse salvamento pode demorar alguns minutos.

As palavras que surgirão em sua tela poderão variar, de acordo com a versão do Android e o modelo do seu smartphone. Mas, o caminho sempre será Configurações > Conversas > Backup de conversas.

Aliás, o WhatsApp é tema constante para a gente aqui no Vivo Tech. Você vai gostar de ler artigos sobre como usar o Whats em dois telefones. Ou sobre as alegres brincadeiras do WhatsApp Status.

Veja como fazer backup do WhatsApp no Drive.

Backup do WhatsApp para Android deixará de ser descontado da quota de armazenamento do usuário.

Melhorando a Inteligência Artificial

Faz pouco mais de dois anos que foi criado o serviço de backup do WhatsApp no Google Drive, oferecendo 15GB de quota. Então, é bem provável que, ao longo desse período, você tenha guardado muita coisa. Em suma, é realmente uma supernotícia esse backup do WhatsApp no Google Drive fora da quota de cada um. Pois, as necessidades de armazenamento dos usuários aumentaram muito desde que o Google instituiu os 15GB livres.

Entretanto, existe até teoria conspiratória sobre a parceria entre Facebook e seu concorrente Google. Há quem diga que o Google teria feito o acordo com o Facebook para ter acesso às nossas conversas. Não para lê-las, contudo, para usá-las com o objetivo de aperfeiçoar sua Inteligência Artificial (o Google Assistente, no caso).

Será mesmo? Os especialistas dizem que a teoria de conspiração não se confirma. Explicam que o Google Assistente já podia fazer isso com o backup do WhatsApp no Google Drive dentro da quota. E melhorar a Inteligência Artificial é coisa boa, não é mesmo?

Portanto, não esqueça: siga nosso tutorial e garanta que não perderá nenhuma de suas conversas, imagens e vídeos do WhatsApp. E se ainda não sabe tudo que o Google Assistente tem a oferecer, clique aqui e confira nossa matéria sobre o assunto!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email