Para você se autogerenciar, precisa cuidar de suas finanças

As empresas estão mudando para acomodar mão-de-obra mais flexível e remota. Confira algumas dicas sobre como tornar-se um empreendedor autônomo.

28/09/2017 às 16:09

As empresas estão mudando suas estratégias de contratação para acomodar mão-de-obra mais flexível e remota. E os profissionais empreendedores estão explorando cada vez mais os benefícios de uma carreira independente. Por um estudo recente, a maioria dos freelancers diz que eles foram independentes para o crescimento pessoal ou maior flexibilidade. Em outras palavras, eles estão fazendo isso para a felicidade – não dinheiro.

É um momento decisivo para ser um freelancer. Para você se tornar um autônomo de sucesso e desviar dos perrengues financeiros deve, não apenas eliminar hábitos financeiros ruins, como ter conhecimento em algumas áreas. Como por exemplo, finanças e economia, que você nunca achou que teria. Seguem abaixo outras dicas:

Definir metas realistas e um plano para conhecê-las

Quais tipos de clientes você assumirá? Você vai se especializar em uma indústria específica ou vertical? Existem oportunidades para alinhar seus pontos de paixão pessoais com o trabalho que você paga? Como está as suas finanças? Responder a estas perguntas é fundamental para estabelecer uma visão de alto nível para o seu novo negócio.

Automatize o trabalho que não é rentável

O tempo é um recurso finito. E, como um freelancer ambicioso, é o único obstáculo para você e o crescimento do seu negócio. E suas finanças, é claro. Há apenas algumas horas em um dia. A chave é, então, otimizar seu tempo, de modo a maximizar as horas alocadas para projetos faturáveis. E minimizar o tempo gasto no trabalho que não é altamente faturável.

Como isso pode ser feito?

Como autônomo, cabe a você determinar como quebrar seu dia entre amigos, familiares, interesses pessoais, saúde e, claro, carreira. Quanto mais você pode maximizar o trabalho faturado. E minimizar o tempo desperdiçado em coisas como redigir contratos e perseguir clientes atrasados. Mais tempo você pode alocar para expandir seu negócio e manter seu equilíbrio entre trabalho e vida ideal.

Analise, otimize e repita

Como diz o ditado, os dados são tão bons quanto a sua capacidade de usá-lo. Então, certifique-se de que está capturando e analisando apenas os dados que vão beneficiar você a longo prazo. Aqui estão alguns pontos que você pode considerar colecionar:

Rentabilidade por cliente

Com a maioria dos freelancers que maltratam vários clientes, pode ser difícil acompanhar a quantidade de esforço que você está colocando contra cada um. Embora seu contrato defina um escopo geral de trabalho, também é importante usar um rastreador de tempo. Para que assim você possa manter guias honestas sobre o número real de horas que você está colocando.

Portanto, com uma visão sobre a média de horas por ciclo de pagamento, será mais fácil para que você possa determinar quais clientes são mais rentáveis. E tomar decisões comerciais experientes com base nesse conhecimento. Por exemplo, você pode optar por escapar do seu cliente menos lucrativo. E assumir mais escopo com seu parceiro mais lucrativo.

Rentabilidade por projeto

Aliás, os freelancers podem seguir a mesma lógica quando se trata do tipo de projeto que eles assumem. Um estudo recente da AND CO descobriu que 95% dos independentes são profissionais que dividem seu trabalho em dois ou mais conjuntos de habilidades. Ao avaliar o tempo que as tarefas específicas levam para serem concluídas, você pode determinar onde você é mais eficiente e duplique para baixo nessas áreas.

Renda versus despesas ao longo do tempo

Usando uma ferramenta de relatório de negócios, você poderá ver o dinheiro entrando e saindo do seu negócio. Isso pode ser útil quando se trata de planejar despesas maiores (por exemplo, um novo escritório ou equipamento) e até mesmo prever o fluxo de caixa abaixo da linha. Uma das maneiras mais fáceis e precisas de obter esse tipo de visão é investir em um software de contabilidade capaz de rastrear os pagamentos à medida que eles entram e as despesas são incorridas. Desta forma você terá mais controle sobre suas finanças.

Decidir ser independentemente pode ser uma das decisões mais gratificantes que você fará em sua carreira. Mas como qualquer freelancer irá dizer-lhe: com a liberdade vem a responsabilidade. Trate o seu negócio em crescimento como apenas isso – um negócio – e se apoie em ferramentas que o ajudarão a maximizar a eficiência e aproveitar informações que o ajudarão a otimizar e melhorar ao longo do tempo.


Fonte: Invision App

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FinançasNegócios
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email