Facebook ensina jovens a usar internet com responsabilidade

Saiba tudo sobre a Biblioteca de Alfabetização Digital, um novo recurso para educadores.

25/01/2019 às 9:00

Quando foram criadas, a ideia é que as redes sociais se tornassem um espaço de troca entre amigos e familiares. Ou seja, você poderia ver o que seu amigo que mora longe anda fazendo. E também, claro, compartilhar coisas que considerasse interessantes e divertidas com as outras pessoas.

Entretanto, esse serviço se tornou algo muito maior. E hoje, é utilizado até na hora de encontrar um emprego. Basta, simplesmente, se candidatar à vaga online. Isso nos faz pensar que, mesmo aqueles que não gostam muito da tecnologia precisam aprender a conviver com ela. Para assim se beneficiar e aprender como evitar cair em golpes.

Com todo esse crescimento da internet, o Facebook decidiu procurar novas maneiras de ajudar as pessoas que vivem online. E por isso, criou a Digital Literacy Library (Biblioteca de Alfabetização Digital, em tradução livre).

Facebook lançou a Biblioteca de Alfabetização Digital.

É muito importante que os jovens ajam com responsabilidade, especialmente em sua vida online.

O novo projeto, desenvolvido em parceria com o grupo Youth and Media, analisa a interação entre os jovens e as redes sociais. E funciona da seguinte maneira: através de vídeos e lições interativas, que ficam disponíveis para download gratuito. O aluno tem lições de alfabetização digital com os temas de Comportamento Positivo, Engajamento da Comunidade, Exploração de Identidade, Privacidade e Reputação e Segurança.

Todo o conteúdo, que ao total possui 18 matérias, é destinado para jovens entre 11 e 18 anos. E abordam desde tentativas de golpes até relacionamento virtuais saudáveis. O objetivo é, de certa forma, ajudar organizações sem fins lucrativos, centros universitários e empresas a melhorarem a alfabetização digital. Por enquanto, o material está disponível apenas em inglês, porém o plano é disponibilizar todas as aulas em mais de 45 idiomas.

Facebook x Fake news

Facebook lançou a Biblioteca de Alfabetização Digital.

O que muitas pessoas esperavam é que a Biblioteca Digital de Alfabetização do Facebook trouxesse entre seus temas algo sobre combate e identificação de fake news. Já que este é um dos assuntos mais falados nas redes sociais.

Recentemente, a empresa divulgou um vídeo que tem como finalidade ajudar a desencorajar a disseminação desse tipo de notícia falsa no WhatsApp. O material, que possui 30 segundos, será veiculado no Facebook como um anúncio patrocinado. E servirá para conscientizar as pessoas a verificarem a procedência das mensagens que encaminham, principalmente nos grupos de mensagens.

Conheça a Coleção de Sons do Facebook

Facebook lançou a Biblioteca de Alfabetização Digital.

A Biblioteca de Alfabetização Digital não é a única biblioteca do Facebook.

E como estamos falando sobre uma biblioteca do Facebook, você já conhece a Coleção de Sons da plataforma? O serviço permite que o usuário tenha acesso a milhares de efeitos sonoros e faixas de áudio de alta qualidade. Elas servem para deixar os seus vídeos muito mais legais. O melhor: como todos os materiais pertencem a empresa de Mark Zuckerberg, você pode criar o vídeo e compartilhar no Instagram e no Facebook sem nenhum problema.

A biblioteca é bem fácil de ser usada. E o usuário pode procurar a música através de categoria, gênero, tipo de vocal e até mesmo duração. Após a pesquisa, para ter certeza que é aquilo que você procura, uma prévia é disponibilizada junto com a opção de download.

Com a novidade, a empresa acredita que os produtores de conteúdo se sentirão ainda mais motivados a continuar  apostando nos planos de monetização do Facebook. E, consequentemente, criando mais materiais exclusivos para a rede social. Além disso, essa também é uma maneira de dar mais segurança para artistas e gravadoras que, muitas vezes, sofrem com as reproduções não autorizadas que acontecem na plataforma.

Quer conferir a Coleção de Sons? Basta acessar esse link, concordar com os termos do site e depois é só procurar o som perfeito para o seu vídeo!

Facebook lançou a Biblioteca de Alfabetização Digital.

 

Você sabia que há como descobrir quem visitou o seu perfil no Facebook ou Instagram? A gente te conta como! Aliás, aproveite e também confira nossas dicas para curtir e descurtir fanpages na rede social de maneira rápida e prática.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EducaçãoRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email