App de segurança: 5 opções ajudam a combater a violência

Fuja do perigo! Busque informações de roubo e encontre parceiros para trajetos de alto risco com apoio da tecnologia.

05/03/2018 às 12:20

Muito além das redes sociais e dos jogos, o mundo dos aplicativos além de entreter também ajuda a combater o perigo. Algumas iniciativas e opções de app de segurança mostram que a tecnologia já auxilia em situações de violência, roubo e alertas de riscos.

1.   Alertas em tempo real

Para ajudar a população, um grupo de cidadãos, de forma voluntária, lançou o app de segurança Onde Tem Tiroteio. Conhecido como OTT, o aplicativo alerta em tempo real os locais onde estão ocorrendo confrontos, assaltos e arrastões. A proposta baseia-se na segurança de cidadão para cidadão. Ou seja, o usuário atualiza o status de segurança ao seu redor, assim que toma conhecimento de um ato violento. Disponível para Android e iOS.

Print de telas do OTT, app de segurança

2.   Mapeamento de áreas de risco

O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que tem o objetivo de registrar a incidência de tiroteios. O app já registrou mais de 680 tiroteios e disparos no primeiro mês de 2018, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o mapeamento, a ideia é ajudar a aprofundar o debate sobre segurança pública. Além disso, permite que qualquer pessoa compartilhe dados toda vez que presencia ou escuta um tiroteio. Disponível para Android e iOS.

Print de telas do app de segurança Fogo Cruzado

3.   Para recuperar carros roubados

O Auto Alerta tem como objetivo auxiliar na recuperação de automóveis furtados ou roubados. Após ter o carro roubado, basta fazer um alerta através do app de segurança. A partir desse alerta, todos os usuários são notificados sobre o ocorrido. Caso o automóvel seja visto circulando em algum lugar, também é possível registrar a informação. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Print de telas do app de segurança Auto Alerta

4.   App de segurança empoderado

Disponível para Android e iOS, o 3Marias surgiu com a proposta de união entre mulheres para que, juntas, façam seus trajetos a pé sem tanta preocupação. A ideia é que o app de segurança conecte quem faz o mesmo percurso. De fácil uso, basta selecionar origem, destino e horário que deseja uma carona a pé. A partir desse cadastro, a usuária recebe notificações do app de segurança listando o nome de outras mulheres que estão indo pelo mesmo caminho. Há também um chat para marcar pontos de encontro. O 3Marias está entre os vencedores da Campus Party 2018.

Print de telas do app de segurança 3Marias

5.   Sinaliza locais violentos

O Onde Fui Roubado é uma plataforma social colaborativa que mapeia roubos, furtos e outros crimes no Brasil. Todos os registros são sinalizados em um mapa, gerando assim dados públicos, que indicam as áreas de criminalidade. Para usar, basta selecionar a cidade para consultar um mapa que aponta os perigos de cada local. Também permite filtrar os resultados por data e buscar um endereço específico. Disponível para Android e iOS.

Print de telas do app de segurança Onde Fui Roubado

Leitura complementar recomendada: Seguro Celular Vivo

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email