Saiba tudo sobre o Android Pie: a revolução do sistema operacional do Google

Fique por dentro das novidades da versão 9.0. E prepare-se, pois, algumas mudanças vão mudar o jeito que você costumava usar celular!

16/08/2018 às 9:00

Os apaixonados por tecnologia com certeza, estão muito ansiosos para saber tudo sobre a nona versão do Android, ou melhor,  do Android Pie, também conhecido pela sua versão beta, o Android P. O novo sistema operacional do Google promete revolucionar o mercado com vários recursos novos e formas de usar seu aparelho.

De acordo com a empresa, a versão nove do sistema é baseada em Inteligência Artificial. De modo a prever as ações do usuário e se adaptar às suas necessidades. Além disso, a nova tecnologia tem como objetivo priorizar o uso da bateria do aparelho. E também de ajudar os ” viciados” em celular, a usar menos o aparelho.

Fique por dentro das principais novidades do Android 9.0 Pie. E prepare-se, pois, algumas das mudanças, com certeza, vão mudar o jeito que você costumava usar o seu celular!

Android P, a revolução do sistema do Google.

Conheça todas as funcionalidades do Android Pie.

Mais segurança e privacidade

Uma das principais mudanças neste novo sistema é a concentração nas funções de segurança e privacidade. No Android Pie, a criptografia está habilitada para os backups. Assim, fica mais fácil recuperar as informações do usuário contidas no aparelho em caso de furto, roubo ou perda. Com a função “Remote Wipe” também é possível proteger os dados contra os acessos não autorizados.

Além disso, a empresa também criou um bloqueio de segurança. Ele impede que o smartphone inicie uma versão Android antiga e classificada como insegura pelo Google. O objetivo, neste caso, é assegurar que o sistema seja iniciado apenas se estiver em dia com as versões validadas.

Já quando o assunto é privacidade, a nona versão do Android não permite que os apps que estão em segundo plano tenham acesso ao microfone, câmera e outros sensores.

Bateria e brilho: ambos adaptativos

Com essa novidade, o smartphone passa a entender quais são os aplicativos mais usados pelo usuário. E, assim, reserva mais energia para eles. E consequentemente, limita o uso da bateria para outros serviços que são menos recorrentes no dia a dia. Isso só é possível por conta do recurso de Inteligência Artificial, cada vez mais comuns nos celulares lançados recentemente.

Android P, a revolução do sistema do Google.

Segundo o Google, quando a função “Bateria Adaptativa” é selecionada, o celular pode economizar até 30% de energia.

Considerando o brilho do ambiente, o novo sistema vai adaptar a luz do aparelho de acordo com o gosto do usuário. Assim, o consumo de energia é feito de forma eficiente.

Tchau, botões!

Lembra dos botões virtuais que ficavam no rodapé do celular? Agora, você não precisa mais deles! Se quiser ver todos os aplicativos que estão abertos, é só rolar a tela para cima com um simples toque no smartphone. Prontinho! Os únicos botões que permanecem são o “Home” e o “Continuar”.

App Actions

Nada melhor do que usar o seu smartphone para realizar suas tarefas de maneira mais fácil e rápida. Pensando nisso, a Google criou o App Actions. Eles são atalhos customizados conforme as funcionalidades que existem dentro dos aplicativos.

Isso significa que ao abrir a gaveta de apps do Android, o usuário poderá se deparar com o link de um mapa quando estiver saindo do trabalho. Ou ainda com o atalho do Spotify assim que conectar os fones de ouvido no aparelho.

Android P, a revolução do sistema do Google.

App Actions são atalhos customizados que o Android Pie trará ao seu aparelho.

Slices

O Slices funciona de maneira semelhante ao App Actions. A diferença é que, neste caso, os atalhos aparecem nos resultados de busca. Ou seja, quando o usuário faz algum tipo de pesquisa. Segundo o Google, a previsão é que a ferramenta chegue ao novo sistema em dezembro.

Novos emojis

A nova versão do sistema operacional do Google chegou com 157 novos desenhos! Com a atualização, os famosos rostinhos amarelos ganharam novas versões, novas expressões. Como por exemplo, calor, frio, apaixonados e comemorativos. Além disso, também ocorreu uma mudança na figura da família. Agora não há mais sexo definido entre os pais.

O Android Pie traz ainda novos animais, como mosquito, lagosta, arara, hipopótamo, pavão, entre outros, além de super-heróis, super-heroínas e vilões. Outra mudança significativa aconteceu no desenho de revólver. Ele foi substituído pelo desenho de uma arma de brinquedo.

Android P, a revolução do sistema do Google.

Versão 9.0 do Android traz novos emojis.

Não perturbe!

Para que você consiga se concentrar nas tarefas do dia a dia, um novo botão foi incluído no menu de notificações. E sempre que ativado, vai silenciar os avisos dos aplicativos. Para configurar essa função, basta ir até as “Configurações”, depois clicar em “Som” e selecionar o modo “Não Perturbe”.

O Android 9.0 Pie consegue ainda, com a ajuda da Inteligência Artificial, reconhecer quando o usuário não abre os avisos de app. Quando isso for detectado, ele perguntará se você quer continuar receber todos os alertas ou se deseja silenciá-los. Para ajustar essas preferências é só entrar em “Configurações”, em seguida em “Aplicativos & Notificações” e, por último, “Notificações”.

Bem-Estar Digital

Apesar desta ferramenta ainda não estar disponível, com certeza, é uma das novidades mais esperadas da nova versão do sistema. Com o Bem-Estar Digital, o usuário conseguirá conferir quanto tempo gasta em cada aplicativo e, assim, se quiser, também pode definir o limite que poderá usá-los em cada dia.

Você é do tipo de pessoa que sempre dorme muito tarde por ficar no celular? Assim que essa novidade chegar, também será possível acionar o recurso “Wind Down”, que possui alguns truques para te ajudar a dormir mais rápido.

Android P, a revolução do sistema do Google.

Com o Bem-Estar Digital, você conseguirá conferir quanto tempo gasta em cada aplicativo.

Android P Beta: teste agora!

Para aqueles que estão com os dedinhos inquietos e loucos para testar essa nova versão, o Android P Beta já está disponível! Se você é dono de um aparelho Sony Xperia XZ2, Nokia 7 Plus e Essential Phone pode conferir um pouco as novas funcionalidades do sistema operacional.

Como é apenas uma versão de testes, é importante que o usuário saiba que pode conter alguns erros e defeitos que podem afetar o funcionamento de seu smartphone. Sendo assim, não é recomendado que seja instalado em um aparelho que você usa diariamente.

A nona versão do Android foi lançada oficialmente no dia 6 de agosto, mas, por enquanto, a atualização está disponível somente para os donos de celulares Pixel, que são desenvolvidos pelo próprio Google.

Android P, a revolução do sistema do Google.

Atualmente, a nona versão do Android está disponível somente para os celulares Pixel, desenvolvidos pelo próprio Google.

E aí, o que achou do Android Pie? Se você é um usuário apaixonado pelo sistema Android, precisa conferir essas dicas de como personalizar o seu celular e descubrir qual o melhor modelo de smartphone para você se tornar um super gamer!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AndroidTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email