Além do WhatsApp e Messenger: dois apps de conversação que você precisa conhecer

Não espere o WhatsApp sair do ar para conhecer outros apps de conversação; confira os benefícios do Telegram e Allo.

20/06/2018 às 17:00

No fim de 2017, a CONECTAí Express, uma extensão do grupo IBOPE, confirmou o que todos já sabiam: o WhatsApp é preferência nacional. A pesquisa, realizada com dois mil internautas no mês de junho, revelou que o aplicativo de conversação está instalado nos celulares de 91% dos internautas que responderam a pesquisa.

O Messenger Lite, a versão lite do aplicativo Messenger, levou o título de mais popular entre os usuários do sistema Android. No texto “WhatsApp ou Messenger Lite? O mais baixado versus o mais popular”, você confere as especificidades de cada um. Dessa forma, pode decidir qual o melhor para interagir com amigos, familiares e conhecidos.

Ainda assim, há outras opções no mercado, como Google Allo e Telegram. A seguir, você vai conferir uma análise sobre esses dois aplicativos. Apesar de não serem preferência nacional, possuem ótimas funcionalidades. Afinal, nunca se sabe quando o WhatsApp sairá do ar novamente.

Telegram, uma alternativa bem popular

Download para Android | iOS

Tamanho: 44 MB

Telegram é um app de conversação baseado em nuvem, com foco em segurança e velocidade. Lançado em agosto de 2013, ficou famoso quando o WhatsApp saiu do ar por determinação da Justiça Federal em 2016 e 2017. Aliás, o app possui inúmeras funcionalidades úteis e é conhecido por defender a privacidade dos usuários.

Inclusive, há uma área no site sobre segurança. Além de afirmar a posição da empresa, essa seção explica, de forma sucinta, por qual motivo o Telegram pode ser considerado o aplicativo mais seguro da atualidade. “Graças à nossa infraestrutura de múltiplos data-centers e criptografia, o Telegram também é mais rápido e muito mais seguro”.

Mas, voltando ao assunto “funcionalidades úteis”, o Telegram possui inúmeras. Aliás, algumas bastante óbvias, como o envio de stickers e áudios, outras, nem tanto, com os vídeos circulares (confira a primeira imagem do compilado abaixo). Você também pode enviar arquivos, emoticons e GIFs para conversas tradicionais, grupos, canais ou chat secretos.

Print de três telas do Telegram, app de coversação

O Telegram possui inúmeras; algumas bastante óbvias, como o envio de stickers e áudios, outras, nem tanto, com os vídeos circulares

Falando em chat secreto, o Telegram oferece a  função de um bate-papo que não deixa rastros nos servidores. Aliás,  com criptografia de ponta a ponta para segurança dos envolvidos. Para tanto, o encaminhamento é desativado e você não consegue tirar print da tela. Há também a possibilidade de definir o “tempo de autodestruição” do histórico da conversa, que varia de 1 segundo até 1 semana.

Versão Web do Telegram

Para aproveitar a versão Web do Telegram, basta acessar o link https://web.telegram.org/ e conectar o seu celular com o desktop pelo cadastramento do número e posterior inserção de código. Abaixo você confere a área de cadastramento:

Print da tela da versão Web do Telegram

Assim como o WhatsApp, o Telegram possui uma versão Web.

Feito isso, você terá acesso às suas conversas e aos contatos. O processo é rápido e descomplicado. Não tão simples quanto a leitura de QR Code oferecida pelo WhatsApp, mas certamente menos invasivo – quiçá mais seguro.

A versão Web do Telegram deixa a desejar quando o assunto é legibilidade. A fonte é pequena e as mensagens recebidas e enviadas não se diferem. Às vezes é complicado compreender “quem falou o quê”. Apesar disso, a versão Web reúne quase todas as funcionalidades existentes no aplicativo. Isto é, você consegue adicionar contatos, iniciar grupos de conversa, enviar stickers e GIFs. O compartilhamento de arquivo também é possível.

Ademais, a conexão entre celular e desktop é mais instável do que a oferecida pelo Allo, aplicativo que você conhecerá abaixo, WhatsApp e pelo Messenger. Ou seja, o celular pode estar longe, a conexão com a internet, constante, mas o aparelho móvel segue conectado.

