A tecnologia invadiu todos os âmbitos de nossas vidas e revolucionou a forma como nos comunicamos, aprendemos, fazemos compras, fechamos negócios. No campo da criatividade não poderia ser diferente.
Se a primeira vista, arte e tecnologia soam como uma combinação improvável, a controvérsia logo aparece. Sem dúvida, essa parceria apresenta obras bastante frutíferas e inovadoras.
No Brasil, diversas ações unem as duas pontas com maestria. No âmbito dos museus, boas opções existem do sul ao nordeste. Já do lado de fora desses grandes espaços, a gama torna-se ainda maior e mais encantadora.
Gigantesco
Entre as exposições de destaque, claro, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, considerado o maior festival de arte e tecnologia do país. O evento acontece anualmente, desde 2000, em um dos mais icônicos prédios da Avenida Paulista, em São Paulo, o Fiesp.
Intitulada O Borbulhar de Universos, a 18ª edição, realizada em 2017, reuniu 360 trabalhos entre instalações interativas, jogos eletrônicos, gifs, vídeos, animações, projeções. Tudo extremamente tecnológico.
O destaque ficou por conta da instalação The Floor, composta por um tapete musical coletivo. A partir de 36 sensores, o público pôde compor sua própria música ao ficar em pé ou dançar sobre o tapete.
Cibernética
Outra iniciativa recente que uniu arte e tecnologia foi a mostra Consciência Cibernética, que lançou um olhar artístico – e muito reflexivo – sobre a evolução das máquinas.
A mostra comparou o cérebro humano ao computador digital. “Se é inviável uma pessoa funcionar como computadores digitais, programas e máquinas cada vez mais complexas e rápidas realizam funções que antes eram executadas por cérebros biológicos – e o fazem a um ritmo inacreditável. Até onde esse poder das máquinas evoluirá? Existirá um limite?”, questiona a sinopse da exposição.
A exposição cibernética ficou em cartaz no Itaú Cultural, de junho a agosto de 2017, também na capital paulista. Inclusive, o espaço é conhecido por explorar a temática. Por lá seis edições da Bienal – Emoção Art.Ficial aconteceram até 2012.
Em cartaz
Alice – A Wonderland Adventure da vida ao clássico do cinema. A exposição high-tech de Alice no País das Maravilhas está em cartaz até 8 de abril no Shopping Iguatemi de Porto Alegre.
Se a obra de Lewis Carrol por si só já aguça os sentidos, essa experiência promete potencializá-los a partir de recursos tecnológicos. O chamado Sensory4 apresenta os conteúdos de forma dinâmica, misturando animações em estilo retrô, projeções em diversos ângulos, áudio de cinema e narração de roteiro. Tudo para criar uma vivência única, que tanto arte quanto tecnologia sabem construir muito bem.

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação