Elegemos os 4 melhores apps para a melhor idade

Cresce o número de celulares entre os idosos. Conheça os aplicativos que contribuem para a melhoria do cotidiano de quem está na terceira idade.

03/12/2018 às 9:00

Tire um momento para pensar. Diariamente, quantas pessoas da terceira idade você vê mexendo em um smartphone? Muitas, até porque é fato que o uso de celulares entre a população idosa só aumenta nos últimos anos.

Só para se ter uma ideia, segundo estudo recente, até 2015 pelo menos 56% dos brasileiros com mais de 60 anos possuía um aparelho celular. E esse número só vem triplicando desde 2005.

Ou seja, o uso dos smartphones já é uma realidade no cotidiano da população idosa. No entanto, ainda assim, o aparelho ainda é um mistério para muitos. Isso por que é difícil se adaptar às novas tecnologias.

App idosos: elegemos os 4 melhores aplicativos para a melhor idade

Mais e mais idosos estão aprendendo a mexer no celular. E isso é incrível!

Pensando nisso, um grupo nos EUA desenvolveu o app Papa, que ajuda os mais velhos a encontrar “netinhos” sob demanda para ajuda-los nos mais variados momentos. Inclusive a aprender a mexer no celular. Desse modo, os idosos podem usar o app para reservar tempo com estudantes universitários que os ajudem nas tarefas do dia a dia.

E esse é apenas um exemplo de como os aplicativos podem auxiliar a terceira idade na integração com a sociedade e com a tecnologia. Aliás, existem apps desenvolvidos especialmente para os idosos, você sabia?

São aplicativos que atuam como aliados na rotina da terceira idade, resolvendo problemas de acessibilidade, trazendo diversão, entretenimento e qualidade de vida.

Ficou curioso? A seguir, indicamos os melhores apps para a melhor idade aproveitar ao máximo seus smartphones!

4. Aprendendo tudo sobre Android com o iDoso

Usar iPhone pode ser uma experiência universal, independente do aparelho. No entanto, no caso do Android as coisas podem ser um pouquinho mais complicadas. Afinal, o sistema operacional costuma diferir consideravelmente entre um smartphone e outro.

Buscando padronizar esse uso para quem não está acostumado a usar o smartphone ou possui limitações de visão, existe o app iDosos.

App idosos: elegemos os 4 melhores aplicativos para a melhor idade

O iDosos ensina por tutorial o mais básico do uso de smartphones.

Funcionando como um tutorial interativo, a ferramenta ensina sobre as funções básicas de um smartphone. Para tanto, o app usa emojis para ensinar a fazer ligações, escrever mensagens e gerenciar os alarmes do celular.

Desse modo, é possível aprender de maneira didática e intuitiva as funções principais do aparelho. O app repete o tutorial quantas vezes forem necessárias, até que o usuário se sinta seguro.

Além disso, o iDosos dispõe de narração em áudio para o passo a passo, o que é excelente no quesito acessibilidade. Você pode encontrar o app iDosos na Google Play.

3. App idosos: curtindo músicas com a Rádio Saudade

Para os que já chegaram à terceira idade, é difícil se sentir inserido no que a indústria musical dita como tendência atualmente. Nesse sentido, ter um canal apenas com aqueles clássicos mais amados de antigamente, faz toda a diferença.

Pensando nisso é que foi desenvolvido o app Rádio Saudade. A plataforma é totalmente voltada para os que sentem falta das músicas que embalaram sua juventude e querem reviver esses momentos.

App idosos: elegemos os 4 melhores aplicativos para a melhor idade

Só as músicas mais queridas na Rádio Saudade.

De uso fácil e intuitivo, o app oferece 53 opções de estações de rádio especializadas nas músicas dos anos 50, 60 e 70. Assim, do rock até o blues, das baladinhas até as mais dançantes, é possível encontrar de tudo da época dourada da música.

O app é totalmente gratuito e está disponível para Android e iPhone.

2. Melhorando a acessibilidade com o Phonotto

Um dos maiores entraves no uso de celulares por idosos é lidar com a acessibilidade reduzida dos aparelhos. Fonte pequenas, menus pouco práticos e ausência de botões de comando são alguns dos problemas relatados.

No entanto, é possível contornar essa situação com apps que melhoram a acessibilidade dos smartphones. É o caso do Phonotto.

App idosos: elegemos os 4 melhores aplicativos para a melhor idade.

Acessibilidade com o Phonotto.

Disponível apenas para Android, o Phonotto facilita a vida do idoso no manuseio do celular.Com a ferramenta, é possível maximizar fontes e ícones, além de aplicar cores chamativas para facilitar a memorização.  

Desse modo, se torna muito mais simples usar o celular. Com tudo maior e mais colorido, o uso do aparelho se torna intuitivo e bem menos estressante para a terceira idade.

1 . Socorro imediato com o Red Panic Button

Alguns aplicativos melhoram a vida, e isso é ótimo. Esse, no entanto, pode salvar vidas.

Estamos falando do Red Panic Button, um app que permite pedir socorro em emergências. Para usar, basta apertar botão vermelho no meio da tela. Assim que é acionado, o app envia um pedido de ajuda via Twitter, SMS e e-mail.

App idosos: elegemos os 4 melhores aplicativos para a melhor idade.

O botão vermelho pode salvar vidas!

Para usar, você só precisa baixar no site, que disponibiliza o app para Android e iOS. Ao instalar o aplicativo, você define um número de pânico e o conecta ao Google Maps.

Assim, caso o botão de pânico seja acionado, a mensagem de ajuda é disparada e a pessoa pode ser facilmente encontrada e socorrida por conta das coordenadas de GPS.

Concluindo…

Ano após ano, os idosos estão cada vez mais conectados e inseridos no mundo da tecnologia. Para acompanhar esse crescimento de demanda e tornar a experiência desse público ainda melhor, novos apps surgem para facilitar.

Falando nisso, você sabia que robôs que cuidam de idosos já são uma realidade? Leia o artigo e saiba mais. E continue com a gente para mais novidades!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TecnologiaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email