Adaptador de pendrive para celular: veja como usar

Veja como usar os cabos e adaptadores USB OTG, capazes de conectar o celular diretamente a dispositivos periféricos, como mouses e pendrives!

06/02/2019 às 9:00

Já ouviu falar na sigla USB OTG? Ela representa a tecnologia USB On The Go, que te permite conectar o celular a dispositivos externos de armazenamento, como um pendrive ou HD. Assim, você consegue transferir as informações que precisa e ainda fazer backups com maior facilidade.

Pendrive pode ser inserido diretamente nos celulares com uso de adaptador USB On The Go.

A tecnologia USB OTG permite que você conecte dispositivos periféricos diretamente no celular.

Sem esse acessório, que pode ser um cabo ou um adaptador, só era possível ligar o smartphone diretamente no computador, por meio de um cabo USB comum. A tecnologia, no entanto, garante que você conecte qualquer dispositivo com saída USB ao celular.

Dá, por exemplo, para plugar um mouse, um teclado, uma placa de som e até mesmo uma impressora, entre outros itens (falamos sobre as possibilidades mais à frente). Ou seja, fica muito mais prático e, ao mesmo tempo, aumenta o leque de possibilidades de uso do seu celular.

Alguns aparelhos vêm com esse adaptador entre os acessórios. Uma das primeiras empresas que incluíram os adaptadores entre os itens básicos de seus smartphones foi a Samsung, o que gerou ainda mais curiosidade sobre esse componente. Em seguida, a Asus e outras grandes companhias do setor aderiram à ideia. E você, quer saber mais sobre essa tecnologia? Te contamos tudo a seguir!

Muito além de adaptador de pendrive para celular

A tecnologia USB OTG ficou conhecida como uma solução que permite conectar pendrives diretamente aos celulares. No entanto, é algo muito maior do que isso. Como comentamos acima, esses adaptadores permitem que você conecte qualquer dispositivo com saída USB diretamente ao seu smartphone.

Isso quer dizer, por exemplo, que você pode mandar um arquivo para a impressão sem ter de abri-lo em um computador. Ou então que é possível conectar a sua câmera de fotografia e, assim, usar o celular para controlar alguns comandos, como regular a abertura de luz e a velocidade.

Tecnologia USB-OTG permite conectar diversos periféricos ao celular, inclusive pendrive.

O cabo ou o adaptador USB OTG oferece diversas possibilidades de uso.

Dispositivos periféricos, como mouses e teclados, também podem ser conectados a partir do adaptador. Pense como pode ser prático quando você tiver de usar o celular para digitar um texto maior, por exemplo.

Outra possibilidade é conectar placas de som e microfones. Além disso, para quem gosta de jogar no smartphone, uma boa ideia é plugar um controle. Assim, sobra muito mais espaço na tela para visualizar os detalhes do game.

Pendrive pode ser conectado ao celular através do adaptador USB OTG para fazer o download de fotos, músicas, vídeos, etc.

A tecnologia permite conectar o pendrive diretamente ao celular.

Por fim, entre os usos do USB OTG, destacamos o fato de conseguir carregar um celular usando a energia de outro. Funciona assim: você conecta o adaptador em um smartphone e, com o cabo normal do seu celular, consegue conectar os dois aparelhos. É bastante útil em diversas situações.

Quem consegue utilizar

Há cabos e adaptadores USB OTG para quase todos os tipos de aparelhos atualmente. Alguns vêm na caixa logo quando você compra o celular. Se a ideia for comprar separadamente, não entanto, é preciso verificar o modelo do seu smartphone (as entradas costumam mudar de formato de acordo com o aparelho).

Para saber ao certo, há aplicativos que fazem essa análise para você. Afinal, é possível ter uma certeza maior antes de comprar o cabo ou o adaptador. O USB OTG Checker é uma boa alternativa para aparelhos Android. Basta fazer o download na PlayStore. A ferramenta é gratuita.

Verifique a compatibilidade com o USB OTG Checker para conectar periféricos ao seu celular, como pendrive, impressoras, etc.

O app USB OTG Checker verifica se o seu dispositivo é compatível.

Já em relação a aparelhos da Apple, não encontramos um app que permita essa análise. No entanto, os primeiros cabos OTG foram criados para o iPhone 4 e o iPad 3. Então, é muito provável que os modelos mais atuais aceitem essa comunicação. No entanto, sempre cheque antes juntos à loja que você vai comprar.

Inclusive, o preço do cabo é bastante acessível. Há opções a partir de R$ 3,15 (veja aqui algumas possibilidades). Sendo assim, trata-se de uma tecnologia completamente possível de ser utilizada no dia a dia. Mas e como usá-la na prática?

Como usar o adaptador USB OTG

O uso pode variar de acordo com o aparelho. No entanto, o procedimento é bastante semelhante ao de um USB comum, em comparação ao uso em um computador. Em primeiro lugar, conecte o adaptador ao smartphone, na entrada que você costuma usar para carregar a bateria.

Confira uma lista especial com celulares bons e baratos!

Em seguida, aparecerá uma mensagem dizendo se você aceita tal conexão e é só confirmar. O próximo passo é tocar no botão “Explorar”. Assim, você terá acesso a todo o conteúdo que está no dispositivo. Quando for desplugá-lo, aperte “Desmontar” para indicar que irá remover o adaptador.

Com o adaptador conectado ao celular, basta inserir o pendrive diretamente e usar!

É muito simples usar o adaptador. O procedimento é semelhante ao feito com um pendrive no computador.

Recapitulando!

O que são os adaptadores para pendrive: são, na verdade, uma tecnologia chamada USB OTG, que permite plugar qualquer tipo de dispositivo com saída USB diretamente ao smartphone.

Em quais aparelhos posso conectar esses adaptadores: não há uma lista oficial. No entanto, é fundamental informar o seu modelo para a loja antes de fazer a compra. Os vendedores poderão te orientar. Além disso, há aplicativos que realizam a checagem.

Quais são os usos: praticamente conectam todos os dispositivos periféricos, como mouses, teclados, placas de som, microfones, pendrives, HDs e controle. Também podem servir para carregar baterias de outros celulares.

Vale a pena: o custo é bastante em conta para a variedade de possibilidades de uso. Portanto, pode ser um bom investimento.

E aí, o que achou da tecnologia USB OTG? Sem dúvidas, é muito mais do que um adaptador para pendrive! E já que estamos falando em coisas que podem facilitar a sua vida, veja aqui uma matéria que fizemos sobre os cartões MicroSD para celulares.

Aliás, conheça um cartão de memória capaz de armazenar mais de 26 milhões de fotos. E, como sempre, continue conosco por aqui para mais conteúdos tecnológicos!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AcessóriosUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email