Apple Glass: aguardado óculos de realidade aumentada está chegando

Apple Glass, nome dos óculos de realidade aumentada da marca da maçã, pode ser lançado ainda neste ano.

15/07/2020 às 9:00

Há vários anos, especialistas na área de tecnologia apostam que um dia a Apple também terá óculos de realidade aumentada para concorrer com os do Google. Muitos boatos surgiram e se espalharam, entretanto agora é fato: o Apple Glass finalmente vem aí.

Como repercutiu muito em veículos da imprensa norte-americana, um “espião” andou pela sede da Apple e adiantou que o equipamento já tem até nome. Certamente de acordo com o esperado, o equipamento de realidade aumentada da empresa da maçã vai se chamar Apple Glass.

Apple Glass terá aparência simples, mas propriedades impressionantes.

Apple Glass lançado em 2020?

O espião até assistiu ao vídeo com um protótipo do Apple Glass e de lá tirou muitos detalhes. Em primeiro lugar, revelou que as datas possíveis de lançamento são duas, e ambas antes do que se imaginava.

Então, a apresentação ao público acontecerá no quarto trimestre deste ano, ou então no primeiro trimestre de 2021. Além disso, a informação é de que o lançamento será feito no tradicional evento One More Thing, no qual a Apple sempre anuncia novidades surpreendentes.

Preço com ou sem lentes

Em segundo lugar, o espião descobriu até o preço do Apple Glass. Dessa forma, ele será lançado por US$ 499. O que equivale a R$ 2.500. Além disso, se o comprador usar óculos de grau ou lentes de contato para problemas como astigmatismo, miopia ou presbiopia, haverá o acréscimo do valor de um par de lentes corretivas.

Contudo, será mesmo necessário usar lentes de grau? Possivelmente não, porque a Apple adiciona uma tecnologia que parece mágica. A empresa está patenteando um sistema de inteligência artificial que identifica e corrige problemas de visão. 

Ajuste automático da visão

Dessa maneira, caso se confirme, será realmente algo espantoso. O sistema identificará problemas e, então, automaticamente ajustará a refração do display normal do Apple Glass, deixando a visão do usuário sempre perfeita.

Hastes simples de plástico com tecnologia embutida.

Todavia, o Apple Glass será muito parecido com óculos convencionais usados atualmente. Ele não terá nenhum detalhe externo visível, nem será maior que o normal, mesmo com toda a tecnologia embutida em suas hastes. Aliás, as hastes serão de plástico, e o aparelho terá carregamento sem fio.

Apple Glass já estaria pronto

E ainda há quem diga que o Apple Glass já estaria pronto para lançamento agora. Entretanto, a Apple quer toda a mídia e atenção possível para a novidade e, assim, a empresa prefere esperar até o final da pandemia.

Contudo, é bom saber que, para usufruir do Apple Glass, você terá também que usar um iPhone. De fato, o novo equipamento de realidade aumentada só vai se parecer com um par de óculos comum, pois todo o processamento será feito no iPhone do usuário.

Como Apple Watch de 1ª geração

Dessa maneira, a operação será similar à do Apple Watch de primeira geração, que igualmente funcionava com o poder de processamento do iPhone do usuário.

Em suma, isso é bom por um lado, mas nem tanto se olharmos por outro ângulo. A necessidade de pareamento com um iPhone significa que eventualmente o Apple Glass pode perder sua conexão com a internet.

Sem câmera, para preservar privacidade

Foi revelado ainda que o Apple Glass não terá qualquer tipo de câmera. Isso acontece por causa de preocupações com privacidade.

A Apple certamente concorda que um dos maiores problemas enfrentados pelo Google Glass em seu lançamento se relacionou à questão da privacidade. Muitas pessoas fugiam de quem usava os óculos de realidade aumentada da Google.

Sensores LIDAR

O Apple Glass deverá ter, ainda de acordo com o espião, um minúsculo sensor LIDAR, também usado em carros autônomos e lançado no iPad Pro 2020.

Os sensores LIDAR são inegavelmente tecnologia de ponta. Assim, eles são capazes de utilizar as propriedades da luz refletida com a finalidade de calcular a distância e as propriedades de objetos à sua frente. Primordialmente, o Apple Glass poderá fornecer informações relevantes a seu usuário sobre qualquer coisa que ele encarar.

Em ambas as lentes

O uso da tecnologia LIDAR também proporcionará uma outra grande vantagem em relação ao Google Glass. O óculos da Apple será capaz de exibir informações para seu usuário nas duas lentes. Atualmente, o equipamento do Google mostra as informações em apenas uma lente.

Imagens de realidade aumentada nas duas lentes .

Com toda a certeza a Apple se preocupou muito em oferecer um produto bem diferente do Google Glass e bem superior a ele. Tanto sua aparência de óculos comum, quanto a possibilidade de exibir informações nas duas lentes, conseguem esse resultado.

Além disso há um diferencial decisivo: o Apple Glass poderá ver o mundo exterior em 3D e exibir as informações sobre essas visões. O Google Glass não faz isto.

Aguardar o lançamento

Então, você está tão confiante quanto nós de que o Apple Glass será um equipamento revolucionário e excelente? Só nos resta aguardar o seu lançamento oficial.

Portanto, enquanto esperamos, que tal conhecer o último lançamento da Apple, o iPhone SE? Aproveite para ler também sobre os três modelos diferentes de iPhone 11. E ainda vale a pena saber tudo sobre o novo modelo do Google Glass.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email