Amor em tempos de internet: que tal usar os apps de relacionamento?

A aceleração da rotina e o excesso de informações fizeram nascer novas formas de conhecer pessoas. Apps como o Vivo Cupido estão entre elas.

20/04/2018 às 15:51

Há quem diga que a internet afastou as pessoas. Cada um na sua, diante de suas telas, compartilhando alegrias e angústias apenas com teclados e carregadores. A gente discorda. Com tantas redes sociais e apps de relacionamento, ficou muito mais fácil não só reencontrar quem não víamos há muito tempo, mas também conhecer novas pessoas. Nessa onda, os apps de relacionamento ganharam espaço, unindo pessoas com gostos e interesses em comum.

Missão: desencalhar

Os apps de relacionamento conquistaram muita gente pela facilidade de interação no tempo livre, pela quebra de barreira da timidez, e pela gigantesca oferta de possibilidades. Você pode começar e acabar a conversa na hora que quiser, sem o constrangimento ao vivo de uma possível desilusão de um blind date. Tudo fica às claras, mesmo que diante da tela. Assim se construiu o sucesso do Tinder, que cruza suas informações do Facebook com as de outras pessoas, e com isso traça os perfis e gostos em comum. Aí fica fácil: ao ver as imagens das pessoas, você desliza para a direita para sinalizar que curtiu, e para a esquerda se não quer papo. Se a pessoa também der <3 em você, rolou crush, e aí começa a conversa.

Badoo e happn

Um dos apps de relacionamento mais antigo é o Badoo, de 2006, que não precisa da decisão mútua para começar a conversa. As pessoas são encontradas através do cruzamento com o perfil do Facebook, e não precisam ser adicionadas. Você pode apenas sorrir, enviar mensagens ou checar algumas atualizações. Outro app de relacionamento badalado atualmente é o Happn, que encontra pessoas por meio de geolocalização. Funciona assim: todas as áreas que você circula são marcadas, e sempre que abre o aplicativo a tela inicial mostra o perfil das pessoas que você cruzou, o horário e quantas vezes se encontraram. Daí você pode curtir o perfil de quem quiser e enviar um “charme” para dar aquela cutucadinha.

C-date e A outra metade

Voltado ao público de 30 a 50 anos, o c-date é voltado a encontros sem compromisso, para realizar aventuras sexuais de forma secreta e anônima. Você se cadastra e escolhe entre: um encontro casual, uma conversa erótica por telefone, fantasias em grupo, ou um relacionamento estável. Popular na Europa, o app ganha cada vez mais espaço no Brasil. São mais de 4,5 milhões de visitas mensais em todo o mundo e mais de 400 mil visitas mensais só no Brasil. No total oposto está o A outra metade, voltado a um público romântico, que busca um relacionamento à moda antiga. A única semelhança com o c-date é a faixa etária dos participantes, a maioria acima dos 30. Criado em 2017, a comunidade é exclusivamente formada por brasileiros.

Grindr e Femme

Estes apps de relacionamento são hits do público gay, o primeiro é voltado exclusivamente a homens, e o outro a mulheres. No Grindr, você seleciona os perfis que interessam de acordo com a proximidade geográfica. Todos podem interagir com todos, e você libera o acesso às fotos à medida que achar conveniente. O Femme encontra pessoas nos arredores e tem uma busca repleta de filtros para conferir somente quem está nos seus padrões. Na função “Par do dia”, o app seleciona 11 mulheres de acordo com o perfil da usuária e ela pode escolher entre “sim” ou “não” para seguir a conversa. Já a função “Conexão perdida” recupera encontros aleatórios pela rua, de acordo com os lugares visitados. Tem ainda o game de escolha de parceiras “Tá a fim”, e outras funcionalidades.

AstroMatch e Cuddli

Para quem perdeu as esperanças em outras buscas ou é fã de astrologia, o AstroMatch busca inspiração de outros planetas para dar o match perfeito. Ele forma casais de acordo com a compatibilidade dos signos, levando em consideração aspectos como local e hora de nascimento, e assim traçando o mapa astral. Outro diferencial é não ser binário: todas as identidades de gênero são bem vindas. No Cuddli, os pares são voltados por um interesse em comum muito forte, os games e o mundo geek. Logo que acessam, os usuários devem escolher entre ícones de robôs, computadores, videogames e unicórnios. Também baseado na localidade, o app exibe os perfis todos de uma vez em uma página principal. Caso role o “match”, as duas pessoas entram em “modo casal”, e apenas a conversa entre os dois fica válida.

Vivo Cupido

Na Vivo temos várias possibilidades que agradam a diferentes perfis. Uma delas se destaca, por reunir tantas pessoas com diferentes estilos. Com o app Vivo Cupido você cria seu perfil e encontra pessoas que têm a ver com você. Um jeito mais fácil de se soltar caso você seja tímido e ainda mais divertido se adora interagir com gente nova. É muito simples usar. Ele localiza pessoas com os seus gostos perto de você, inclusive quando vai viajar e mudar o local onde estiver. Veja em nosso passo a passo abaixo:

  1. Visualize na home do site quem está perto de você, as suas mensagens e os perfis compatíveis.
  2. Curta os perfis sugeridos ou filtre por interesses, como idade, localização, e outras opções.
  3. Através do mapa e da lista de usuários você consegue ver as pessoas próximas de acordo com seu perfil.
  4. Se o cupido estiver a seu favor, vai dar match e vocês começam uma conversa para se conhecerem melhor.
  5. Troque fotos, vídeos e mensagens de voz pelo chat e ainda troque de salas.
Três telas de celular com o passo a passo de como funciona o App Vivo Cupido, um dos apps de relacionamento

Quem sabe você não encontra seu amor no Vivo Cupido? Imagem: Reprodução / Vivo

Gostou das dicas? Conseguiu se inspirar e sair por aí em busca de sua cara-metade? Com segurança e boa vontade você encontra várias opções literalmente na palma de sua mão. Se antes disso você sente que precisa se conhecer melhor, e então partir pra conhecer outras pessoas e se relacionar, que tal tentar a meditação? A Vivo tem apps bacanérrimos que podem ajudar. Nessa matéria contamos tudo. Boa sorte!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email