Aplicativo espião: saiba como detectar e apagar do seu celular

Um aplicativo espião pode roubar seus dados. Por isso, veja como saber se o seu celular foi invadido e o que deve ser feito para resolver o problema!

20/02/2019 às 17:00

Já ouviu falar em aplicativo espião? Como o nome já diz, trata-se de uma plataforma que é instalada em seu celular sem você perceber. Dessa maneira, é capaz de ter acesso a dados importantes e pessoais. É como se fosse um malware que pode invadir seu smartphone e “roubar” informações, como senhas de banco, acesso às contas de redes sociais e muito mais.

Aplicativo espião rouba seus dados e invade sua privacidade.

Um aplicativo espião pode invadir o seu smartphone e afetar seus dados.

Por isso, é fundamental ficar de olho nesse tipo de ameaça. Inclusive, esses apps não ficam disponíveis em lojas oficiais, nem têm seus nomes largamente conhecidos. Eles, geralmente, são baixados em sites aleatórios ou em plataformas não autorizadas. Na maioria das vezes, você nem percebe que eles foram instalados no seu aparelho.

Um dos espiões mais comuns está relacionado às suas conversas no WhatsApp. Há ferramentas que conseguem clonar a sua conta no aplicativo, só que em outros aparelhos. Ou seja, uma total invasão de privacidade!

Daí a importância de se proteger! Quer saber como? Te mostramos a seguir como detectar e evitar a presença de um aplicativo espião no seu celular.

Confira 5 dicas para se livrar de programas espiões no celular ou computador

Veja a lista de apps

Vá até “Ajustes”, no caso de iPhones, ou em “Configurações”, se o seu celular tiver o sistema operacional Android, para verificar a lista de aplicativos instalados no seu celular. Essa análise manual pode ser uma boa forma de detectar se há algo estranho.

Aplicativo espião infiltra-se no seu celular silenciosamente.

Verifique se há algum nome estranho na sua lista de aplicativos.

Analise os programas que você instalou e apague imediatamente caso detecte alguma plataforma suspeita. Muitas vezes, no entanto, esses apps não aparecem assim tão facilmente, o que dificulta o trabalho. Mas há outras maneiras de descobrir e driblar o problema (veja a seguir).

Aplicativo espião: proteja-se!

Uma forma simples e eficaz de evitar o problema é instalar um aplicativo próprio para detectar e combater esse tipo de invasão. A plataforma se chama Hidden Apps e está disponível para celulares com sistema operacional Android.

Funciona assim: você instala o app e em poucos segundos ele te dará uma lista com os programas que estão ocultos no seu celular. Em seguida, é possível usar a própria plataforma para desinstalá-los. Alguns programas, no entanto, não saem assim tão fácil do celular. Por isso, muitas vezes é necessário restaurar o dispositivo.

Use aplicativos para localizar se há aplicativo espião no seu celular.

App é capaz de detectar a presença de um aplicativo espião no seu celular Android.

Caso precise fazer esse processo, tanto em celulares Android quanto em iOS, é essencial fazer um backup antes. Isso porque resetar o aparelho implica perder todos os dados que estavam nele. Portanto, não esqueça!

Ações do dia a dia

Também há maneiras mais simples e corriqueiras de detectar se o seu celular foi invadido. O gasto fora do comum de bateria é um deles. Se você usou o aparelho com a mesma intensidade do que os dias anteriores, mas notou que a carga tem diminuído cada vez mais, pode ser um forte indício.

Ao ter instalado um aplicativo espião no seu smartphone, haverá consumo incomum de Internet e bateria.

Fique de olho em situações estranhas, como celular que esquenta em excesso ou consumo incomum dos dados móveis.

Outra forma de medir é o consumo de Internet. Caso tenha desconfiado, veja se há alguma alteração ou oscilação grande no uso de dados. Isso pode indicar a presença de um aplicativo espião no aparelho. Por fim, note se o celular fica quente mesmo quando você não está usando. Pode ser uma pista importante.

Caso detecte qualquer problema, é fundamental tomar uma atitude imediata: trocar a senha das contas de e-mail, Internet banking e também das suas redes sociais. Tal medida ajuda a proteger seus dados nesses casos.

Mais uma dica essencial: atualize sempre o seu sistema operacional. Isso é importante, pois as versões antigas deixam o seu smartphone mais vulnerável.

Como os espiões chegam até você

Isso pode ocorrer pela ação de hackers ou então se alguém tiver a sua senha. Aliás, trata-se de uma situação recorrente entre casais. No entanto, em todos os casos, é uma invasão de privacidade capaz de colocar os seus dados em risco. Por isso, é fundamental redobrar a atenção e colocar em prática essas medidas combativas!

Aplicativos espiões podem roubar dados importantes, como senhas bancárias.

Proteja-se dos apps espiões!

E aí, o que achou da reportagem? Não custa nada avaliar agora mesmo a sua lista de apps para verificar se não há nada estranho! Aliás, ainda nessa pegada, fizemos recentemente uma reportagem sobre como se defender do app capaz de clonar o seu WhatsApp.

Inclusive, antes de ir, uma boa dica é passear pela nossa editoria de Utilidades para encontrar mais conteúdos semelhantes. Obrigada pela companhia e boas leituras!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
aplicativoUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email