ProXXIma 2018: o que aconteceu na manhã do primeiro dia

Fique por dentro de tudo que está rolando no ProXXIma 2018.

08/05/2018 às 22:20

Neste dia 8 pela manhã, começou em São Paulo o maior e mais respeitado evento de marketing e de comunicação digital de todo o Brasil: o ProXXIma 2018. Reunindo gestores de marcas, profissionais e os cases mais relevantes do país, o evento traz ótimos aprendizados para quem pensa no futuro.

A equipe Vivo Tech está acompanhando o evento de perto e faz a cobertura completa para você ficar por dentro de tudo. Acompanhe, nesta matéria, os principais painéis que aconteceram na manhã do dia 8.

ProXXIma 2018 e Inteligência artificial: o cérebro novinho em folha dos negócios de todos nós

Palestrante Mauro Segura, Diretor de Marketing e Comunicação, IBM Brasil.

Mauro Segura palestrando na ProXXIma
Mauro Segura, da IBM, falou sobre inteligência artificial no ProXXIma.

A inteligência artificial está transformando diversos âmbitos da sociedade, trazendo um impacto enorme para o mundo dos negócios. Foi essa a abordagem do painel do Mauro Segura, que fez uma demonstração de uso prático de AI, conversando, hipoteticamente, com um pão de forma em uma prateleira de supermercado. Ele fez perguntas para o próprio produto sobre as suas propriedades. As respostas foram imediatas, mostrando como a inteligência artificial pode ser útil no dia a dia.

O palestrante trouxe, ainda, exemplos de marcas importantes que já usam AI de forma muito prática e acessível a todas as pessoas em uma experiência de compra:

A Bia do Bradesco

A Maria Rosa da MRV

e a Lia da Leroy Merlin

Além disso, reforçou que os chatbots precisam estar cada vez mais qualificados para interagir com as pessoas e que profissionais de marketing e empresas devem se preparar cada vez mais para isso. A inteligência artificial se presta como uma tecnologia transformadora para as marcas. O marketing é protagonista nessa revolução, pois é a partir dele que tudo começou. Estima-se que nos próximos dois anos a inteligência artificial será a tecnologia com maior crescimento de uso em marketing.

Slide de apresentação sobre inteligência artificial no ProXXIma
Há uma aposta cada vez maior em iniciativas IA pelo mercado.

Para a aplicação de AI, Mauro deu as recomendações no ProXXIma:

  1. Dê espaço para a inclusão de inteligência artificial na estratégia de transformação digital da sua organização.
  2. Desenvolva habilidades de negócios na sua equipe de marketing, e não apenas habilidades digitais e de análise de dados.
  3. Considere a tecnologia cognitiva uma oportunidade de ouro para a colaboração e a inovação.
  4. Comece pequeno, se necessário, mas comece.

Sobre os palestrantes

Mauro Segura tem mais de 25 anos de experiência em comunicação, marketing e vendas nas áreas de tecnologia e telecomunicações. É formado em engenharia e análise de sistemas e possui uma pós-graduação em marketing. Atualmente, é diretor de marketing e comunicação na IBM Brasil, que se destaca como empresa pelo renomado IBM Watson, uma plataforma de computação cognitiva utilizada por diversas marcas inovadoras, desde a área da saúde até o varejo.

_

O futuro com o Facebook

Palestrantes Facebook Brasil

Slide de apresentação do Facebook no ProXXIma
Facebook: o momento é dos vídeos.

O intervalo dos painéis foi hora de refletir mais sobre os anúncios que vemos no dia a dia com o Facebook, que mesmo em meio aos escândalos envolvendo a organização Cambridge Analytica, não deixou de apresentar novidades. A partir dos conceitos de “motion and emotion”, o Facebook mostrou de forma bem interativa quais são as novas formas de anúncios e deixou claro: o momento é dos vídeos. O formato foi o grande foco das apresentações e o mindset de conteúdo “on the go”, ou seja, curto e facilmente consumível e “mobile first” foram os destaques. Tivemos, também, o lançamento dos novos emojis do Facebook, que não é a única plataforma investindo nesse forma de expressão.

A MTV foi precursora desse formato, conforme mostrado pelo Facebook no ProXXIma, porque criou uma linguagem adaptada para situações em que há pouco tempo de visualização da mensagem. O nascimento dos GIFS é um dos legados desse movimento. Além disso, o Facebook trouxe outras marcas que são referência quando assunto é conteúdo para mobile: a Budweiser, a Honda e a Diesel.

