Aplicativos que ajudam você a lidar com suas emoções

Apps como Cíngulo e Calm oferecem exercícios de respiração e auto reflexão para você enfrentar as exigências e tarefas do dia a dia com mais facilidade.

31/01/2018 às 15:18

O tempo de respirar bem fundo e refletir sobre o nosso comportamento e o que estamos sentindo está cada vez mais escasso. Muito por conta da maneira descomedida que nos relacionamos com a tecnologia – em especial, com o smartphoneE à medida que nos distanciamos da avaliação crítica do nosso comportamento, nos aproximamos do desequilíbrio, dos conflitos que poderiam ser evitados e, a longo prazo, do estresse e exaustão.

Só que ao contrário do que possa parecer, a solução para esse cenário não está em provocar o distanciamento completo da tecnologia, mas, sim, em utilizá-la de forma sensata e apropriar-se das suas aplicações para gerar momentos de autoavaliação. Aplicativos são bons exemplos disso.

Certamente você tem uma lista enorme de apps no seu smartphone. Um para escutar música, outro para controlar sua alimentação e três dedicados a gerir  sua agenda de compromissos semanais. Todos auxiliam você no trabalho ou em momentos (raros) de lazer, correto? Mas nenhum ajuda você a parar em meio ao caos, respirar e refletir sobre suas ações ou emoções.

Hora de mudar essa situação. Abaixo, seguem duas ótimas opções de aplicativos que ajudam você a lidar com suas emoções:

Cíngulo, um app brasileiro de autoterapia

Download para Android | iOS

Você já ouviu falar sobre autoterapia? Se sim, vá direto ao segundo parágrafo. Caso contrário, a autoterapia é um conjunto de técnicas indicadas para quem tem problemas leves a serem resolvidos, como desânimo, solidão, problemas com autoestima, ansiedade, estresse etc. Ou para pessoas que, apesar de sofrerem com questões emocionais, não encontram tempo para buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

O Cíngulo é um aplicativo pago (mas com várias funcionalidades gratuitas) que segue as técnicas da autoterapia para oferecer alguns minutos de reflexão através de textos curtos, vídeos e áudios. Ao contrário de apps por aí, o conteúdo e os procedimentos foram baseados em diversos estudos científicos, realizados ao longo de dez anos. Isto é, ele é um aplicativo que foi construído e testado por pessoas da área da saúde e, por ser eficiente, já está sendo utilizado como complemento às sessões tradicionais de terapia.

Conforme as palavras do Dr. Gustavo Ottoni, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, no Cíngulo as pessoas são incentivadas a  lidarem “sozinhas” com suas questões. “Diferente da autoajuda como conhecemos, o aplicativo oferece soluções práticas”, afirma ao site StartBe. Vamos conhecer melhor o aplicativo?

Ao se cadastrar, você realiza um teste para receber uma interpretação bem completa e detalhada da sua personalidade, com identificação dos seus pontos fortes e fracos e, em seguida, ganha o acesso às sessões (bem como se fossem sessões de terapia) e a seguinte tela:

print da tela do aplicativo cíngulo

Imagem: divulgação

Segundo a imagem acima, você pode iniciar uma sessão, conferir suas técnicas favoritas, preencher um diário emocional, verificar sua evolução emocional, ter uma visão completa de todas as sessões disponíveis (pagas e gratuitas) e, o mais interessante, tem à sua disposição uma funcionalidade chamada SOS emocional.

O que é SOS emocional?

Uma das poucas certezas da vida é a de que todo mundo tem dias bons e ruins. E que entre essas condições existe uma variação grande de sentimentos como ansiedade, estresse, irritação, abalo, insegurança etc. Na área SOS emocional, você indica o que está sentindo e o aplicativo oferece a você uma sequência de técnicas para mudar a situação. Dessa forma, você volta ao seu estado “normal” e ainda testa sua habilidade de autocontrole e equilíbrio.

print da tela do SOS emocional do aplicativo cíngulo

Imagem: divulgação.

As técnicas do SOS emocional costumam variar conforme o sentimento que você está vivenciando e podem levar de 3 a 23 minutos. Portanto, prepare-se para se distanciar um pouco da loucura do dia a dia e se concentrar em você e na sua saúde mental.

Tá, e é fácil de navegar no Cíngulo?

O aplicativo não é muito intuitivo. Às vezes a navegação parece confusa e é difícil voltar para o menu inicial. Mas há muito conteúdo interessante e funcionalidades incríveis que ajudarão você a priorizar o seu bem-estar. Inclusive, dá para perceber que a navegação se torna truncada por conta do volume de material disponível, o que torna o problema de navegação menos dominante.

Intuitivo ou não, vale a pena conhecer o Cíngulo e apostar na chance de ter uma vida mais equilibrada e consciente.

Informações extras:

Versão gratuita:

  • Faz o teste de personalidade;
  • Passa pelas primeiras sessões;
  • Acessa vídeos, áudios e exercícios;
  • Registra tudo no Diário Emocional;

Versão paga:

  • Além de todas as opções acima, você:
  • Acessa TODAS as sessões, áudios e vídeos;
  • Recebe novidades a cada semana;
  • Acessa o quadro Resposta do Especialista;

Para mais informações, assista ao vídeo:

Calm, perfeito para controlar a respiração

Versão Web | iOS | Android

Antes de mais nada, o Calm é um aplicativo pago (com alguns conteúdos gratuitos) e em inglês, portanto, se você não conhece muito bem a língua, procure por outra opção. Agora, se você gosta de treinar o que sabe através de  ferramentas digitais, vamos em frente.

O Calm é mais popular que o Cíngulo por possuir uma abordagem mais prática, digamos assim – menos vinculada à psicoterapia. Ao acessá-lo, você vai definir um objetivo que varia entre meditação, descanso e relaxamento, e a partir disso terá acesso a uma área que, ao contrário do Cíngulo, é bastante intuitiva.  

print da tela do aplicativo Calm

Imagem: divulgação

Na opção “Music”, você tem acesso a várias listas com músicas que variam conforme o seu objetivo. Você pode escolher melodias que ajudarão você a relaxar, bem como uma lista de sons para embalar o seu sono. Vale identificar a necessidade e confiar no aplicativo. Já na opção “Meditate”, há vários exercícios guiados. Você pode escolher uma sessão de meditação guiada gratuita, chamada “7 Days of Calm”, ou pode optar por um exercício de respiração conhecido como “Breathe”. Por último, mas não menos importante, a área “Sleep” promete induzir seu sono com histórias envolventes, capazes de fazer você descansar de forma profunda e, o mais importante, natural. Alguns conteúdos são restritos aos assinantes, mas há opções gratuitas.

Entenda melhor assistindo ao vídeo:

Não gostou de nenhum dos apps acima citado? Confira outras opções clicando aqui.


Fonte: StartSe e Play Store

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AndroidaplicativoiOS
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email