3 aplicativos solidários para ajudar até pelo celular

Do chamado Tinder da reciclagem à possibilidade de enxergar por um cego. Conheça, baixe e faça parte destas correntes do bem.

15/03/2018 às 12:40

Você quer ajudar alguém, sonha em contribuir para o mundo, mas não sabe como? Ou anda sem tempo? A transformação digital pode driblar esses e outros tantos empecilhos para que finalmente a ideia de ser mais altruísta seja riscada da sua lista de metas. Existem aplicativos solidários que ajudam de diversas formas.

Entre os mais populares do momento, estão três opções bem fáceis de usar. Baixe e comece a fazer parte de projetos incríveis agora mesmo!

1. Tinder dos catadores: sustentável, inclusivo e premiadíssimo

Criado por Breno Castro Alves, o Cataki foi lançado em abril de 2017. Conhecido como Tinder dos catadores, o dispositivo está entre os aplicativos solidários mais reconhecidos do mundo. Em 2018, o Cataki voou até a sede da Unesco, em Paris, para receber Netexplo, prêmio concedido a projetos de tecnologia com maior impacto social e nos negócios.

O app conecta catadores de lixo à pessoas e/ou empresas que querem descartar resíduos recicláveis de forma correta. Como funciona? Os catadores se cadastram ou podem ser cadastrados por alguém em um banco de dados. A partir daí, recebem ligações dos usuários do app que têm objetos para descarte.

Se você fizer um perfil, terá acesso aos catadores mais próximo e, pelo aplicativo mesmo, irá combinar o horário e o local da coleta, além do valor de pagamento. Funciona em todo o Brasil e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

2. Sobrou tijolo, areia, cimento? Ajude a construir o sonho de alguém

Se você já fez obra na sua casa, sabe bem que sempre sobra meia dúzia de lajotas, uma lâmpada, aquele restinho de areia ou cimento. E, muitas vezes, acaba tudo indo embora em uma caçamba de lixo. Mas esse material de construção que parece descartável pode ajudar o próximo.

Entre os melhores aplicativos solitários brasileiros está o Obra Solidária. A proposta do app é conectar doadores de material de construção – aquele que sobrou – à pessoas que precisam.

Classificado com cinco estrelas, nota máxima nas lojas de aplicativos, o Obra Solidária está disponível para Android e iOS.

3. Seja os olhos de quem não enxerga

Que tal “emprestar” seus olhos para alguém que não enxerga? Entre os mais novos aplicativos solidários no país, o Be My Eyes (em português, seja os meus olhos) chegou ao Brasil no final de 2017 e a propõe exatamente isso.

É tudo muito simples! Você faz um cadastro, e quando algum cego precisa de ajuda para ler um rótulo de qualquer produto, por exemplo, ele faz contato pelo app.

Por aqui, o Be My Eyes, apesar do nome na língua estrangeira, funciona todinho em português. E, se você também fala inglês, além de ajudar cegos brasileiros, também pode se disponibilizar para ajudar estrangeiros. Disponível para Android e iOS, o app é gratuito.

Gostou desse conteúdo? Adora uma novidade sobre aplicativos? Então continue navegando aqui no Vivo Tech para conferir conhecer mais apps, e ler sobre diversos assuntos relacionados à transformação digital. Ah, aproveita e compartilha tudo com os amigos, principalmente, a ideia de abraçar uma causa.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email