Hospedagem econômica: app para alugar casas e apartamentos temporariamente

Além de ser mais barata, essa alternativa à hospedagem tradicional proporciona ao viajante o contato com a rotina dos moradores locais.

24/10/2018 às 17:00

O valor dedicado à hospedagem corresponde a uma parte significativa do custo de qualquer viagem, seja ela curta ou longa, a trabalho ou lazer. Tão significativa que, por vezes, as pessoas abrem mão de conhecer novos lugares somente para evitar o gasto estrondoso que geralmente é dedicado a essa necessidade.

No entanto, com os novos modelos de negócio oportunizados pela tecnologia mobile, não é mais tão complicado encontrar um lugar decente para descansar depois das longas caminhadas que as viagens exigem. Prova disso são os aluguéis temporários de casas ou apartamentos, sem burocracia, mediados por aplicativos.

Conheça opções de app para alugar casas.

Na maioria dos casos, além de ser mais barata, essa alternativa à hospedagem tradicional propicia uma viagem mais autêntica ao viajante, na medida que ele(a) entre em contato com a rotina de moradores locais.

Abaixo, você confere três apps para alugar casas ou apartamentos que vão baratear o planejamento da sua viagem. Todos rodam em Android e iOS e são relativamente populares entre os viajantes “de carteirinha”.

3. AlugueTemporada & HomeAway

Download Android | iOS | Web
Tamanho: 36 MB
Idiomas: Português (BR)
Formas de pagamento: varia de acordo com país e anfitrião.

Em terceiro lugar na lista de apps para alugar casas, o AlugueTemporada, também conhecido como HomeAway. O app faz parte da família HomeAway, líder mundial em aluguel por temporada. Até então, foram mais de dois milhões de viajantes brasileiros por mês e mais de 44 milhões de viajantes em todo o mundo. Com mais de um milhão de imóveis em 190 países.

AlugueTemporada & HomeAway, um app para alugar casas.

2. Couchsurfing

Download Android | iOS | Web
Tamanho: 35 MB
Idiomas: Português (BR)
Formas de pagamento: varia de acordo com país e anfitrião

O segundo lugar fica com o Couchsurfing, serviço que possivelmente inspirou o Airbnb. Isso porque começou em 2004 como um pequeno projeto de paixão dos fundadores Casey Fenton, Daniel Hoffer, Sebastian Le Tuan e Leonardo Bassani da Silveira. Atualmente, são mais de 12 milhões de entusiastas de viagem que usam o Couchsurfing em mais de 230 mil cidades no mundo.

Couchsurfing, um app para alugar casas

1. Airbnb

Download Android | iOS | Web
Tamanho: 265 MB
Idiomas: Português (BR)
Formas de pagamento: varia de acordo com país e anfitrião.

O primeiro lugar fica com o app para alugar casas mais famosos desse novo modelo de negócios, o Airbnb. A empresa irlandesa, criada em 2008 pelos estudantes Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia, já contabilizou em torno de quatro milhões de aluguéis de temporada em mais de 191 países.

Airbnb, um app para alugar casas.

Bom, agora que você escolheu o aplicativo que melhor representa você, e seu cenário financeiro atual, hora de procurar por casas ou apartamentos que: sejam bem localizados, confortáveis, com boa avaliação no aplicativo e, por fim, que cobrem um preço acessível.

Isto é, você precisa encontrar um lugar que seja bem localizado, confortável, com uma boa avaliação no aplicativo e, por fim, com um preço acessível – a partir da sua realidade. Quase impossível? Sim. É por esse motivo que você deverá abrir mão de um dos pontos acima citados ou precisará fazer compensações. Calma, vamos explicar.

Digamos que você escolheu uma casa super confortável, bem avaliada e, o melhor, por uma diária acessível. No entanto, a localização não é tão boa: a casa está distante dos principais pontos turísticos da cidade. Pois bem, hora de abrir o Google Maps e considerar as seguintes alternativas:

  • Se há transporte público perto da casa;
  • Se Uber, Cabify ou 99 chegam até lá;
  • Se existe a possibilidade de caminhar até os pontos turísticos;
  • Se existe a possibilidade de alugar bikes, afinal, apps de compartilhamento de bikes começaram a ganhar espaço em grandes centros urbanos do mundo.

Benefícios de ser anfitrião de app para alugar casas e apartamento?

Em todos os aplicativos citados acima, além de alugar uma casa ou apartamento, o viajante pode se tornar anfitrião. Isso quer dizer que, se você possui um quarto disponível, pode se cadastrar no Airbnb, Couchsurfing ou Home Away e faturar uma “grana” extra com o aluguel temporário do espaço. O mesmo vale para quem é dono de várias propriedades. Ou seja, se você possui um apartamento ou casa além da sua, pode colocar o local à disposição de viajantes.

Agora que você já sabe onde se hospedar, saiba quais aplicativos colocam você em contato com diferentes pessoas ao viajar sozinho.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Apps & SVAsUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email