Animoji: a animação com o jeito e as emoções do usuário

Celulares mais modernos da Apple oferecem diversão com o animoji e o memoji, evoluções animadas do antigo emoji.

18/03/2019 às 9:00

Você certamente sabe o que são emojis. E deve usar os graciosos pictogramas em conversas com amigos por apps, como o WhatsApp ou o Facebook. Entretanto, você sabe o que é animoji? São emojis animados criados no próprio smartphone. Vamos mostrar aqui a você como eles podem ser usados.

Em primeiro lugar, é importante dizer que tanto o animoji quanto seus irmãozinhos memojis (evoluções animadas dos antigos emojis) só existem para telefones com iOS. Aliás, nem todos: apenas para iPhone X e os modelos posteriores. Eles também podem ser usados a partir do iPad Pro de 12,9 polegadas (terceira geração) ou do iPad Pro de 11 polegadas.

Em segundo lugar, entre os aparelhos com Android, apenas dois têm algo parecido com os animojis. São o Samsung Galaxy S9, que possui os AR emojis, e o Zenfone 5, da Asus, com os ZenMojis.

Várias formas de usar

O legal do animoji é que ele imita sua voz e até mesmo suas expressões faciais. Então, se você tem um desses aparelhos da Apple, pode se divertir bastante com eles. Como fazer?

Animoji diverte as conversas pelo smartphone.

O animoji é uma figurinha animada que traz diversão às conversas pelo celular.

Você pode criar e enviar animoji pelo aplicativo Mensagens do iPhone ou do Mac. Da mesma forma, você pode ainda produzir um adesivo de animoji para usar em Mensagens. Ou ainda salvar uma imagem que você recebeu ou criou. Além disso, usar o animoji durante uma conversa com o aplicativo FaceTime.

Aliás, com o FaceTime, você pode usar também memojis. Esses são uma variação dos animais. Eles mostram seu rosto, do jeito que você quiser, com sua personalidade e o seu humor em um determinado momento.

Assim, você pode criar tantos memojis quanto quiser, mostrando variações de seu rosto e seus estados de espírito. Tanto os animojis quanto os memojis podem ser aperfeiçoados e deixados mais engraçados com os efeitos de câmera disponíveis no sistema operacional iOS 12.

Assim como animoji, memojis também estão sendo muito usados em conversas pelo celular.

Os memojis permitem milhares de variações do rosto do usuário.

Tutoriais próprios da Apple

Os animojis da Apple não excluem ou substituem qualquer dos emojis estáticos hoje existentes. As categorias de emojis que podem ser transformadas em animoji incluem gatos, galinhas, raposas, cachorros, ursos, dragões e, ainda, coalas, tigres ou o dinossauro T-Rex. Ou seja, você pode colocar características de seu rosto no animoji desses animais. É bem fácil conferir todos eles nesta página da Emojipedia, a enciclopédia dos emojis.

Para que você possa fazer o melhor uso de animojis, de todas as formas e variações possíveis, a Apple criou um passo a passo. É só acessar o tutorial neste endereço e seguir as instruções.

Saiba como criar e enviar um animoji com passo a passo da Apple.

Tutorial da Apple sobre o uso de animoji é claro e simples.

Memojis oferecem muitas opções

Da mesma forma, a Apple preparou um tutorial excelente sobre o uso dos memojis. Saiba tudo para tirar o máximo proveito deles nesta página. Em síntese, a Apple oferece uma enorme gama de alternativas para criação de memojis. São vários tons de cor de pele, muitos estilos de cabelo. E, igualmente, formatos de cabeça, olhos, sobrancelhas, nariz, lábios, orelhas e muito mais.

E por que animoji e memoji são possíveis apenas nos iPhones X ou superiores? Por causa da câmera frontal do iPhone, com a exclusiva tecnologia da Apple chamada TrueDepth.

Animoji só é criado com determinadas versões do iPhone.

Tecnologia da câmera frontal dos iPhones permite a criação de um animoji perfeito.

Animoji com expressões de gente

Com essa tecnologia, a câmera mapeia o rosto do usuário em vários pontos e transfere as informações para os bichinhos dos animojis ou para os memojis. Para criar expressões em animoji e memoji, a câmera analisa, portanto, mais de 50 movimentos musculares do rosto das pessoas. E, desse modo, reflete suas expressões e sentimentos. Enfim, nenhum celular com Android tem uma câmera com essa tecnologia.

E é possível usar o animoji da Apple no WhatsApp ou no Facebook? Teoricamente eles são apenas para o aplicativo Mensagens e para o FaceTime. Mas os usuários, sempre muito criativos, já acharam uma maneira.

O procedimento é simples se você tem um iPhone X ou superior. É só abrir o aplicativo Mensagens, selecionar um contato e um animoji e então enviar para ele. Aliás, o envio pode demorar até 10 segundos. Quando ele estiver concluído, toque no animoji e escolha a opção “Salvar”. E pronto: uma vez salvo o animoji, ele pode ser facilmente compartilhado no WhatsApp, no Facebook ou qualquer outra rede social.

Quer conferir como se faz? Então assista a este vídeo, em inglês, em que um usuário indiano mostra os caminhos:

Tem versão para Android?

Contudo, se você não tem um iPhone X ou superior. Se seu telefone usa o sistema operacional Android e tem lentes menos sofisticadas. É possível ter algo similar ao animoji ou memoji? Enfim, não exatamente. Existem vários apps que se propõem a criar algo parecido. Porém, nenhum deles vai ter a mesma qualidade que animojis e memojis da Apple, sempre devido à lente da câmera frontal.

E os apps, todos gratuitos, em muitos casos promovem uma verdadeira invasão de anúncios indesejados em seu celular. Então fique atento! Um que dá para experimentar é o Xpresso, disponível na loja Google Play. Os resultados não apresentam a qualidade obtida com o iPhone. Entretanto, o Xpresso já tem mais de 1 milhão de usuários e melhorou bastante com as últimas atualizações.

E então, quer saber mais? Que tal este artigo sobre stickers personalizados para WhatsApp? E deseja descobrir quais são os emojis mais populares? Afinal, está tudo à sua disposição aqui no Blog do Vivo Guru.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email