Antivírus: conheça os programas e apps mais recomendados

Será que seu computador, tablet ou celular não têm proteção suficiente? Então, escolha um entre os melhores antivírus.

15/02/2019 às 9:00

Dá para viver sem antivírus? Dizem que aparelhos com os sistemas operacionais da Apple não precisam de antivírus. Será? Ao mesmo tempo, existe muita controvérsia em relação a dispositivos com Android e com Windows – seus protetores nativos são mesmo suficientes? Quanta informação, concorda? Com a finalidade de tornar tudo mais fácil, o Vivo Tech vai desatar esses nós para você!

Se é Apple, não precisa de antivírus

Comecemos com os sistemas operacionais da Apple, o iOS e o OS, usados nos iPhones, iPads e Macs. Então, os dispositivos precisam de antivírus? Boa notícia para os usuários desses aparelhos: não há com que se preocupar, eles realmente não precisam de antivírus. Por quê? Pois os sistemas operacionais da Apple são bem fechados. E, além disso, todos os apps funcionam isoladamente e não interferem uns com os outros. Assim, nada pode ser espalhado.

Dessa forma, na App Store, nem existe app de antivírus disponível. Portanto, se você receber mensagens em seu iPhone avisando sobre infecção por vírus, desconsidere e ria! É só algum espertinho tentando fazer alarme para vender alguma coisa.

Antivírus para Android e Windows

Mas como são os outros sistemas operacionais? Há quem sustente que basta ter, em smartphones com Android, o Play Protect, proteção nativa do Google. Ele vem instalado nos celulares com o sistema operacional do Google, e verifica várias vezes ao dia todos os apps em relação a vírus e malwares em geral. Funciona, certamente. Entretanto, outros garantem que ele não é um antivírus completo e que os smartphones com Android precisam de mais proteção.

O mesmo acontece com o Windows. O protetor específico do sistema operacional da Microsoft, chamado de Windows Defender, tem avaliações altíssimas. Mas alguns especialistas garantem que o Defender não é suficiente e que seu PC ou laptop com Windows precisa de um antivírus.

Então, só para descargo de consciência, vamos ver alguns dos melhores programas e apps. Ainda é bom lembrar que todos têm versões não só para computadores com Windows, como também para celulares com Android.

Os melhores antivírus pagos

Os programas que apresentamos a seguir são pagos. Isso pode ser vantajoso para o usuário, pela maior velocidade nas atualizações e assistência permanente.

1-) Avira

É o antivírus com as melhores avaliações em testes especializados. Faz de tudo, tanto em PC, como em celular ou tablet com Android. Bloqueia ameaças em tempo real e repara arquivos danificados. Além disso, permite navegação com segurança e bloqueia anúncios indesejados. Ainda protege redes domésticas, limpa discos rígidos de PCs e laptops, cria e protege senhas.

Antivírus Avira está entre os melhores disponíveis.

O antivírus Avira é muito bem avaliado por especialistas.

É completíssimo. Entretanto, para proteger computadores e celulares, é indispensável comprar a Optimization Suite ou a versão Prime, que são para múltiplos aparelhos. A versão Antivírus Pro é apenas para um computador.

2-) Bitdefender

É possível dizer, sem margem de erro, que todos os antivírus são muito parecidos, pois operam da mesma forma, com diferenças sutis. O Bitdefender é bem similar ao Avira e os resultados são equivalentes.

Antivírus Bitdefender é outra excelente opção para proteger suas informações.

Antivírus Bitdefender inclui uma VPN (Virtual Private Network), uma rede virtual privada.

O que ele apresenta como diferencial, com um pequeno acréscimo no preço, é a inclusão de uma VPN (Virtual Private Network). Afinal, essas redes virtuais privadas são bem legais, porque tiram você do risco de navegar em redes Wi-Fi públicas.

A versão para múltiplos aparelhos (computador, celular com Android, tablet com Android) é a Total Security 2019, com a contratação da VPN como opcional.

3-) BullGuard

Todos os antivírus gostam de exibir, em seus sites, prêmios recebidos em avaliações. Aliás, é justo – todos são realmente premiados. Esse certamente é o caso do BullGuard, que se vende como o melhor contra malwares.

O premiado Antivírus BullGuard oferece múltiplos pacotes para sua total proteção.

Antivírus BullGuard recebeu vários prêmios.

Mas uma desvantagem desse programa é que ele não tem versão em português, é preciso saber inglês para usá-lo em todo o seu potencial. A versão Internet Security é para três aparelhos enquanto a Premium Protection é para a família inteira – protege 10 aparelhos.

4-) Kaspersky

As marcas de antivírus listadas acima ganharam fama recentemente. A russa Kaspersky, entretanto, se mantém entre os melhores há muito tempo. Assim, seu slogan é “Salvando o mundo há 20 anos”. O produto da Kaspersky oferece os mesmos itens de proteção propostos por todas as ferramentas listadas acima.

Marca de antivírus Kaspersky tem como slogan "Salvando o mundo há 20 anos".

Russo Kaspersky se mantém entre os melhores antivírus há muitos anos.

As versões Internet Security e Total Security são para múltiplos aparelhos.

5-) eScan

É um antivírus de alto custo, que os desenvolvedores garantem ser o melhor de sua classe. Então, existem muitas versões, sendo que esta é para uso doméstico em múltiplos aparelhos.

Antivírus eScan tem alto custo, porém está entre os melhores do mercado.

Antivírus eScan exige investimento mais alto, mas desenvolvedores dizem ser um dos melhores.

Você define o número de aparelhos e, dessa maneira, surge o preço correspondente. No site da eScan, também é possível baixar o programa para experimentar gratuitamente por um tempo limitado.

Você sentiu falta de marcas famosas como a Norton ou a McAffee? Elas ainda existem e seus produtos seguem sendo bons, com diferenças muito pequenas em relação aos antivírus listados acima. Querendo instalá-los, não vai ter problemas.

Programas e apps gratuitos

E os antivírus gratuitos? Possivelmente, os melhores são os oficiais: o Windows Defender para o Windows, o Play Protect para os aparelhos com Android.

Veja também: Dicas de Segurança Digital para Empresas

Contudo, quase todas as marcas de fabricantes de antivírus oferecem programas gratuitos para Windows, mas as funcionalidades são limitadas. Então, se você quiser fazer algo mais, eles vão tentar vender essa funcionalidade. Vale a pena? É discutível.

Por exemplo, o excelente Avira tem uma versão gratuita, mas somente para Windows. E não protege contra tudo. Se quiser alguma proteção a mais haverá custo.

Aliás, existem boas opções gratuitas e específicas para Android — ou seja, não são para seu computador. Veja aqui várias marcas e alternativas.

Então, se você acha que o Play Protect é pouca proteção, escolha um deles. Os dois primeiros da lista, Avast ou ainda o AVG, são os mais conceituados.

Antivírus AVG é conhecido pelo custo-benefício e bons resultados.

O antivírus AVG para Android tem bom desempenho.

Todavia, é bom saber que ambos contêm anúncios e oferecem compras no aplicativo.

Além disso, já mostramos aqui no Vivo Tech  tudo sobre os tipos de malware e como se proteger. Aproveite também para conhecer o que são programas espiões. Boas leituras!

Veja mais sobre
Segurança
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email