Aprenda a fazer vídeos diferentes com seu celular

Cansado dos mesmos efeitos de sempre em seus vídeos? A gente ensina como aprimorar suas produções usando apps incríveis de edição!

29/05/2018 às 17:00

Se tem algo maravilhoso que a tecnologia nos proporciona é poder guardar aqueles momentos memoráveis em vídeos. Assim, teremos sempre recordações que podem ser vistas e revistas, quantas vezes desejarmos. No entanto, a magia de um vídeo gravado pode não ser mais tão atraente quando eles parecem todos iguais na galeria do seu celular. Como fazer para fazer para que seu vídeo tenha um diferencial, fugindo dos padrões tradicionais e acrescentando ainda mais valor à memória que ele carrega?

Com criatividade, dedicação e alguns aplicativos especiais, você consegue transformar suas memórias em registros únicos. Dá para caprichar nos efeitos e fazer um vídeo que ninguém mais tem igual! Quer saber como? A gente indica a seguir.

Aposte no stop motion

Bastidores do filme “Noiva Cadáver” (Divulgação)

É possível que você já tenha assistido a alguns filmes que usaram a técnica stop motion em sua gravação, sem saber que era esse o nome do processo de edição. O stop motion é uma técnica onde são feitas fotos em sequência do modelo ou de algum objeto. Essas fotos simulam movimento ao serem capturadas sempre de um mesmo ponto, mas com o objeto em questão sofrendo pequenas mudanças de lugar.

Filmes como A Noiva Cadáver, A Fuga das Galinhas e até mesmo alguns da saga Star Wars usaram a técnica. Até algum tempo atrás, somente com uma câmera digital e um programa de edição de vídeos no computador você poderia simular algo parecido. Mas agora, é possível fazer o seu stop motion de um modo muito mais simples, usando apenas aplicativos apropriados, em seu smartphone. Você só precisa capturar as imagens e pensar nos movimentos para o seu objeto ou modelo. O app dá conta de juntar todas as imagens e criar o vídeo. Simples, não é mesmo?

Entre os aplicativos para stop motion mais recomendados está o Stop-Motion Camera: didático e fácil de usar, permite adicionar música ao seu vídeo e editar seus quadros, excluindo ou reordenando como desejar. O GorillaCam se destaca por ter funcionalidades mais aprofundadas, com botão “anti shake” para evitar fotos tremidas e a função “tap”, que destaca um ponto específico.  Já o Estúdio Stop Motion, disponível para iOS e Android,  conta com sete efeitos diferentes para você incrementar seu vídeo, além da opção de adicionar títulos e créditos à sua obra.

Vá além com Time-lapse

O Time-Lapse também é um efeito muito visto em filmes e séries e que, com os aplicativos, se tornou ao alcance de todos. Se trata de um tipo de técnica cinematográfica usada quando se quer condensar um período grande num intervalo mais curto de tempo, dando a impressão de que o tempo foi acelerado. Ele é ótimo para mostrar pores do Sol, trânsito, movimentação de multidões em eventos e etc.

Com o time-lapse você pode incrementar seus vídeos ao mostrar acontecimentos corriqueiros de uma forma acelerada, retratando a passagem de várias horas em apenas alguns segundos. Para conseguir esse efeito, você só precisa ter um smartphone e um aplicativo específico da técnica.

Quer sugestões de apps de time-lapse?

Disponível para Android e iOS, o Lapse It captura as imagens e consegue gerir vídeos de com resolução de até 1080p Full HD, prontos para serem compartilhados para o YouTube, Facebook, Vimeo e outras redes sociais.

O Droid Timelapse é um dos aplicativos mais populares entre os usuários de Android. Ele é gratuito e suporta diferentes resoluções (de 1080p até mais baixas), oferecendo uma opção para pré-visualizar o tamanho do time-lapse.

Já o iLapse é exclusivo para produtos Apple. Com ele, você poderá coletar o seu material em HD, selecionar a taxa de quadros desejada e misturar vários tipos de exposições.

Brinque com efeitos diferentes nos vídeos

Stop motion ou time-lapse é pouco para você? Sem problemas, o que não falta é opção de aplicativo para tornar os seus vídeos produções únicas!

Que tal tentar o CinemaFX? Com mais de 55 tipos de efeitos, o app deixa você misturar até três deles em um mesmo vídeo, criando uma peça diferenciada e muito original. Outra vantagem é que você pode comparar as imagens lado a lado, conferindo se as alterações feitas ficaram mais legais que o vídeo original. Vídeo pronto, você pode compartilhar direto no YouTube ou mandar para seus amigos por e-mail.

CinemaFX é intuitivo e fácil de mexer (Divulgação)

O Videolicious permite que você edite fotos e vídeos da sua biblioteca do iPhone e transforme-os em um filme estilo documentário. Bastante instrutivo, o app dispõe de várias ideias e sugestões para ensinar o usuário a criar um vídeo bem legal. Os vídeos podem ser salvos no iPhone ou compartilhados direto no Facebook ou YouTube.

Videolicious faz os videos terem ares de documentários (Divulgação)

Deixar suas filmagens no melhor estilo das antigas câmeras Super 8. É o que promete o aplicativo iSupr 8, que edita cada pixel do vídeo para deixa-lo com aparência antiga, sem perder qualidade. Você pode ainda ajustar a taxa de quadros para 12, 18 ou 24 FPS e usar diferentes películas customizáveis para deixar o visual com ar envelhecido.

iSupr8 permite customizar os filmes (Divulgação)

Gostou das sugestões? O que está esperando para começar agora mesmo a criar vídeos incríveis? Incremente também seus conteúdos nos Instagram com as novas funcionalidades recentemente anunciadas pelos desenvolvedores do app.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email