Aplicativo Anticoncepcional: eficaz como os métodos contraceptivos tradicionais?

Natural Cycles é um método inovador e com taxas de eficácia semelhantes à pílula.

05/09/2018 às 9:00

Quando chegou ao mercado, nos anos 1960, a pílula anticoncepcional revolucionou a saúde. Além do comportamento e a liberdade sexual das mulheres. Como o medicamento é eficaz para evitar a gravidez, rapidamente se tornou um dos métodos contraceptivos mais usados no mundo.

Entretanto, nos últimos tempos, o uso constante da pílula vem sendo questionado. Muitas pessoas deixaram de tomá-la por temer os riscos de trombose. Ou pela redução da libido ou ainda para conhecer melhor seu próprio corpo. Assim, elas buscam novos métodos que se encaixem melhor no seu estilo de vida.

Aplicativo Anticoncepcional.

Com base nesta nova busca, surgiram diversos aplicativos que ajudam a monitorar o ciclo menstrual e controlar a fertilidade. Entre eles, um chamou a atenção por funcionar de uma maneira simples: apenas medindo a temperatura corporal da mulherada.

Conhecido como Natural Cycles, o app funciona como um tipo de “tabelinha digital”. Mas, não se engane, pois ele é mais preciso do que a famosa tabelinha.

Entretanto, não exclui a necessidade do uso de outros métodos. É importante ressaltar que essas ferramentas ajudam para que a mulher não engravide, mas não dispensam o uso da camisinha para proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Natural Cycles: o app de controle de fertilidade

O Natural Cycles é o primeiro app reconhecido como método contraceptivo pela DFA (Food and Drug Administration), que é o órgão que regula dos medicamentos nos Estados Unidos.

Aplicativo Anticoncepcional.

Nos dias férteis, o app manda um cartão vermelho de alerta. Já nos dias em que não há risco de fecundação na relação sexual, um cartão verde.

Por apenas US$ 9,99 por mês (cerca de R$ 40,45), a ferramenta funciona da seguinte forma: com um termômetro basal (que é mais sensível que um termômetro comum), a mulher faz um registro diário de sua temperatura e insere os dados no app.

A partir dessas informações, automaticamente, o aplicativo marca os dias férteis – considerando que a temperatura do corpo aumenta durante a ovulação.  Ou seja, dias em que há maiores chances de engravidar.

Segundo informações da FDA, essa novidade tecnológica é 98% eficaz com “uso perfeito”. O que significa que a usuária seguiu uma rotina disciplinada. E de 92,5 % com “uso real”, para as mulheres que às vezes esquecem de medir a temperatura, por exemplo.

Aplicativo Anticoncepcional.

Nos dias em que você estiver fértil, o app avisa.

Para aquelas que querem testar o Natural Cycles, é preciso ter em mente que o app não representa segurança total. Uma vez que variações, como consumo de álcool, uso de remédios e estresse, podem interferir no ciclo.

Apesar disso, a grande vantagem da ferramenta é que, diferente da pílula anticoncepcional e do DIU de progesterona, por exemplo, não há nenhum tipo de hormônio envolvido no método. Ou seja, é isento de efeitos colaterais, como ganho de peso, alterações de humor, trombose e espinhas.

Tchau, pílula! Olá, smartphone! Conheça apps para acompanhar o seu ciclo menstrual

Aplicativo Anticoncepcional.

Muita gente só lembra do ciclo menstrual durante “aqueles dias”. Mas é importante lembrar que esse processo acontece de maneira periódica no organismo feminino e está presente nas mudanças de humor, nas dores no corpo, na mudança da pele e do cabelo, nos mucos cervicais e em outros fatores.

Mesmo para aquelas cujo ciclo menstrual é regulado, controlar as datas é algo muito importante! E para acompanhar de perto esse processo, muitos aplicativos surgiram com o objetivo de prever os dias férteis e a menstruação de acordo com o seu ciclo. E desta forma, podem ser ótimos aliados como métodos contraceptivos.