Novos formatos de video apresentados pelo Facebook.
Novos formatos de video apresentados pelo Facebook.
(Novos formatos de video apresentados pelo Facebook)
Facebook apresentou novos formatos de vídeo.

_

A era pós Big Data

Palestrantes André Vellozo, Chairman, CEO e investidor, Drum Wave, e Santiago Ortiz, CDO, Cientista e Matemático, Drum Wave.

Neste painel, vimos mais sobre como a monetização de dados transformará a tecnologia e a forma como fazemos os negócios. Os dados geram insumos para empresas aumentarem sua atuação com mais conhecimento sobre o comportamento de seu público-alvo. Utilizam esse conhecimento para ampliar o alcance e oferecer produtos mais assertivos. Segundo Santiago, devemos pensar em uma nova forma de tratar o pensamento coletivo por meio do Big Data. Para isso, ele fez uma demonstração de como montar um plano unindo informações de dados de fontes variadas para chegar a conclusões diversas.

No futuro, todos serão cientistas de dados. O ser humano já necessita incorporar e analisar informações o tempo todo e nos próximos anos os seres humanos serão responsáveis e entendedores de dados gerados.

Um novo contrato social

A forma como as pessoas vão comprar também foi destaque do painel do ProXXIma. Segundo Santiago, ela mudará completamente e, por isso, novos ambientes se tornam necessários. A monetização dos dados também transformará a tecnologia e o jeito como fechamos negócios. Tudo será analisado e combinado.

 “A chave é combinar dados de fontes e tipos de dados diferentes.”

Palestrante Santiago Ortiz e a tela de variáveis.
Palestrante Santiago Ortiz e a tela de variáveis.

No campo da cultura, ele mostrou a importância dos dados gerados pelas pessoas ao se relacionarem com os conteúdos midiáticos. Também deu o exemplo de como os personagens da série Lost se relacionam durante a história. Para isso, elencou os personagens e cruzou os dados, para assim, recriar a realidade original. Essa é uma das chaves do Big Data: relacionar fatos de hoje e ontem.

Novas plataformas

Dados se combinam e criam novos significados. Santiago ainda fez um experimento com objetos que estavam ao seu redor. Com uma caneta e um celular, construiu um esquema de dados para criar relações entre os objetos e ele mesmo. Fotografou os objetos com o celular e criou um esquema de dados possíveis de consulta entre eles, estrutura apresentada na imagem a seguir. Além disso, ele exibiu informações combinadas em contextos educacionais e políticos, mostrando assim que o Big Data pode ser também uma tecnologia para contextos simples.

Sobre os palestrante

André Vellozo é fundador e CEO da Drum Wave, montou equipes de alta performance para trabalhar com dados no Brasil e nos Estados Unidos. Tem mais de 15 patentes registradas no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos e passou os últimos 10 anos atuando junto ao governo na criação de plataformas, APIs e ferramentas para dados.

Já Santiago Ortiz atua na Drum Wave como Chief Digital Officer, tendo desenvolvido alguns dos ambientes de dados mais inovadores e disruptivos. Também possui patentes registradas nos Estados Unidos, chegando a uma marca de nove, atualmente.

Santiago Ortiz palestrando
Palestrante Santiago Ortiz e o esquema de dados para criar relações entre os objetos.

_

Smart Cities é você dentro da rede, ao invés de usuário da rede

Palestrante Fernando Coelho, Chief Business Officer, Grid Vortex Systems.

O conceito de cidades inteligentes também foi tema do ProXXIma. Com as novas tecnologias, integrar cidades e dispositivos trouxe um novo modelo de gestão pública, principalmente no setor da segurança. Nesse modelo, a cidade se autogere em muitos serviços, deixando tudo mais funcional. Quem trouxe o assunto para debate foi o CBO da Grid Vortex Systems, Fernando Coelho. Para ele, a sociologia digital é um conceito que precisa ser levado em conta e define o que precisamos pensar para coordenar pessoas e ambientes urbanos.

Apresentação sobre smart cities no ProXXIma
Em uma das telas apresentadas, um panorama dos efeitos sociais que as smart cities oferecem.

Sobre o palestrante

O empresário de tecnologia, Fernando Coelho, ao contrário do que parece, vem das áreas da física e da comunicação, com formação no Brasil e Estados Unidos. Atuou com grandes marcas, como Coca-Cola no “Projeto Jardins”, que trouxe a automação digital e logística inteligente ao processo de venda e distribuição de bebidas na América Latina.

_

Esses foram os destaques da manhã do primeiro dia do evento ProXXIma 2018. Descubra aqui o que rolou na tarde do primeiro dia. 😉

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.53