O assunto “aumentar a vida útil da bateria” veio à tona quando foi noticiado – a partir de reclamações de usuários – que a Apple diminuía propositalmente o desempenho de iPhones mais antigos. Seria um escândalo? Não. A empresa rapidamente admitiu o problema. Informou que o desgaste químico é inevitável, que promovia ajustes sutis e indispensáveis, e que jamais tomaria medidas para diminuir a durabilidade de seus produtos.
E mais: baixou de R$ 449 para R$ 149 o preço de baterias novas para iPhones 6 ou posteriores, fora da garantia. Essa oferta vale até dezembro de 2018. De acordo com a Apple, com bateria nova, os aparelhos devem funcionar normalmente.
Agora, de fato, toda e qualquer bateria envelhece e perde desempenho, independente da marca do smartphone. Se você notar que a sua passou a durar menos, melhor trocá-la.
Em casos de modelos com bateria fixa e interna, basta levar o aparelho à assistência técnica autorizada. Mas antes de chegar a esse ponto, vale ter alguns cuidados para evitar gastos desnecessários.

Siga nossas dicas e dê uma longa vida a sua bateria.
Aumentar a vida útil da bateria é possível, sim!
As baterias dos smartphones são a base de íon de lítio. O material garante um carregamento mais rápido, maior durabilidade e maior densidade de carga. Ou seja, uma longa vida útil. E ainda existem algumas maneiras de prolongar essa longevidade (tempo de funcionamento) e até a duração (tempo entre uma carga e outra)
- Mantenha sempre seu software atualizado, a última versão será inevitavelmente a melhor, inclusive para gerenciar a bateria;
- Evite temperaturas extremas. Calor ou frio excessivo são os principais inimigos da vida útil da bateria. A temperatura ideal fica entre 16 e 22 graus centígrados;
- Em caso de frio excessivo a duração da bateria vai diminuir, mas volta ao normal quando a temperatura normalizar;
- O calor é ainda mais danoso à bateria. Manter seu smartphone em temperaturas acima de 35 graus centígrados vai danificar a bateria, reduzir a vida útil e limitar a carga. Seu aparelho não deve nem ser armazenado em temperaturas muito altas;
- Parece pouco, mas não é: retire a capinha do seu smartphone quando for carregá-lo. Esses cases aumentam a temperatura;
- Ao guardar o aparelho por mais tempo, deixe a carga pela metade, desligue-o e dê uma carga de 20 minutos antes de religá-lo. Sempre mantendo-o em lugar fresco;
- Para aumentar a duração da bateria é bom diminuir o brilho da tela ou ligar a configuração de brilho automático. Já ao baixar dados, prefira por uma rede Wi-Fi, ela consome menos energia que a rede de celular;
- Se precisar de bateria por mais tempo que o normal, ative o modo “pouca energia” ou “economia de energia”. Basta procurar pelos ajustes de bateria em configurações. Algumas funções serão desativadas, e assim, a duração da carga aumentará bastante.
Agora você não ficará sem bateria.
App para aumentar a vida útil da bateria
Tudo que é bom dura pouco, mas quando trata-se de bateria, você pode driblar o problema. Existe um aplicativo excelente para ficar de olho no desempenho da carga do seu smartphone. Chamado Battery Life, o app é gratuito e reúne diversas informações para preservar e aumentar a vida útil da bateria. Disponível em iOS e Android. Fica a dica!
Atualizar o software também ajuda
Quando você opta por atualizar o sistema do seu smartphone, automaticamente, aperfeiçoa o entendimento dos comandos que serão dados, tornando-o mais veloz.
Além disso, garante novas funções ao telefone, pois a linguagem de programação recebe incrementos e evolui. Seu aparelho fica mais “inteligente”, digamos assim, e bem mais fácil de usar.
Dessa forma, a atualizar o software contribuí com o bom desempenho da bateria. Sim, as atualizações Android deixam seu smartphone parecendo novo. Assim como a versão mais atual do iOS reflete positivamente nos modelos da Apple.