Funcionalidades da Oreo, nome do Android 8.0, que você precisa conhecer

04/05/2018 às 18:03

Vamos começar este texto com um bom e afinado “awn”. Para tanto, assista ao vídeo abaixo:

Você acabou de assistir ao vídeo de lançamento do Android 8.0, nomeado de Oreo, lançado em 21 de ago de 2017. Já estamos em maio de 2018 e ainda há muitas pessoas com dúvidas sobre as funcionalidades da nova versão, e com informações sobre os modelos de smartphones que receberão a novidade.

Para tanto, reunimos duas funcionalidades da nova versão do sistema operacional Android, além de uma lista com todos os modelos que já possuem a opção de atualização liberada, para ajudar você. Vamos em frente?

Recurso Picture in Picture (PiP)

O Android 8.0 suporta o recurso Picture-in-Picture, perfeito para quem gosta de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. De forma objetiva, com o PiP, você consegue assistir a vídeos do Google Play Filmes & TV e YouTube ou realizar uma chamada de vídeo enquanto registra um evento no Calendário do Google, confere seu trajeto no Maps ou manda mensagem através do Allo. Demais, não é mesmo? Para mais informações, assista ao vídeo

O único “problema” do recurso é que ele não conversa com todos os aplicativos. É necessário que você, como usuário do Android 8.0, faça uma pesquisa e descubra se o seu aplicativo favorito aceita o PiP. De qualquer forma, a ideia de disponibilizar mais agilidade ao usuário é formidável.

Google Play Protect está mais visível

O sistema de verificação de apps será mais visível. Até então, o Google Play Protect rodava em segundo plano. No Android 8.0, o sistema vai aparecer na aba superior do Google Play e ficará lançando informações sobre sua situação, quantos apps foram verificados e em caso de problemas, quais aplicativos foram comprometidos. Bem como um antivírus.

Aos que não compreendem muito bem a função do Play Protect, saiba que ele analisa os aplicativos logo que você faz um download, além de verificar comportamentos nocivos tanto nos apps quanto no próprio aparelho, diariamente.

Ou seja, se algo ruim for encontrado no seu smartphone ou tablet, uma notificação será enviada para que a desinstalação do PHA seja feita. Em casos mais perigosos, a ameaça é eliminada automaticamente. Para conhecer outras funcionalidades do Google Play Protect, vá até o texto “Tem Android? Saiba o que é e como usar o Google Play Protect”.

Modelos que já possuem Android 8.0

A notícia ruim vem agora: a Oreo não está disponível para todos os smartphones do mercado. Ou melhor, a lista de modelos que receberão a atualização é grande, mas apenas alguns modelo receberam a atualização. Sim, depois de quase 10 meses de mercado, apenas fabricantes como Google, Motorola e Sony possuem modelos que já rodam a Oreo. O restante, como Samsung, Asus, LG etc estão aguardando.

Abaixo, você encontrará uma lista humilde com o nome do fabricante e de seus modelos que já podem se considerar “Oreo” – e que já estão utilizando as funcionalidades mencionadas acima.

Pixel

GOOGLE PIXEL C;
GOOGLE PIXEL;
GOOGLE PIXEL XL.

Google Nexus

GOOGLE NEXUS 5X;
GOOGLE NEXUS 6P;
GOOGLE NEXUS PLAYER.

Motorola

MOTO Z2 FORCE;
MOTO X4.

Sony

Sony Xperia XZ Premium;
Sony Xperia XZs;
Sony Xperia XZ;
Sony Xperia X Performance;
Sony Xperia XZ1.

Como faço para descobrir o modelo do meu Smartphone?

Se você desconhece o modelo do seu smartphone, tente encontrar o nome dele na caixa do produto ou recibo do pagamento. Em últimos casos, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse seu smartphone e procure o aplicativo “Config.”;
  2. Selecione a opção “Sobre o telefone”;
  3. Na tela “Sobre o telefone”, encontre a opção “Nome do dispositivo”;
  4. Feito isso, confira o nome do modelo do seu celular.

Pronto! Com o nome do modelo em mãos, é hora de procurá-lo na lista acima. Lembre-se: se você não encontrar o nome que procura, é porque o Android ainda não lançou uma versão para o seu modelo de celular. Mas isso não quer dizer que você não terá acesso à tecnologia.

Histórico de versões do Android e o nome “fofo” de cada um

  • Donut, Android 1.0
  • Eclair, Android 2.0
  • Honeycomb, Android 3.0
  • Ice Cream Sandwich, Android 4.0
  • Lollipop, também conhecido como Android 5.0
  • Marshmallow, Android 6.0
  • Nougat, nome do Android 7.0
  • Oreo, Android 8.0
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email