Avatar, bot, inteligência artificial: tecnologia tem até uma representante no Instagram

Conheça Miquela, a influencer com mais de 600 mil seguidores.

22/02/2018 às 11:09

Provavelmente, você já conversou com a avatar Vivi. Afinal, a assistente virtual da Vivo faz 800 mil atendimentos e responde a 1 milhão de perguntas por mês. O trabalho é duro mesmo, mas ela não se cansa, e fica orgulhosa de apresentar uma assertividade de 94%. Como?

Ou seja, a Vivi é uma bot (abreviatura da palavra em inglês robot) dotada de Inteligência Artificial. Como ela, existem muitas, e o número dessa “população” cresce a cada dia.

A humanidade sempre se interessou pela criação de robôs, máquinas capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Até mitologias clássicas  mencionam seres construídos para auxiliar em tarefas muito exigentes.

Quanto aos filmes de ficção científica, estão lotados de Inteligência Artificial, com aparência humana ou não. Com traços humanos, os avatares são simpáticos e prestativos.  Entre eles, a Zara. A “moça” trabalha para a área de Recursos Humanos. Essa avatar tem a capacidade de avaliar profissionais como raras pessoas: sem nenhuma interferência emocional.

Vale lembrar ainda que, em 2011, o empresário russo Dmitry Itskov reuniu especialistas sobre interface neurológica, robótica, desenvolvimento de órgãos e sistemas artificiais. Na época, foi lançado o 2045 – Iniciativa Social Estratégica. O manifesto internacional estabelece marcos para o desenvolvimento de Inteligência Artificial até o ano de 2045. Tudo seguindo rígidos princípios éticos.

@lilmiquela, a avatar do Instagram

E que tal ter o estilo de vida influenciado por uma avatar virtual? Sim, ela existe, está no Instagram e tem 604 mil seguidores. Miquela Sousa é uma graça, mas não revela quem está por trás de sua persona.

Descendente de brasileiros e espanhóis, @lilmiquela tem 19 anos e mora em Los Angeles. Modelo, trabalha para supermarcas como Chanel, Prada, Moschino, Diesel, Adidas, Vans e Supreme. Além disso, abraça causas humanitárias e faz música –  ‘Not Mine’, de sua autoria, ficou em oitavo lugar no Spotify Viral em agosto de 2017.

Com sua franjinha no meio da testa, sardas pelo rosto moreno, o bot Miquela lança moda em tudo: roupas, maquiagem e até em comida e lugares descolados para se divertir. Vale a pena conhecê-la e, claro, segui-la.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email