Aprenda a liberar espaço na memória interna do seu Android

29/04/2018 às 21:34

Diga se isso já aconteceu com você: na hora de tirar uma foto com seu celular, não conseguiu concluir a ação, pois o aparelho acusou não ter mais memória suficiente para salvar o arquivo. Ou então, você precisou atualizar um aplicativo e não conseguiu fazê-lo, pois o aparelho já não dispunha mais de memória para isso. Isso acontece porque a quantidade de aplicativos e arquivos só aumenta e o espaço interno dos aparelhos não costuma acompanhar esse crescimento. Resultado disso é que nos vemos constantemente precisando liberar espaço no smartphone, tendo que escolher entre este aplicativo ou aquele e até nos privando de salvar documento e registrar momentos importantes.

O que não é o ideal. Ao ter um smartphone em mãos, a ideia é que ele esteja sempre em perfeitas condições para guardar tudo o que for de importante para você. A boa notícia é que existe saídas para resolver esse impasse entre falta de memória e alta quantidade de arquivos e aplicativos.

A solução é, com ajuda de aplicativos e uma dose de paciência, limpar a memória do seu smartphone sempre que possível e liberar espaço. Assim você não vai só liberar espaço em seu aparelho, mas também contribuir para ajudar a manter a sua vida virtual mais segura e organizada.

E como fazer essa “limpa” no seu Android? Falaremos sobre isso a seguir, com algumas dicas de limpeza de cache, de galeria e uso de ferramentas de armazenamento na nuvem, como o Vivo Sync. Vamos lá?

 

Guarde seus arquivos na nuvem com o Vivo Sync

Três telas do aplicativo Vivo Sync, demonstrando suas funcionalidades.
Com o Vivo Sync você libera espaço no seu celular colocando seus arquivos na nuvem. Imagem: Divulgação

Lembra do bom e velho backup? Ele se modernizou e chega até você no modelo de arquivamento virtual dos seus arquivos, mandando para a nuvem tudo o que você considera importante – e liberando espaço no seu celular.

Com Vivo Sync, você tem seus arquivos protegidos. Ao sincronizar as fotos, as músicas, os vídeos e os contatos do seu smartphone, tablet e computador, você fica com tudo guardado em um só lugar, na nuvem. E pode acessar todo esse conteúdo sempre que precisar, em qualquer aparelho.

Disponível em várias opções de planos na Vivo App Store, o Vivo Sync faz upload automático dos seus arquivos pelo Wi-fi. Até mesmo seus contatos e compromissos ficam salvos no app, e você pode visualizar suas fotos, assistir a vídeos e escutar suas músicas, tudo online. Incrível, não é?

Desinstale ou desative aplicativos de pouco uso para liberar espaço na memória do seu celular

Imagem do sistema Android, em sua configuração de aplicativos.
Aquele aplicativo que você não utiliza pode estar ocupando um espaço desnecessário. Imagem: Divulgação

É normal a gente se empolgar com os aplicativos que vê na Google Play e acabar instalando apps que usamos só uma vez e depois esquecemos. E, com o tempo, esses aplicativos de pouco ou nenhum uso acabam somando e pesando na memória interna do aparelho, comprometendo seu desempenho.

Para resolver isso, uma saída é conferir a quantas anda a quantidade dos seus aplicativos. Vá em Configurações > Aplicativos e confira quais ocupam mais espaço na memória interna. Seja criterioso e desinstale os mais desimportantes clicando no botão de Desinstalar.

Além dos aplicativos que nós mesmos baixamos, existem os que já vem com o aparelho. Alguns não são tão interessantes de se ter, mas não é possível apaga-los completamente. No entanto, a partir da versão 4.0 do Android é possível pelo menos desativar esses aplicativos, fazendo que eles parem de ser atualizados e não ocupem mais memória do que já ocupam.

Para fazer essa desativação, é muito simples:

• Vá em Configurações > Aplicativos;
• Na lista que surgir, dê um toque no aplicativo que você deseja desativar.
• Surgirá um aviso do Android sobre o uso do app ser possivelmente atrelado ao uso de outros apps. Se o app em questão não for essencial ao sistema, não tenha medo. Pode desativar, clicando em Desativar app;
• Na tela seguinte, toque em Ok. Assim, os dados do app serão apagados e ele ocupará menos memória;

Repita essa operação em todos os aplicativos que não tiverem a sua exclusão permitida pelo sistema. Caso você perceba que acabou mexendo no que não devia, fique tranquilo. É possível reverter a ação indo até a aba Desativados, ao lado de Todos os aplicativos, e reativando os apps que precisar.

