Saiba como acompanhar seu consumo de internet móvel

Descubra as formas de acompanhar o seu consumo de internet.

03/09/2018 às 9:00

Já ficou sem internet no meio do mês? No Meu Vivo Móvel é possível acompanhar, a qualquer momento, o seu consumo de internet. De modo que você não fique sem internet antes do término da sua franquia. Trazemos aqui um pequeno guia de como isso pode ser feito pelo seu app Vivo.

O que é franquia de internet?

Cada plano estabelece uma franquia, que é a quantidade de dados disponíveis para consumo. Portanto, todas as informações enviadas e recebidas na rede em seu smartphone ou tablet consomem dados do pacote. As informações podem estar em formato de fotos, vídeos, áudio e texto.

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Meu Vivo conta o seu consumo

Para controlar o consumo de internet, basta abrir o aplicativo Meu Vivo Móvel. Ou o site, se você estiver acessando de um desktop. O Meu Vivo traz a informação e, com ela, é possível calcular direitinho quanto pode gastar a cada dia.

Veja a Ivete Sangalo mostrando como usar o Meu Vivo para consultar seu consumo:

Quando você clica em “Consumo no Meu Vivo” em seu smartphone, a informação aparece desta maneira:

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Acompanhe seu consumo de internet pelo Meu Vivo.

No computador a mesma tela aparece assim:

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Também dá para acompanhar seu consumo pelo desktop.

Quais são as unidades que medem a internet?

Para medir a quantidade de dados de internet, há unidades especiais. A menor é o bit, que corresponde a um ponto. Ou seja, um hífen ou um caractere de um texto.

Portanto, oito bits fazem um byte e 1.024 bytes fazem um kilobyte. E assim sucessivamente, como você pode ver a seguir:

1 bit = Um dígito binário

  • 8 bits = 1 byte
  • 1.024 bytes = 1 kilobyte (KB)
  • 1.024 kilobytes = 1 megabyte (MB)
  • 1.024 megabytes = 1 gigabyte (GB)
  • 1.024 gigabytes = 1 terabyte (TB)

Por exemplo: se você contrata um plano de 1 gigabyte (GB) por semana, pode enviar ou receber exatamente 1.073.741.824 bytes no período. Isto é, mais de 8,5 bilhões de bits.

Confira o consumo de 11 programas e apps

Parece complicado, mas não é. Basta planejar seu consumo de internet. E, para isso, é importante saber quanto consome o programa ou app que você mais usa. Por isso, confira aqui o consumo correspondente a programas e apps mais utilizados:

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Confira quanto de internet consumem os principais apps.

WhatsApp

Neste app, 20 mensagens de texto trocadas gastam aproximadamente 10KB (0,01MB). Portanto, com fotos e mensagens de voz, dez mensagens ficam em torno de 1MB. Por isso, fizemos uma matéria que mostra como usar o WhatsApp sem consumir internet. Confira aqui!

Facebook

Para olhar postagens, carregar fotos e poucos vídeos durante 5 minutos você vai consumir por volta de 2MB.

Snapchat

Os valores variam, mas cada foto carregada costuma gastar em torno de 50KB (0,05 MB). Entretanto, cada vídeo pode chegar a 1,9MB.

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Instagram

Para carregar 20 fotos, o consumo é de cerca de 8MB. Portanto,  uma média de 400KB megas por foto.

Chrome

Depende da sofisticação da página que você for abrir. Em média, você gasta 0,7 mega por página aberta. Ou seja,  7MB a cada dez páginas.

Twitter

Usar o app por cinco minutos consome cerca de 8MB.

Mapas

O Google Maps consome 46KB por minuto. Enquanto o Waze chega a 115KB por minuto. Isso no modo Mapa, porque no modo Satélite você pode multiplicar por três esses números.

Spotify

Para ouvir sua música online o consumo é de cerca de 3MB por minuto.

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Tinder

O consumo é bem pequeno, cerca de 1KB por perfil visto.

YouTube

Depende da definição da imagem do vídeo. Portanto, na qualidade mais baixa o consumo é de 26MB a cada 15 minutos.