Gostou? Para participar do Telegram, você precisa realizar o download para Android ou iOS. Em seguida, cadastrar-se utilizando o código de verificação que será enviado para o seu celular. Agora, se você prefere um aplicativo que possui um visual mais moderno e colorido, o Allo, app de conversação do Google pode ser uma boa escolha.

Allo, o app de conversação do Google

Download para Android | iOS

Tamanho: 65 MB

Allo é o nome de um aplicativo móvel de mensagens instantâneas relativamente novo, desenvolvido pelo Google. Anunciado em 18 de maio de 2016, depois de dois anos de mercado, corre o risco de ser descontinuado. Seus principais recursos são a conexão direta com o Google Assistant, a assistente virtual do Google e a opção de bater-papo com alguém sem deixar rastros.

Fora esses três recursos, Allo pode ser compreendido como uma versão mais inteligente que o WhatsApp. Aliás, do próprio Telegram, aplicativo que também compõe essa microlista. Ou seja, por ele você manda mensagens, arquivos, GIFs e adesivos para pessoas que também possuem o app instalado em seu celular. Além disso, dá para mandar áudios e vídeos.

Print das telas do Allo, aplicativo de conversação.

Allo pode ser compreendido como uma versão mais inteligente que o WhatsApp. Através dele, você manda mensagens, arquivos, GIFs e adesivos para pessoas que também possuem o app instalado em seu celular, além de áudios e vídeos.

Diferenças

No entanto, como o objetivo é comparar os apps de conversação do mercado, a diferença do Allo está no fato de que, acoplado a ele, encontra-se o melhor assistente virtual da atualidade. É o Google Assistant, também conhecido como “Ok, Google”. Além de sugerir respostas com base na conversa, você pode acioná-lo a qualquer hora pelo “@” (exemplo: @fotos de girafas). Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor como funciona o assistente do Google:

Como você pôde perceber, o Google Assistant funciona como uma “terceira pessoa” na conversa (em casos de grupos, como um membro extra). Dessa forma, é capaz de responder qualquer pergunta sobre qualquer assunto, enriquecendo a conversa de forma exponencial. Ele também funciona como contato. Assim, você pode iniciar uma conversa a qualquer momento para esclarecer dúvidas e perguntar “o que der na telha”.

Além do Google Assistant, Allo oferece a opção de iniciar bate-papo sem rastros.
Neste modo, você define o tempo de exibição do histórico da conversa para garantir que informações íntimas ou confidenciais não fiquem expostas. Elas podem durar entre um dia e 5 segundos, você determina. Ademais, de acordo com o próprio aplicativo, a privacidade é garantida com criptografia de ponta a ponta.

 

Por fim, da mesma maneira que o WhatsApp e o Messenger, o Google Allo possui uma versão para desktop chamada “Allo Web”.

Versão Web do Allo

O Allo Web é uma alternativa fundamental para quem utiliza computador no trabalho. A conexão acontece por um QR Code e funciona apenas quando o celular encontra-se perto do computador. Caso contrário, a pessoa receberá a seguinte mensagem: “Não foi possível conectar com o smartphone”.

Sobre o funcionamento do Allo Web, o Google parece ter feito questão de não restringir funcionalidades. Isto é, a maior parte das coisas que você faz no aplicativo, você consegue pelo computador.

De forma específica, além de mensagens de texto, você consegue compartilhar GIFs, adesivos e emoticons. Há também a possibilidade de convidar pessoas para entrar no aplicativo, iniciar um bate-papo em grupo e alterar configurações como “Som da mensagem” e “Notificações na área de trabalho”. A única coisa que você não consegue fazer é alterar informações sobre seu perfil.

Curtiu? Para cadastrar-se no Allo, você precisa apenas de uma conta no Gmail.

Se depois de testar o Allo e o Telegram, o WhatsApp segue sendo seu app de conversação favorito, o jeito é aprender mais sobre ele. Para isso, confira os recursos disponíveis e as que as novidades que estão em desenvolvimento para tornar o aplicativo ainda mais funcional.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email