Faça uma limpeza na sua galeria de fotos e vídeos

Aplicativo Gallery Doctor
O app Gallery Doctor é um ótimo aliado na organização de sua biblioteca de imagens. Imagem: Divulgação

Quantas mais fotos a gente tem, menor é a vontade de entrar na galeria e fazer uma seleção das que podem ser apagadas. Com você é assim também? Pois é, mas manter a sua galeria “enxuta” é fundamental para ter um smartphone mais levinho de memória e desempenho.

A boa notícia é que hoje já existem aplicativos que ajudam você a fazer essa faxina na galeria e apagar os registros em foto ou em vídeo que não ficaram tão bons assim e, assim, liberar espaço no seu celular.

Uma dica interessante nesse sentido é o Gallery Doctor. O aplicativo analisa a galeria do seu celular e mostra fotos duplicadas ou ruins que podem ser apagadas. Bastante intuitivo, para usar, basta baixar o aplicativo no Google Play e seguir os passos dentro do aplicativo.

Limpe o cache de aplicativos

Captura de tela do aplicativo Google Maps, em suas configurações.
Alguns aplicativos chegam a ocupar muito espaço com seu cachê. Experimente limpá-lo de vez em quando. Imagem: Divulgação.

Limpar o cache significa apagar somente os dados do aplicativo, não o aplicativo em si. Essa prática garante que você “zere” alguns aplicativos que vão acumulando memória com o uso. É uma prática bastante útil, mas que deve ser feita com cuidado.

Isso porque, dependendo do aplicativo, você pode acabar perdendo dados importantes (se usar no WhatsApp por exemplo) ou até tendo que baixar novamente conteúdos obtidos através deles (se usar no Spotify ou outros apps de música, por exemplo).

Dito isso, ainda é uma ação prática para apps acumulam dados inúteis, como Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Timehop, YouTube, por exemplo. Estes podem ter o cache limpo sem prejudicar o funcionamento do aplicativo.
Para fazer a limpeza de cache de um aplicativo, é simples:

  • Vá em Configurações > Aplicativos;
  • Escolha os aplicativos que você quer liberar espaço;
  • Escolhido o aplicativo, vá em Armazenamento. Se essa opção não aparecer, vá para o para o próximo passo;
  • Você terá duas opções: limpar dados e limpar cache. Limpar dados zera por completo o app, fazendo que ele volte à forma como foi instalado, apagando dados. Opte por Limpar cache, que apaga apenas os arquivos temporários do aplicativo.

Repita a operação com todos os aplicativos que achar necessário.

Use aplicativos de “faxina”

Imagens de divulgação do app Clean Master para liberar espaço na memória do celular
O app Clean Master resolve muito bem a tarefa de realizar uma verdadeira limpeza no seu smartphone android.

Na Google Play você vai encontrar diversos aplicativos que oferecem uma limpeza no seu smartphone, visando melhorar desempenho e liberar espaço. Cabe lembrar que nem todos confiáveis e, por mexerem em tipos diferentes de sistemas dentro do aparelho, podem acabar causando alguma bagunça.

No entanto, alguns são mais confiáveis. Você pode se basear nos reviews na própria Google Play na hora de escolher. Aqui, a gente indica Clean Master. Ele é o aplicativo mais completo para essa tarefa. Entre suas funções de destaque está “Limpar espaço”, que faz uma análise da memória do seu celular e aponta o que precisa ser desinstalado ou desativado para aumentar o desempenho do aparelho. O Clean Master é disponível de graça na Google Play.

Com todas essas dicas, você viu que é possível liberar espaço e retomar a memória do seu smartphone em toda a sua potência. Seja excluindo aplicativos inúteis, revisando a galeria ou usando o Vivo Sync para transferir seus arquivos do aparelho para a nuvem, os meios de contornar o problema da “memória cheia” são muitos.

Que tal aproveitar essas dicas e começar agora mesmo a faxina no seu celular?

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.62