Veja como baixar e onde usar o app do Windows 95

O icônico Windows 95 virou um aplicativo que você pode baixá-lo no MacOS, Windows e Linux. Saiba como!

24/09/2018 às 9:00

A vontade de reviver momentos e experiências do passado motivaram Felix Rieseberg, um jovem desenvolvedor americano, a transformar o icônico Windows 95, considerado uma das versões mais populares do Windows, em um aplicativo executável em Windows 10, MacOS e Linux. Isso mesmo, o app Windows 95 existe! 

Divulgado no dia 23 de agosto através do Twitter, o app está disponível para download no site GitHub, possui 130MB e, quando executado, consome cerca de 200MB de RAM do computador. Ou seja, uma ideia incomum, mas, super acessível. Em outras palavras, “uma ideia terrível que funciona de forma chocante”, como afirmou Reiseberg em sua conta no Twitter. 

O curioso é que várias pessoas se demonstraram interessadas por essa “terrível ideia”. Isto é, após o lançamento, o app do Windows 95 foi parar até no The Verge, um dos principais portais de tecnologia dos EUA. A própria postagem que divulga a ideia teve 7.566 retweets e 20.231 curtidas.

Isso indica que, assim como a indústria musical identificou os Vinyl Lovers (apaixonados por LPs), Felix Rieseberg descobriu um pessoal interessado em rememorar experiências com antigos sistemas operacionais. E isso não é necessariamente ruim.

Inclusive, ser nostálgico não é exclusivamente ruim, como muitos pensam. De acordo com o estudo Nostalgia fosters self-continuity: Uncovering the mechanism (social connectedness) and consequence (eudaimonic well-being),  promovido pela University de Southampton, na Inglaterra, reviver memórias deixa você mais preparado para lidar com o presente e com o futuro.

Em outras palavras, os pesquisadores que participaram do estudo acreditam que quando olhamos para o passado, temos uma compreensão melhor do “nosso eu”. Eles também afirmam que reviver algumas memórias aumenta a vitalidade e energia.

Portanto, se você acredita que relembrar o Windows 95 facilitará o seu processo de autoconhecimento, saiba como baixar e instalar o app criado por Rieseberg. Garantimos a você uma dose de energia e alguns ataques de ansiedade. Mas, nada muito grave.

Saiba como baixar e instalar o app Windows 95

  1. Clique aqui para baixar o app Windows;
  2. Procure pelo seu sistema operacional (Windows, MacOS ou Linux) e faça download do arquivo clicando em cima;

    App Windows 95.

    Para colocar o Windows 95 em outras plataformas, Rieseberg colocou o Windows 95 em um Electron.

  3. Em menos de 15 segundos, o aplicativo estará na pasta de download do seu computador, pronto para ser instalado;
  4. Clique no setup do Windows para instalá-lo; App Windows 95.
  5. Assim que o seu computador finalizar a instalação, o Windows 95 irá rodar bem como um aplicativo. Isto é, poderá ser maximizado ou minimizado;
  6. Para que o mouse funcione dentro do aplicativo Windows 95, aperte a tecla “ESC” do teclado;

    App Windows 95.

    GIF: The Verge

  7. Feito isso, hora de relembrar o que era a “informática” dos anos 1990.

O que funciona no app Windows 95?

Aplicativos como Wordpad, o discador do telefone, MS Paint e Minesweeper funcionam bem. Quer dizer, funcionam como você espera. Jogos como Doom, também. No entanto, o Internet Explorer não é totalmente funcional, pois simplesmente se recusa a carregar páginas.

Já que estamos na “vibe Microsoft”, confira o Windows Mixed Reality, um serviço da Microsoft que mescla realidade virtual com realidade aumentada.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Apps & SVAsWindows
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email