Atualização iOS aumenta segurança de iPhones e iPads

Apple lançou atualização iOS focando eliminação de vulnerabilidades que poderiam facilitar ataques de hackers.

25/02/2019 às 14:00

Já faz algum tempo que a Apple lançou uma grande atualização iOS, a versão 12. Certamente, o iOS 12 trouxe importantes aperfeiçoamentos para os usuários de iPhones e iPads e a aceitação foi quase unânime. Entretanto, mesmo que os telefones e tablets da Apple sejam inatacáveis por vírus e malwares em geral, eles ainda podem ser sensíveis ao ataque de hackers. Por isso, agora surgiu uma atualização iOS, a 12.1.4, especificamente com novas medidas de segurança.

Ela é recomendada para todos os usuários. Aliás, como qualquer atualização: é muito importante manter seu celular ou tablet sempre em dia. Assim, é provável que você já tenha instalado a atualização iOS 12.1.4 usando as atualizações automáticas e programáveis da Apple. Entretanto, se ainda não o fez, sua instalação é bem rápida e simples.

Como instalar a atualização iOS

Para isso, basta tocar no botão “Ajustes” na página principal do seu iPhone ou iPad, e depois em “Geral”. Toque então em “Atualização de Software” e, se surgir a iOS 12.1.4, toque em “Transferir e Instalar”. Pronto.

Tela explicativa de atualização iOS 12.

Página da atualização iOS 12.1.4 num iPad.

Conheça os iPhones X, XS, XR e XS Max, que estão na loja online da Vivo

Acontece que a empresa detectou quatro vulnerabilidades na última atualização iOS. Duas delas já estavam sendo exploradas por hackers, e havia ainda outras duas falhas no FaceTime.

Atualização iOS é o meio de acabar com falhas de segurança, além de aprimorar recursos já existentes.

Antes da atualização iOS 12.1.4, áudios podiam vazar nas ligações com o app FaceTime da Apple.

Estudante descobriu falha

Uma delas, aliás, foi descoberta por um garoto de 14 anos. Um fato bem interessante! O estudante Grant Thompson conversava com amigos pelo seu iPhone quando descobriu que podia ouvir conversas de pessoas de fora do grupo. Bastava adicioná-las, sem que elas soubessem.

Grant avisou a Apple da falha e acabou gerando uma importante exceção, que resultou na atualização iOS 12.1.4. Normalmente a Apple (ao contrário do Google com o Android) não recompensa quem informa sobre falhas e bugs. Mas dessa vez a empresa deu um valor (não revelado) para o custeio dos estudos futuros de Grant.

Atualização iOS devido a erro encontrado por jovem estudante norte-americano.

O estudante Grant Thompson descobriu falha e foi recompensado pela Apple.

Essas falhas são conhecidas como do “dia zero”, já que são exploradas ainda antes que um usuário tenha tempo para proteger-se de um eventual ataque. Ou seja: a vulnerabilidade podia ser usada previamente à atualização do iOS 12.1.4.

Aliás, é bom salientar: ataques contra iPads e iPhones são muito raros. Houve um caso famoso de autoridades policiais nos EUA usando um software espião, o Pegasus, contra ativistas. Mas não existem outros registros, a não ser por parte de forças de segurança.

Veja também: Dicas de Segurança Digital

Vulnerabilidades perigosas

Nas vulnerabilidades detectadas, uma era do iOKit, ferramenta usada por desenvolvedores e que intermedeia a relação entre os apps e os aparelhos. Poderia então ser grave, porque a falha dava acesso ao kernel do aparelho, área sensível e utilizada apenas com o nível de permissão mais elevado.

Da mesma forma, havia falha em um sistema chamado foundation. Esse sistema é a base para desenvolvimento de aplicativos e proporciona os caminhos para armazenamento de dados e outros itens nos iPhones e iPads. Hackers poderiam usar a falha para ler e obter informações que não deveriam estar a seu alcance.

A atualização iOS 12 foi muito extensa, com mudanças profundas e importantes. Você pode então ver todas as novidades que ela trouxe nesta página especial da Apple.

Atualização iOS para ter mais segurança no seu smartphone.

Atualização iOS 12 trouxe muitas melhorias aos iPhones e iPads.

Todavia, mais recentemente, antes desses últimos cuidados com vulnerabilidades, a Apple havia produzido outras três atualizações significativas e complementares ao iOS 12.

1-) Atualização iOS 12.1.3

Essa atualização corrigiu um problema no app Mensagens, que eventualmente afetaria a navegação por fotos na visualização “Detalhes”. Além disso, solucionou uma questão que podia criar detalhes listados em fotos enviadas a partir da “Folha de Compartilhamento”.

Também foram solucionados problemas que causariam distorções de som nas entradas de áudio externas do iPad Pro 2018 e, ainda, falhas de desconexão de alguns telefones de certos sistemas do CarPlay. Da mesma forma, foram corrigidos problemas com a Siri nos HomePods.

2-) Atualização iOS 12.1.2

Tal atualização foi específica para iPhones. Ela corrigiu, portanto, eventuais problemas de ativação do eSIM em alguns modelos novos do telefone, e ainda resolveu uma questão de conectividade nos novos iPhones na Turquia.

3-) Atualização iOS 12.1.1

Essa atualização adicionou recursos em iPhones e iPads. Ela possibilitou uma pré-visualização de notificações no iPhone XR com um toque. Além disso, viabilizou o dual SIM com eSIM para operadoras adicionais no iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max. Ativou então a função de um toque para alternar entre câmeras durante uma ligação por meio do FaceTime.

A atualização iOS 12.1.1 ainda possibilitou a captura de Live Photos durante ligações FaceTime individuais, além de outros aperfeiçoamentos.

Segurança é bom, concorda? E a gente sempre está atento! Você quer ainda mais leitura boa? Então descubra como funciona o carregador sem fio da Apple. E aprenda como gravar a tela de seu celular!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AppleiOStelefonia móvel
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email