As principais funcionalidades das assistentes virtuais mais conhecidas

Siri, Google Assistente, Cortana, Alexa ou Bixby, qual a sua voz preferida?

Pode-se dizer que a assistente pessoal virtual mais famosa do mundo atende por Samantha, afinal, a história da “moça” foi indicada ao Oscar. Dublada pela atriz Scarlett Johansson, a voz é um misto de sistema operacional e inteligência artificial que protagoniza o filme ‘Her’. De tão eficaz, o sistema de Samantha evolui psicologicamente e vive um romance com o Theodore Twombly, personagem de Joaquim Phoenix.

Ficção científica, claro, mas acontece que a realidade está mais próxima do que nunca do roteiro dirigido por Spike Jonze. As assistentes evoluem, novos sistemas surgem e as aplicações ganham contornos tão semelhantes ao tom humano que imaginar apaixonados por suas vozes até fica fácil.

Os sistemas operacionais Android e iOS, inclusive, dispõem de assistentes pessoais que falam e compreendem com perfeição a língua portuguesa. Além disso, a Internet das Coisas começa a aproximar o mundo de um futuro cada vez mais tecnológico. O fato é que as funcionalidades desses apps estão tomando conta por facilitar atividades rotineiras como checar a previsão do tempo.

E aí, Siri?

Assim como na versão americana, uma marcante característica da Siri brasileira – que sim já pode ser consultada em português – é seu tom ácido e bem humorado. A Siri tem um ar irônico, e até conta piadas. Dona de uma interface limpa e simples, a assistente interage de forma inteligente e eficaz, pois entende cada palavra que você fala, além de compreender o contexto. Disponível para a plataforma Apple, a ferramenta toca músicas e identifica a canção, cronometra tempo, abre outros apps, informa a previsão do tempo, envia e-mails, ativa alarmes e informa os status de suas redes sociais.

Você ainda tem a opção de inserir lembretes e enviar mensagens apenas ditando o texto e informando o destinatário. Nesses casos, lembre de inserir cada ponto individualmente. Por exemplo, você deve dizer “ponto de interrogação”, “vírgula”, “reticências” conforme a frase.

Com ajuda da Siri também fica mais fácil encontrar um contato, além de agendar as suas reuniões. Diga a hora, local, motivo e com quem será o encontro que a Siri cria o evento no calendário e envia os convites. Tem ações na bolsa de valores? Então, informe o nome da empresa que sua assistente dirá as últimas cotações.

A Siri ainda está integrada a sistemas de alguns fabricantes de carros. Nesses casos, existe a opção de usar o botão de comando de voz do volante, assim você não precisa tirar os olhos da via para traçar rotas precisas.

Assista ao vídeo:

Ok, Google!

A Google Assistente ganhou esse nome por sua capacidade de reconhecer e manter conversas. O app, já disponível em português, é uma evolução do Google Now e funciona de maneira automática no celular, PC, tablet, TV. Vale lembrar que para usar a Google Assistente no smartphone com Android, você precisa ter a versão 5.0 Lollipop ou superior.

Com o auxílio dessa assistente virtual Google, ficou ainda mais fácil fazer pesquisas na Internet, abrir aplicativos, ativar alarmes, criar eventos, além de tirar dúvidas. Pergunte “qual a previsão do tempo?” ou “quanto irei demorar para me deslocar de uma cidade à outra?”, por exemplo.

A Google Assistente ainda contextualiza toda a conversa. Supondo que você quer viajar para Bahia. Ao questionar sobre o destino, ela irá trazer as melhores opções de como chegar e hospedagem, dicas de restaurante e pontos turísticos, trazendo um panorama completo como resposta a sua pergunta.

Quer saber todas as funcionalidades da sua assistente? Basta dizer: “ok, Google. O que você pode fazer?”. Ela vai te ajudar a encontrar bons restaurantes e informar quais os filmes em cartaz no cinema, assim como dar o play nas suas músicas favoritas e escolher opções de games ao comando “vamos jogar”.

A Google Assistente também pode te contar piadas e deixar o seu dia mais animado. Experimente perguntar algo como “quer casar comigo?” ou “você tem irmãos?”, e divirta-se!

Assista ao vídeo (em inglês):

Hey, Cortana

Você pode optar por usar a Cortana como assistente virtual Android. Ao reprogramar o botão Home, você ativa o software da Microsoft e dispensa os serviços da Google Assistente. Se você ainda usa Windows 10 no computador, conseguirá sincronizar as informações com o smartphone. A Cortana também pode ser ativada em iOS, mas há bastante ressalvas quanto a essa opção.

A assistente virtual para PC e celular permite uma interação entre você, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela fica ainda mais simples pesquisar na web, enviar mensagens, abrir apps, checar a previsão do tempo, administrar sua agenda e tarefas, obter rotas para um destino qualquer. Tudo isso, claro, através de uma conversa direta com o dispositivo.

A Cortana vai te atualizar sobre detalhes como os resultados dos jogos do seu time. Isso é possível devido à inteligência programada, que utiliza informações externas e outras que você irá fornecer antecipadamente.

Assista ao vídeo:

Alexa

Inspirada no computador da nave Enterprise de Star Trek, a assistente da Amazon vai muito além das funcionalidades disponíveis em smartphones. Movido por inteligência artificial, o sistema surgiu com a chegada do Amazon Echo, uma caixa de som inteligente que responde a comandos de voz. A grande novidade do ano, é que a assistente será implantada em computadores Windows 10.

O que ela faz por você? Muito! São mais de 30 mil tarefas. Entre elas estão os comandos mais triviais como seleção musical, leitura de notícias, checagem da temperatura, contas matemáticas e pesquisa de informações.

Alexa ainda supera todos esses. Se você tiver gadgets compatíveis, a assistente te ajuda a acender a luz, trancar portas, controlar a TV, fechar a garagem, ligar o ventilador. Basta dar o comando “Alexa”, ou qualquer outro previamente registrado, para começar a interagir com a voz.

Vale ressaltar que tanto a Apple quanto o Google também já lançaram tecnologias semelhantes. São elas, o Homepod e o Home, respectivamente.

Assista ao vídeo (em inglês):

Olá, Bixby

“Olá, Bixby. Mostre minha agenda para segunda-feira”, pediu Joe Stinziano, vice-presidente executivo da Samsung Electronics a uma geladeira inteligente da marca, durante o CES 2018. E assim a chamada Internet das Coisas começa a transformar sonhos futurísticos em realidade.

A assistente da Samsung – disponível em televisores, geladeiras, carros e campainhas – é alimentada por inteligência artificial e interliga os aparelhos em uma mesma nuvem. Dessa forma, é necessário ter toda uma linha de produtos domésticos da marca para fazer a mágica acontecer.

Usando comandos de voz, a Bixby já consegue controlar dispositivos, lâmpadas, trancas de portas e muito mais através das novas televisões Samsung.

Assista ao vídeo: