Aplicativo do INSS: conheça a plataforma e evite filas

Saiba como funciona o aplicativo do INSS e quais solicitações você pode fazer pela plataforma para garantir um atendimento mais rápido e simples!

26/02/2019 às 9:00

O aplicativo do INSS chegou para facilitar a vida de muita gente que ficava por horas e horas nas filas para resolver algum problema ou ter acesso aos serviços oferecidos. A ferramenta foi batizada de Meu INSS, está prestes a completar um ano (em fevereiro) e pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular.

Aplicativo do INSS oferece recursos com soluções para você.

O aplicativo do INSS conta com diversas funções que facilitam o dia a dia.

Os dados sobre o histórico profissional ficam disponíveis na plataforma e podem ser consultados a qualquer momento, o que facilita a busca por informações. Dessa forma, itens como contribuições previdenciárias e períodos de trabalho são acessados facilmente.

Além disso, é possível utilizar a ferramenta para fazer consultas e agendamentos de perícia médica. Você também pode usar o app para dar entrada em pedidos de benefícios do INSS. Interessante, não é? Veja como o Meu INSS funciona e como usá-lo no dia a dia.

Aplicativo do INSS oferece soluções práticas que podem ser acessadas de sua casa.

O aplicativo do INSS permite resolver diversas pendências sem sair de casa.

O que encontrar no aplicativo do INSS

Disponível para Android e também para iOS, o app oferece diversos serviços interessantes. Assim, não há necessidade de ir até um posto físico. Tal adoção contribuiu para diminuir as filas tão recorrentes nesses locais. Mas o que é possível fazer pelo app? Te mostramos a seguir.

Aplicativo do INSS contém menu com opções variadas para suas demandas.

O menu de solicitações é bastante completo.

Aposentadorias urbanas

Uma das opções disponíveis é o serviço de “Aposentadorias Urbanas”. Você deve escolher este botão se deseja saber como anda o seu processo. Assim, há duas opções quando você toca no ícone: “Aposentadoria por Idade Urbana”, que informa se o seu pedido pode ser concedido automaticamente, e “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”.

Nesse caso, o sistema indica se o benefício pode ser concedido a distância. Nas duas opções, quando não é possível solucionar pelo app, a plataforma manda um aviso sugerindo o agendamento em uma agência do INSS.

Extrato Previdenciário (CNIS)

Esse pedido é um dos mais recorrentes no INSS e, assim, uma das grandes causas das filas nas agências. Com o app, é possível consultar todo o histórico do trabalhador que ainda está na ativa. Você pode ser empregado ou não, ou seja, sem restrições nesse sentido.

Além de poder ter o histórico em mãos facilmente, a ferramenta ainda permite um acompanhamento mensal dos depósitos feitos pela sua empresa. Assim, você consegue checar se os valores estão corretos.

Salário Maternidade

Você usa o aplicativo do INSS para solicitar o benefício, que é concedido para mulheres que estão de licença-maternidade. Em seguida, pode usar a plataforma para checar se o benefício foi concedido. Muitas vezes, a resposta é imediata. Para consultas futuras, no entanto, é preciso guardar o protocolo de atendimento.

Site contém amplas opções em sua central de serviços.

Também é possível ter acesso ao conteúdo pelo site.

Tempo de contribuição

No menu do app, há a opção “Calculadora do INSS”. Com ela, você pode fazer os cálculos referentes ao tempo de contribuição. Dessa forma, consegue visualizar quanto tempo falta para a aposentadoria.

Importante: em todos os documentos há a opção de imprimir. Então, você toca sobre ela e o app gera um PDF. Simples assim!

Agendamentos e requerimentos

Um dos pontos altos do app é a facilidade de poder fazer agendamentos e requerimentos sem ter de sair de casa. Além disso, é possível acompanhar todo o processo por meio da plataforma. Veja quais solicitações podem ser feitas nesse sentido, a seguir.

Carta de Concessão: documento que atesta a concessão da aposentadoria. A carta conta ainda com a fórmula usada para o cálculo dos valores da renda mensal inicial e também disponibiliza informações sobre o banco que fará os depósitos.

Histórico de Crédito de Benefício: documento que comprova o recebimento mensal por parte do INSS. Pode ser usado como comprovante de renda em situações do cotidiano, como abertura de conta e programas educacionais, entre outras.

Extrato do Imposto de Renda: pode ser consultado facilmente, o que ajuda na declaração do imposto.

Agendamento de Perícia: o app também comporta a marcação da perícia médica. Você pode solicitar o agendamento e também a alteração de datas. Além disso, também é possível utilizar a plataforma para visualizar o resultado.Tal documento é oficial e pode ser usado para atestar qualquer tipo de solicitação referente ao afastamento.

Extrato de Empréstimo Consignado: nessa etapa você consegue visualizar o histórico de créditos consignados que foram feitos com base no desconto do benefício.

Consulta Declaração – Consta/Nada Consta: documento que mostra se há benefícios vinculados ao seu CPF.

Localizador de Agências: é possível buscar as agências mais perto de você de um jeito simples e prático.

DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual: é possível solicitar a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI). O documento atesta a regularidade do trabalhador autônomo.

Alterar Dados de Contato: essa opção do menu permite a alteração dos dados de contato cadastrados no sistema.

Com o aplicativo do INSS é possível resolver tudo de casa.

Não é mais preciso ir às agências da Previdência Social para resolver determinadas questões.

Como usar?

É simples começar a usar o aplicativo do INSS, mas será preciso solicitar uma liberação de acesso. Pode reparar: várias funções têm cadeados, o que significa que estão protegidas por senha.

Funciona assim: baixe o app para Android ou iOS. Em seguida, insira seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e, por fim, o nome da sua mãe. Assim, a plataforma gera uma senha provisória para garantir o uso inicial. Depois você pode usá-la para cadastrar uma sequência definitiva (a mesma deverá ter nove caracteres).

Aplicativo do INSS oferece cadastro de senha simples e rápido.

Você precisa cadastrar uma senha para ter acesso a todos os serviços do aplicativo do INSS.

Também é possível solicitar uma senha pelo site dos bancos cadastrados (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Sicredi) e nas agências da Previdência Social. Aliás, o app ocupa pouco espaço no celular: cerca de 3,6 MB.

E aí, o que achou do aplicativo do INSS? Uma verdadeira mão na roda! E já que você gosta de praticidade, aproveite para ver a lista que fizemos com aplicativos de finanças. Assim, você consegue guardar mais dinheiro para tirar muitos projetos do papel! E continue conosco aqui no Vivo Tech!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
LegislaçãoUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email