Aconteceu hoje (12/09) em Cupertino, nos Estados Unidos, o evento de lançamento dos novos produtos da Apple. A empresa reuniu jornalistas e profissionais do mundo inteiro para apresentar as suas novidades.
Entre as mais esperadas, destaque para o Iphone Xs. Trata-se de uma versão muito superior ao aparelho lançado em 2017. Segundo Tim Cook, presidente-executivo da empresa, “é a mais avançada da história”.
Aliás, a marca comunicou o lançamento do smartphone em três cores (dourado e dois tons diferentes de cinza). Outro diferencial é a sua tela maior. São 5,8 polegadas.

Novas funcionalidades são apresentadas no evento da Apple.
Inclusive, assim como seu antecessor, o aparelho é imune à água e à poeira. No entanto, apresenta um grau de proteção superior.

iPhone XS é apresentado no evento da Apple; três cores diferentes e tela maior são os destaques.
Outra novidade apresentada é o iPhone Xs Max, que tem uma tela maior, totalizando 6,5 polegadas. Segundo Phil Schiller, responsável por apresentar a novidade à plateia, “assistir vídeos nesse celular é como ir ao cinema. Além disso, pesquisar e usar os mapas também”, disse. De acordo com o executivo, esse mesmo iPhone também foi pensado para editar vídeos e jogar.
Durante a apresentação, Phil disse que o aparelho terá reconhecimento facial mais rápido e seguro. Além disso, o sistema de som foi aprimorado.
A bateria, por sua vez, não ficou de fora das evoluções. Ganhou uma carga a mais de 1h30 em relação ao iPhone X. Outra mudança: o aparelho é Dual SIM. Ou seja, aceita dois chips com números diferentes, algo inédito para iPhones.
O novo iPhone tem um preço inicial de 999 dólares. Já o iPhone Xs Max custará, em sua versão mais barata, 1.099 dólares.
Agilidade e memória
A companhia anunciou que o iPhone será 15% mais ágil do que a sua versão anterior. Sua bateria também ficou 40% mais eficiente. Outra alteração que movimentou a apresentação foi a capacidade de armazenamento. O iPhone Xs terá capacidade de 512 de memória.

iPhone Xs tem a maior capacidade de armazenamento da história da Apple.
Desenhado exclusivamente para este iPhone, o processador A12 também contribui para uma agilidade maior do smartphone. Em relação ao design, o telão é de super retina.
Realidade aumentada
A Apple provocou curiosidade ao mostrar, no palco, um cubo gigante. Era, na verdade, uma mesa. E qual a sua função? Mostrar a tecnologia de realidade aumentada – e como é possível usá-la nas novas versões do aparelho.
Segundo a companhia, será lançado um aplicativo exclusivo com diferentes funções (com o intuito de trazer os objetos para a vida real).
Câmera do iPhone Xs
As câmeras traseiras do aparelho (sim, há duas!) têm resolução de 12 megapixels – e as das frente, 7. Além disso, a tecnologia smartHDR permite fazer várias versões da mesma fotografia. Assim, cada uma dá opções de correção ou intensidade de luz. E você escolhe a melhor.

Câmera dupla faz várias versões da mesma foto, com variações de luz.
iPhone XR
Assim como o iPhone 5c, haverá uma versão mais em conta do XS: o XR. O diferencial do aparelho está na paleta de cores. Haverá opções em amarelo, branco, azul, coral, preto e vermelho. A tela tem 6,1 polegadas e é de LCD.

Apple anunciou versão mais barata do iPhone XS.
Na comparação com o iPhone XR, o aparelho não tem câmera dupla nem tela de LED. Seu preço inicial é de 749 dólares.

Detalhe dos novos iPhones Xr.
Sustentabilidade
Durante o evento, os executivos disseram que colocam a preocupação com o meio ambiente em primeiro lugar. Aliás, as unidades da companhia mundo afora são abastecidas com energia 100% renovável. Outro cuidado confidenciado por Lisa Jackson, vice-presidente da Apple, são estudos que visam a produção de iPhones com materiais recicláveis.
Além disso, segundo ela, a nova versão do iPhone foi idealizada para ter uma vida útil muito superior aos seus antecessores.
Apresentação e Apple Watch
Tim Cook deu início às apresentações às 14h (horário de Brasília). Ele subiu ao palco falando sobre o iOS. Segundo o profissional, trata-se do sistema mais avançado e pessoal do mercado. Em seguida, passou a palavra para Jeff Williams apresentar a “Series 4”, nova geração do Apple Watches.

Nova geração do Apple Watches foi apresentado no evento.
O executivo afirmou que o aparelho foi pensado para proteger a saúde das pessoas. Inclusive, em alguns momentos da apresentação ele usou o equipamento para ver como estava a própria frequência cardíaca.
Mas o que muda no aparelho? Segundo Jeff, o botão lateral foi completamente repensado para ser preciso nas buscas. O microfone, por sua vez, tem uma qualidade de som 50% superior, sobretudo para se comunicar com a Siri.

Qualidade de som superior é um dos destaques da nova geração.
Outra alteração é o acelerômetro que vem acoplado ao aparelho. O objetivo é detectar quedas do utilizador, e avisar pessoas previamente cadastradas. O controle de batimentos cardíacos também foi pensado para garantir a saúde de quem usa. Assim, é possível fazer um controle maior. Aliás, a bateria do equipamento dura 18 horas.
Inclusive, durante a apresentação, Jeff reforçou a importância da proteção de dados. Conforme ele, as informações pertencem apenas aos utilizadores e cada um irá decidir com quem irá compartilhá-las. Por isso, todos os dados sobre a saúde serão armazenados no próprio aparelho e também na nuvem. Novas pulseiras também deixaram o lançamento mais atrativo.

Novas pulseiras deixaram o Apple Watch mais atrativo.
O Apple Watch Series 4 estará disponível em três cores: prata, preto e dourado. Inclusive, os preços foram divulgados. Porém, apenas em dólares: 400 (edição com GPS) e 500 (opção que permite fazer chamadas e enviar mensagens sem a necessidade de estar logado a um iPhone).
Novidades finais
Antes de finalizar o evento, a Apple disse que iOS 12 estará disponível para atualização a partir do dia 17 de setembro. Além disso, na mesma data, será possível fazer chamadas com o Home Pod e ainda pesquisar músicas a partir da inclusão de letras.
Os detalhes sobre os aparelhos apresentados já estão disponíveis no site da Apple.
Transmissão ao vivo
Aliás, o evento aconteceu diretamente do Steve Jobs Theater, que integra a sede da companhia. Todas as palestras foram transmitidas pela página oficial da Apple.
@MPestanaMachado The #AppleEvent is about to start. Tap below to watch live on Twitter. Reply #stop to opt out.https://t.co/oNC3CTeA2n
— Apple (@Apple) 12 de setembro de 2018
E aí, o que achou das novidades? Aproveite também para ler uma reportagem que fizemos sobre os carregadores por indução, uma aposta da companhia.