Conheça algumas opções gratuitas e lembre-se que, mesmo usando essa tecnologia, é importante não abrir mão dos métodos tradicionais, como a camisinha, para prevenir doenças.

Sai Cólica

Aplicativo Anticoncepcional.

App oferece jogos para distrair a mulherada!

Assim como a maioria dos aplicativos que ajudam a observar o período menstrual e fértil, o Sai Cólica possui um calendário do ciclo menstrual para que a usuária consiga fazer o monitoramento. O principal diferencial desse app é uma plataforma de entretenimento com jogos. Que tem como objetivo distrair a mulherada durante os dias de cólica. Ou mesmo os estresses tão clássicos da TPM. Nada melhor para aliviar a tensão! A ferramenta está disponível para Android e iPhone.

Flo

Aplicativo Anticoncepcional.

App permite que mulher acrescente informações e monitore gravidez.

O app possui todas as categorias tradicionais para que a mulher acompanhe seu ciclo menstrual. No entanto,  o grande diferencial é a possibilidade da usuária acrescentar algumas informações, como prática de atividade física, quantidade de consumo de água e até o horário de sono. Além disso, também há como receber alertas sobre a ovulação, chegada da menstruação e horário certo para tomar a pílula anticoncepcional.

O Flo pode ser baixado para Android e iOS e também disponibiliza gráficos com análises do ciclo e das temperaturas basais. Caso a mulher fique ou esteja grávida, há um calendário especial para acompanhar o desenvolvimento do feto.

Calendário Menstrual

Aplicativo Anticoncepcional.

App permite adicionar peso, altura, índice de massa corpórea da usuária.

Além de mostrar uma previsão dos próximos ciclos, o aplicativo possui um espaço para que a usuária faça anotações diárias (sobre emoções e sintomas). O Calendário Menstrual também permite que a pessoa acrescente sua temperatura basal e faça um gráfico mostrando as variações. Mas seu grande diferencial é uma categoria para adicionar peso, altura, índice de massa corpórea e mostrar a usuária como essas informações variam no decorrer do mês.

Quem usa essa ferramenta também tem a opção de marcar os dias em que fez sexo durante o mês e se houve orgasmo ou não. Assim, o app faz uma estatística de quantas relações a usuária teve e quantos orgasmos. Para aquelas que fazem uso de pílula anticoncepcional, o app emite lembretes para não se esquecer a hora certa de tomar o medicamento. O Calendário Menstrual está disponível tanto para usuários Android quanto iOS.

Maia

Aplicativo Anticoncepcional.

Maia traz dicas conforme o período do ciclo que a usuária está.

Com um design super clean, esse aplicativo faz previsões sobre os ciclos menstruais. Porém,  diferente das outras ferramentas, traz “dicas do dia”. Mostradas de acordo com o período que a mulher se encontra do ciclo. Por exemplo, nos dias de alta de estrogênio, o Maia explica o que isso faz com o corpo e o estado de espirito da mulherada.

Além disso, a ferramenta, que está disponível para Android e iOS, também disponibiliza um gráfico com a variação da temperatura, peso e possibilita que a usuária coloque lembretes de remédios.

Clue

É um dos mais famosos para aquelas que gostam de acompanhar de perto o ciclo menstrual. A ferramenta funciona como um diário. Assim, a usuária pode adicionar algumas informações extras com o passar dos dias. Como, por exemplo, se teve relações sexuais, estresse, horas de sono, uso de pílula, entre outras coisas.

O aplicativo, disponível para iOS e Android, é bastante simples e dinâmico. E ainda envia alertas sobre a janela de fertilidade, dias de TPM e menstruação.

Aplicativo Anticoncepcional.

Além de ser extremamente útil para evitar uma gravidez ou até mesmo conseguir engravidar, saber mais sobre o período fértil ajuda a mulher a entender melhor como seu corpo funciona. E assim, lidar com os sintomas de sua menstruação.

Como o assunto é saúde, você sabia que a tecnologia pode ajudar você a fazer o bem pelo próximo apenas com um clique? Doe sangue e conte com o seu celular para ajudar nessa causa! E continue conosco para mais informações sobre saúde e tecnologia.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email