Este ano, o que mais impressionou na IFA (Internationale Funkaustellung Berlin), maior feira eletrônicos da Europa e uma das grandes do mundo, foram as novidades em modelos de headphone sem fio. Em 2018, o fone de ouvido sem fio foi o acessório tecnológico que mais evoluiu. E isso ficou claro nessa feira realizada em Berlim, na Alemanha.
A maioria das atrações ainda não chegou ao mercado brasileiro, mas certamente é questão de pouco tempo. E a sua vida vai ficar melhor com esses avanços tecnológicos. Vamos conferir quais são?
USB C passa a ser padrão
A principal inovação exibida por muitos fabricantes foi o USB C para carregadores de headphone sem fio. Substituindo o antigo Micro USB, o novo padrão USB C – também usado na maioria dos novos modelos de smartphones – veio para ficar. No headphone sem fio, o USB C garante carregamento mais seguro e rápido, com maior durabilidade. O antigo micro USB tem uma fragilidade na conexão do cabo com o carregador que não existe no USB C.
Praticamente todos os fabricantes mostraram em Berlim modelos com USB C. A Audio-Technica foi a única que permaneceu com o padrão antigo. Entretanto, o importante é que marcas como Sony, Bowers & Wilkins, Sennheiser e Beyerdynamic, referências de qualidade no mercado de headsets, aderiram ao USB C em seus modelos top de linha.
Assistentes de voz no headphone sem fio
Outro lançamento importante é a adição de assistentes de voz no headphone sem fio. A novidade foi antecipada pela Bose no ano passado, mas agora em Berlim ela chegou a outros fabricantes. A Sony usa o Google Assistente, assim como a Sennheiser e a Beyerdynamic. E quem utiliza os AirPods com seus iPhones vai poder utilizar a assistente Siri.
De acordo com especialistas no setor, o início do uso de assistentes de voz em fone de ouvido sem fio ainda é tímido. Mas, a previsão é de que o sistema tenha rápida evolução, assim como aconteceu com os smart watches. Então, em breve o fone de ouvido sem fio poderá ser uma unidade autônoma, que terá com o usuário a mesma interação que um relógio inteligente.
Baterias mais poderosas
A maior feira de eletrônicos da Europa mostrou ainda grande avanço na qualidade e tempo de duração da carga das baterias do headphone sem fio. A Sony promete 30 horas de carga útil em seu principal fone de ouvido sem fio. Entretanto, a BeyerDynamic anuncia 46 horas, sem supressão de ruído, ou 24 horas, com a supressão ativada. O sistema de supressão da Sony fica permanentemente ativado. Além disso, essas baterias maiores justificam ainda mais a adoção do USB C.
A Sennheiser oferece menos tempo, apenas 12 horas. Contudo, é um feito incrível em um equipamento muito pequeno e de alta qualidade de áudio.
Destaques em headphone sem fio
Então, quer conhecer 5 modelos top de linha de headphone sem fio, apresentados na IFA de Berlim? Vamos lá:
5º) Beyerdynamic Lagoon

Lagoon, modelo top de linha da Beyerdynamic, tem luzes internas de LED.
Som puríssimo, bateria de enorme duração e um diferencial: luzes de LED internas, que mudam de cor. Seu carregador vem com entrada USB C.
4º) Sony 1000 XM3

O 1000 XM3 da Sony é, sem dúvida, um dos melhores do mundo.
Para muitos, é o melhor headphone sem fio do mundo. Em suma, tem supressão de ruído perfeita e carregador USB C. Especial para amantes de um som sem qualquer falha ou distorção.
3º) Sennheiser Momentum True Wireless

Headphone pequeno é considerado uma joia tecnológica.
Momentum True Wirelesse, da Sennheiser, é um destaque como fone de ouvido sem fio. Fazia tempo que a Sennheiser não lançava um headphone sem fio. Mas este modelo mostrado em Berlim, combina beleza, tamanho muito pequeno assim como som de alta qualidade. Certamente uma joia tecnológica.
2º) Bowers & Wilkins PX

O impecável modelo da Bowers & Wilkins PX tem carregador USB C.
Se muitos amam o Sony, os demais garantem que o Bowers & Wilkins PX é o melhor headphone sem fio do planeta. Supressor de ruído excepcional, som inigualável e, além disso tudo, carregador USB C para completar um pacote perfeito.
1º) Bose QC35

O Bose QC (Quiet Comfort) foi o pioneiro em USB C.
Esse modelo já tem um ano, no entanto, não pode ser esquecido. Foi o primeiro com USB C e mostrou o caminho a todos os concorrentes. Pois é um Bose, o que significa ser top em qualidade de som.
E vem mais por aí!
Aliás, o headphone sem fio avançou muito e rapidamente desde sua criação. Tanto na evolução tecnológica assim como no design, que fica mais refinado a cada nova geração. Contudo já há previsão de mais avanços para 2019. A Qualcomm está anunciando um chip que manterá firmes as conexões sem fio. E a Apple diz que lançará AirPods que terão som com qualidade de estúdio.
Enfim, tudo isso acontece por apenas um motivo: a demanda cresce, cada vez mais gente quer ouvir música enquanto se desloca no transporte coletivo, no trabalho e nos momentos de descanso. E a indústria, portanto, está respondendo a esses desejos dos consumidores da melhor maneira possível: investindo em qualidade.
E nada melhor do que aproveitar toda essa qualidade com uma superplataforma de streaming de música, não acha? Então, não deixe de conferir essa matéria que fizemos sobre o TIDAL!
Ir para Loja Online