Para reduzir esse volume, abra o YouTube no celular e clique no ícone de sua conta, no alto à direita. Depois clique em “Configurações” e em “Gerais”. Por fim acione o botão de “Limitar Dados Móveis”, que permite alta qualidade somente com conexão Wi-Fi.

Netflix

Este app deve ser usado preferencialmente com Wi-Fi. Porque o consumo é sempre alto, mesmo em rede 4G. Aqui, o consumo varia entre 300MB/hora, na definição mais baixa. Ou 3 GB/hora em HD. Até 7GB/hora em Utra HD. Veja aqui como assistir séries sem consumir internet!

Escolha o plano perfeito

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Vivo Controle, Vivo Pós, Vivo Turbo ou Vivo Easy: veja o que é melhor para você!

Mas como garantir internet para o que você precisa? É só buscar entre as muitas opções de pacotes da Vivo a que melhor atende as suas necessidades. Por exemplo: os novos Planos Vivo Controle, com internet entre 2GB e 4GB por mês.

Quer aproveitar melhor seu plano Vivo Controle? Então, leia essa matéria! 

Ou os poderosos planos Vivo Pós, que oferecem franquias de 6 a 50GB, com possibilidade de inclusão de dependentes e muitas outras vantagens. Há também os planos pré-pagos Vivo Turbo, com opções entre 500MB e 2GB por semana. E o Vivo Easy que oferece entre 1GB e 100GB de internet. Ou seja, tem para todos os bolsos e necessidades.

Faça uma simulação

Anote mais uma dica: você pode fazer uma simulação de seu consumo a partir do uso que faz da internet. É só preencher cada quadro de acordo com seus hábitos de uso.

Mas também existe o consumo em segundo plano. Isso porque alguns programas rodam permanentemente e trocam dados entre seu celular e suas sedes. Ou seja, gastam internet de modo constante. A Opera Software, fabricante de navegadores de internet, mostra aplicativos que mais gastam sem que o usuário saiba ou queira.

App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Opera mostra quais aplicativos gastam e o usuário desconhece.

Segundo o estudo, os apps do Facebook Messenger e do Gmail foram os que mais apresentaram consumo de dados em segundo plano. Sendo que 73% dos gastos totais ocorrem sem que o usuário esteja interagindo com eles.

Em seguida, aparecem Google Drive, WhatsApp e Hangouts, com 57%, 54% e 39% respectivamente. O estudo foi feito com base nos dados de usuários de celulares com sistema Android.

Como diminuir seu consumo

Interessado em economizar consumo de dados? Te mostramos como:

  1. Desative o que não usa frequentemente. Vá em “Ajustes” ou “Configurações”, abra a lista de aplicativos e faça uma análise de cada um. Por exemplo: você precisa mesmo receber notificações daquele app que quase não usa? Não é melhor desativar isso?
  2. Quer instalar um app novo? Faça isso quando houver uma rede Wi-Fi disponível.
  3. O mesmo vale para atualizações de apps. O ideal é fazer os downloads dessas atualizações quando houver rede Wi-Fi disponível.
  4. Conversar usando pouco dados? Apenas por texto. Por isso, evite, no WhatsApp ou Facebook, o uso de vídeos e áudio. Eles são mais pesados. E sugira o mesmo aos seus amigos, para que você também não receba muitos dados.
  5. Quer assistir vídeos? Lembre-se que para economizar dados o bom é assistir quando tem Wi-Fi.
  6. E os smartphones com sistema operacional Android tem uma ferramenta que diz até qual o consumo de cada aplicativo. É só abrir Configurações > Conexões > Uso de Dados > Uso de Dados Móveis. Você verá uma longa lista como esta:
App Vivo mostra como controlar consumo de internet móvel.

Escolhas os apps que quer colocar em segundo plano.

Se você clicar sobre cada aplicativo, poderá restringir o uso de dados em segundo plano.

No sistema iOS dos iPhones não tem essa ferramenta. Para controlar consumo de dados nele é necessário baixar o programa My Data Manager, que é bem informativo e fácil de usa.

E para finalizar, não esqueça de baixar o app Meu Vivo Móvel. Acompanhe seu consumo de internet por lá!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email