Aplicativo de frete: mais tecnologia no transporte de cargas

Aplicativo de frete permite ao motorista conseguir cargas pelo smartphone. E também é útil para as empresas.

18/05/2020 às 9:00

Frete é inegavelmente um problema para os brasileiros, por uma razão bem forte: o custo é sempre elevado. Mas, nos últimos anos, os caminhoneiros puderam encontrar na tecnologia uma alternativa que possibilita diminuir esses custos. Trata-se do aplicativo de frete, que combina, pela internet, os interesses de quem tem uma carga e os interesses do transportador.

Úteis especialmente para profissionais do volante, o aplicativo de frete transformou afinal os smartphones dos motoristas em ferramentas para aumentar produtividade e reduzir custos.

Existem, portanto, muitas opções no mercado. Por isso, mostramos abaixo os mais importantes e melhores, com as peculiaridades de cada um. Vamos lá?

São vários os exemplos de aplicativo de frete no Brasil, muito usados pelos caminhoneiros.
São vários os exemplos de aplicativo de frete no Brasil, muito usados pelos caminhoneiros.

Aplicativo de frete Truckpad

O app Truckpad é especialmente legal porque é gratuito, assim como não usa intermediários. Com toda a certeza, ele parece uma grande página de anúncios classificados, onde o caminhoneiro autônomo encontra as entregas disponíveis para serem feitas naquele momento.

Em suma, o app mostra a quilometragem do trabalho e o valor do frete, o que facilita sobretudo o trabalho de avaliar a relação custo/benefício de cada frete. Existem ofertas próximas ao caminhoneiro e, do mesmo modo, ofertas de outros estados.

Aliás, um detalhe interessante: ao final de cada trabalho, o caminhoneiro pode avaliar quem o contratou, em relação ao pagamento e credibilidade. Em função disso, outros profissionais no futuro saberão se vale a pena trabalhar para esse ou aquele contratante.

Aplicativo de frete: conheça a opção.
No app Truckpad o caminhoneiro pode avaliar o contratante.

O Truckpad tem versão para celulares com Android. São mais de 500 mil usuários.

Aplicativo de frete Fretebras

O app Fretebras está no mercado há bastante tempo, desde junho de 2013. E tem as avaliações mais altas por parte dos usuários, a média é de 4,5 sobre 5. São mais de 500 mil usuários. Dessa maneira, os caminhoneiros autônomos simplesmente cadastram seus veículos no app, ao passo que as empresas contratantes dos serviços pagam uma tarifa mensal pelo uso do aplicativo de frete.

O app para motoristas pode ser baixado em Android. Igualmente é gratuito, e tem a missão de conectar motoristas e empresas de forma simples e eficiente. Aliás, não há versão para iOS, o que é comum em aplicativo de frete. O motivo: afinal, mais de 90% os caminhoneiros usam smartphones com Android.

Aplicativo de frete: veja as opções disponíveis.

No site e no app da Fretebras, um mapa mostra os fretes disponíveis.

Aplicativo de frete Sontra Cargo

O app Sontra Cargo funciona, em síntese, de maneira similar aos anteriores. Ele opera como intermediário entre caminhoneiros e as empresas, utilizando para isso um grande banco de informações sobre fretes disponíveis. Para o caminhoneiro, basta colocar os dados do caminhão e sua localização, que o app se encarrega de mostrar todas as cargas disponíveis.

O app tem ainda funções adicionais, como mostrar a distância a ser percorrida em cada frete. E calcular o consumo de combustível, para ajudar o motorista a decidir sobre a conveniência ou não de um trabalho.

Aplicativo de frete: veja as opções disponíveis.
O app Sontra calcula o consumo de combustível para cada viagem.

O app é, entretanto, gratuito e já tem mais de 100 mil usuários. Ele oferece cargas para todos os tipos de caminhões. O app pode ser baixado para Android.

Aplicativo Quero Frete

É mais um app que se propõe, em resumo, a aproximar oferta e procura no setor de transporte de cargas. O motorista instala o app e preenche as informações que o colocam em um catálogo onde as empresas vão procurar profissionais para carregar seus produtos.

Igualmente, caminhoneiros podem usar o Quero Fretes para encontrar cargas a transportar.

Aplicativo de frete: veja as opções disponíveis.
Quero Frete tem site destinado a empresas e profissionais do transporte de cargas.

O app funciona em Android. E há ainda o site, bastante útil tanto para empresas quanto para caminhoneiros.

Um app de frete para lojas virtuais

Contudo, todos esses apps são para profissionais do transporte de cargas e empresas que buscam fretes. Mas como ficam os negócios pequenos, que normalmente usam os serviços dos Correios, com custos mais altos? Pois há um app específico para isso. Ele foi desenvolvido pensando em pequenas lojas virtuais.

O app se chama ASAP Log – o nome vem da expressão em inglês “as soon as possible”, que significa “logo que possível”. Ele está disponível apenas para empresas com lojas virtuais e se propõe a disponibilizar custos menores, com mais tecnologia, menores prazos, mais flexibilidade e qualidade.

Aplicativo de frete: veja as disponibilidades.
ASAP Log promete facilitar as entregas de lojas virtuais.

O app ASAP Log oferece uma grande rede de entregadores sem os elevados custos dos serviços de Correios. Por isso, a diferença nos preços dos fretes pode ser grande. Aliás, vale um exemplo: o custo de enviar pelos Correios um pacote de 5 quilos de Curitiba a Porto Alegre é de R$ 46,89. Pelo app da ASAP esse custo é de R$ 23,57. Ou seja, a metade.

Lojistas e entregadores devem então se cadastrar no site da empresa. Para entregadores interessados em trabalho, basta ter um smartphone e um veículo.

Bem legal ver a tecnologia chegando com força no mercado de cargas, não é mesmo? Pois, se você gostou das informações que trouxemos, vai gostar também deste texto aqui sobre como rastrear suas compras.

Veja mais sobre
MobilidadeUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email