Apps de Inteligência Artificial que podem impactar nossas vidas

Conheça vários programas e apps que utilizam IA para facilitar o dia a dia e também proporcionar diversão.

23/11/2018 às 9:00

Cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) se integra à vida das pessoas. A gente pode nem notar, mas a IA certamente está presente. Por exemplo: todos os assistentes que você usa no celular ou computador são movidos por essa tecnologia.

Tem a Siri, dos telefones da Apple. O Google Assistente, dos smartphones Android. E a famosa Alexa, que faz a conexão de qualquer dispositivo móvel com os alto falantes inteligentes Echo, da Amazon. E se você, afinal, usa um celular Samsung, poderá contar ainda com o assistente Bixby.

No entanto, outro assistente muito importante e bem usado é a Cortana, do sistema operacional Windows. A Cortana atende a comandos de voz no desktop ou laptop. Contudo, não é só isso. Dá para usá-la como assistente no Android ou iOS.

E ao baixar os apps, Cortana promove a integração entre seu PC e smartphone. Você pode responder, por exemplo, a mensagens por SMS do computador. Ou receber no telefone alertas para tarefas no computador.

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

App Cortana usa IA para ligar seu smartphone ao computador

Mas a IA não está apenas em assistentes de smartphones. Com o objetivo de mostrar até onde a Inteligência Intelectual já avançou, listamos aplicativos e programas que usam essa tecnologia e podem mudar nossas vidas. Vamos lá?

7. Watson: a IA da IBM para business

Entretanto, também existe o assistente na área de negócios. Ele se chama simpaticamente Watson, remetendo ao assistente do detetive Sherlock Holmes (elementar, não é?), e é a IA da IBM. A pioneira no ramo dos computadores oferece o Watson aos clientes para uso em seus próprios negócios, como também para que eles possam aperfeiçoar os fluxos de trabalho.

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

Watson é o assistente para negócios da IBM.

6. Fotos com uso de IA

Na área da fotografia a IA também avança. Então, boa parte dos telefones modernos têm sido lançados com câmeras movidas por Inteligência Artificial. Um exemplo é o LG G7 ThinQ, que apresentamos a você neste artigo.

Mas, eventualmente, se o seu smartphone não tiver câmera com IA, não tem problemas. Você pode ter recursos de Inteligência Artificial por meio de aplicativos. Te apresentamos dois bem legais: o Prima e Face App. Confira mais informações sobre eles logo abaixo.

Prisma, o app dos ótimos filtros

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

Prisma confere mais do que um simples toque artístico às suas fotos.

A IA do app Prisma leva os filtros de imagem a novos patamares. O Prisma confere mais do que um simples toque artístico às suas fotos. Escolha o filtro, aguarde alguns segundos para a IA trabalhar e receba resultados incríveis!

São mais de 300 filtros. Além disso, novos filtros são adicionados semanalmente. Em resumo: o app usa uma combinação de redes neurais e Inteligência Artificial no processamento das fotos. O aplicativo Prisma está disponível para Android e também para iOS.

Face App, para brincar com seu rosto

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

Com o Face App, você pode até mudar de gênero nas fotos!

Como toda Inteligência Artificial, este app ainda está em fase de evolução. A partir é possível transformar fotos de rostos com um simples toque. Você pode adicionar um lindo sorriso, ficar mais jovem ou mais idoso, mais bonito ou mais feio e até mudar de gênero.

Ou seja, você decide o que fazer…Os resultados ainda não são perfeitos, mas eles chegarão lá. O app está disponível para download em AndroidiOS.

5. Google Fotos: para organizar seus álbuns

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

Google Photos também usa IA.

E já que falamos em fotografia, o Google Fotos também usa IA. O ótimo app do Google utiliza Inteligência Artificial para organizar os álbuns e suas imagens. Só a Inteligência Artificial faz com que seja possível a divisão por pessoas fotografadas. É que a IA é capaz de fazer reconhecimento facial e agrupar todas as imagens correspondentes àquele rosto. Aliás você pode fazer o mesmo com objetos, animais e lugares.

Inclusive, por conta da tecnologia de IA, se você pesquisar “cachorro”, “paris” ou “mãe” no seu Google Fotos, a ferramenta trará imagens exatamente relacionadas ao que você procurou. Não importa se você buscou uma lugar, animal ou pessoa. Desde que você tenha fotos deles, o Google Fotos irá te mostrar!

