Aplicativo para pagar contas: conheça as opções

Que tal ser mais eficiente e escolher um aplicativo para pagar contas usando apenas o smartphone?

02/01/2020 às 9:00

Pagar contas é uma parte inevitável de nossas rotinas mensais, não é mesmo? Aliás, nunca é agradável. Entretanto, já foi bem mais difícil: lembra do tempo em que se precisava ir a uma agência bancária e enfrentar filas quilométricas? Com a tecnologia e – principalmente – os celulares, já é possível pagar contas a qualquer hora. E, igualmente, de qualquer lugar. Afinal, para isso basta um simples aplicativo para pagar contas.

Apps dos bancos

Para começar, existem os apps dos próprios bancos. O aplicativo para pagar contas varia, entretanto, de banco para banco, cada um tem suas próprias características. Então, é só instalar o app de sua instituição financeira no celular e ver como funciona. Todos os apps bancários permitem visualizar saldos, fazer transferências, pagar contas e agendar pagamentos.

Todavia, a pessoa pode não ter conta bancária. Ou ainda preferir fazer seus pagamentos independentemente de seu banco. Para isso, existe o aplicativo para pagar contas. Vamos conhecer alguns deles?

Aplicativo para pagar contas PicPay

O PicPay funciona primeiramente como uma espécie de rede entre você e outras pessoas e empresas. Ele serve dessa maneira para pagamentos e transferências de dinheiro entre esses membros da rede social. Cada membro tem um perfil na rede do PìcPay. Assim, para fazer um pagamento ou transferência é só localizar o perfil e digitar o valor.

PicPay é um aplicativo para pagar contas.
O PicPay é muito prático de usar.

Afinal, tudo é grátis para pagamentos sem fins comerciais (como o feito, por exemplo, a um amigo por um empréstimo). Porém, lojistas que receberem via PicPay pagam uma taxa. O usuário vincula seu cartão de crédito à sua conta e ele será então usado para pagamentos.

Os pagamentos podem ser feitos via cartão de crédito, boleto, transferência ou ainda depósito bancário. Todavia, há ainda mais: o PicPay oferece o chamado cashback (dinheiro de volta) nos pagamentos. Todavia, é bem simples e prático. Baixe e instale se você tem um smartphone com Android ou um iPhone.

Aplicativo para pagar contas Iti

O Itaú também entrou de fato na onda do aplicativo para pagar contas e lançou o Iti. Da mesma forma que o PicPay, ele se apresenta como ferramenta para transferência de valores entre pessoas. Aliás, não precisa ser cliente do Itaú ou ter conta bancária, basta um cartão de crédito. Por outro lado, é possível criar uma carteira virtual transferindo valores de uma conta para o Iti.

Os pagamentos e transferências são dessa forma fáceis de fazer. O Iti, entretanto, está dando um novo passo e entrando nas vendas a varejo. Já é possível pagar compras com o Iti em vários estabelecimentos. Isso pode ser feito do celular do usuário direto para o celular do vendedor ou do celular para uma maquininha de cartões, sempre por meio de códigos QR. É, aliás, bem seguro. Veja no YouTube vários tutoriais sobre como usar o Iti:

Aplicativo para pagar contas RecargaPay

Esse, certamente, é um dos mais baixados e usados no país. E com méritos, porque o RecargaPay apresenta diversas utilidades. Sua função principal – como o nome diz – foi a compra de recargas de celular, mas isso está diminuindo porque muitas pessoas migram atualmente para o pós-pago. Agora, o app é usado para um grande número de pagamentos.

RecargaPay é um aplicativo para pagar contas.
RecargaPay paga todo tipo de contas pelo celular.

Com o RecargaPay dá, portanto, para pagar as contas de água, luz, gás, internet, telefone. Em suma, todos os tipos de boletos bancários, são mais de mil no total. Além disso, com esse app se paga recarga do transporte público em cidades de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Os pagamentos podem ser feitos via cartão de crédito, boleto, transferência ou ainda depósito bancário. Todavia, há ainda mais: o RecargaPay oferece o chamado cashback (dinheiro de volta) em todos os pagamentos.

Interessado? Baixe o app em seu telefone com Android ou seu iPhone.

Aplicativo para pagar contas do Google

O sistema do Google é excelente, mas só funciona em telefones top de linha. Ou seja, os smartphones devem ter instalada a tecnologia NFC, que permite pagamentos por aproximação.

Se o seu smartphone com Android tem NFC, então você pode baixar o aplicativo para pagamento de contas do Google aqui. O uso é igualmente fácil, e quase todas as maquininhas de cartão em uso no país funcionam com pagamentos por aproximação.

Aplicativo para pagar contas da Apple

Para o Apple Pay é um pouco mais simples, já que todos iPhones a partir do iPhone 6 saem de fábrica com NFC. Dessa maneira, se você tiver um telefone desses, é só começar a usar, pois a carteira virtual do Apple Pay também faz parte do iOS instalado.

Apple Pay é um aplicativo para pagar contas.
Apple Pay já vem pré-instalado no iPhone.

Basta tocar em “Ajustes” e depois em “Wallet e Apple Pay”. Aí é só cadastrar os cartões que você desejar e começar a fazer pagamentos por aproximação com o app.

Gostou de conhecer as opções de aplicativo para pagar contas pelo celular? Aliás, você pode estar pensando em escolher um banco digital. Temos um artigo que vai auxiliá-lo. E, afinal, o que você acha de usar um app para ajudá-lo a controlar suas finanças pessoais? Até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Tecnologiatelefonia móvel
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email