4. SpumeNews: para notícias visualmente atraentes

Alguns agregadores de notícias também usam IA. Um deles é brasileiro: o SpumeNews. Disponível para Android ou iOS, este app organiza visualmente as notícias do Brasil e do mundo de forma inédita e criativa. Em síntese, ele transforma informação em mapas mentais. O app usa a IA para buscar as notícias mais faladas e as reúne por popularidade e temas.

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

O SpumeNews organiza visualmente as notícias.

São mais de 600 fontes de informação. Assim, os usuários veem as notícias em um gráfico que mostra a popularidade de cada uma. Dessa maneira, é possível ir direto ao que interessa na hora de ler as notícias, fazendo uma pré-seleção da informação por filtros. De acordo com os criadores do app, ele aumenta em 20% a velocidade de leitura e reduz em 20% o número de cliques.

3. Freeletics Nutrition: para cuidar do peso

Dá para ver que existem apps com IA para várias coisas. Inclusive para controlar seu peso. Um dos mais legais é o Freeletics Nutrition, que você baixa para seu smartphone com Android (em português) ou iOS (somente em inglês).

Em resumo, esse app é como ter um nutricionista com você durante as 24 horas do dia. Ele ensina a fazer pratos saudáveis, ajuda a montar a lista do supermercado e até exige foto dos preparos para se certificar de que você está seguindo corretamente o plano.

O Freeletics Nutrition usa Inteligência Artificial para montar um cardápio baseado em uma “consulta prévia”, feita no próprio app, usando tanto suas respostas quanto as da rede de usuários do sistema.

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

Uma das 300 receitas saudáveis do Freeletics Nutrition.

A IA acessa esse banco de dados de mais de 300 receitas para definir o que você deve comer, sempre pensando em preparos que levam em média 15 minutos. Desta forma, os planos de nutrição são individualizados, com base em seus objetivos e preferências.

2. Elsa Speak: para falar inglês

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

A IA do app Elsa te ajuda a ter uma pronúncia perfeita em inglês.

O app Elsa Speak não apenas te ensina a falar inglês, como até corrige seu sotaque. Ele é uma boa saída para deixar a pronúncia perfeita para uma entrevista de emprego. Ou simplesmente para quem quer ter o idioma mais próximo a como os nativos falam.

Dessa forma, com uso constante a IA do Elsa Speak ajuda você a falar inglês em pouco tempo. Bem legal, portanto. Baixe sua versão para Android ou iOS.

1. Replika e Wysa: para uma boa conversa

Também existem apps para conversar sobre qualquer assunto. Sim é isso mesmo, você realmente interage com a Inteligência Artificial.

Nesse sentido temos o aplicativo Replyka (disponível para Android e iOS) e o Wysa, que também pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS.

O Replyka vai aprendendo com você a cada conversa, a fim de ficar sempre mais parecido com você. Entretanto, o Wysa é diferente: sempre alegre, ele quer ajudar em casos de angústia ou depressão. Contudo, há um detalhe: os dois apps, por enquanto, só conversam em inglês. Veja abaixo um vídeo com mais informações sobre o Wysa:

Bônus: Aura da Vivo

Não podemos falar de Inteligência Artificial e não citar a Aura, assistente virtual da Vivo. Você, que é cliente Vivo, só precisa instalar em seu smartphone o app Meu Vivo Móvel (que você encontra para Android e iOS).

A Aura atende seus comandos de voz e fornece informações sobre suas contas, créditos, uso de internet, entre outros. Portanto, com ela fica muito mais fácil tirar dúvidas ou obter informações sobre seu plano. E o melhor, tudo sem precisar sair de casa ou perder tempo com telefonemas.

Apps de IA que podem mudar a sua vida!

A Aura atende seus comandos de voz no app Meu Vivo Móvel.

É impossível não se impressionar com os campos de atuação da IA, inúmeros e crescentes. Aqui no Vivo Tech estamos sempre atentos à sua evolução para trazê-la para você. Desse modo, não deixe de ler sobre Inteligência Artificial na medicina: como robôs podem cuidar do seu corpo. E também sobre o que acontece quando a Inteligência Artificial vai à sala de aula. E até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Apps & SVAsTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email