Acabaram os problemas de armazenamento com o iOS 11

Ficar sem espaço de armazenamento é um desafio constante para muitos proprietários de iPhones. Sem armazenamento disponível, os usuários não podem tirar fotos e vídeos, instalar novos aplicativos ou mesmo atualizarem para a mais recente versão do iOS.

13/10/2017 às 20:27

Ficar sem espaço de armazenamento é um desafio constante para muitos proprietários de iPhones. Sem armazenamento disponível, os usuários não podem tirar fotos e vídeos, instalar novos aplicativos ou mesmo atualizarem para a mais recente versão do iOS.

O principal foco no iOS 11 é melhorar o gerenciamento do armazenamento. Um novo conjunto de recursos tem como objetivo evitar situações onde os usuários são incapazes de completar tarefas devido à falta de espaço no seu iPhone ou iPad.

Remover automaticamente dados desnecessários

Manter as fotos na nuvem

Um dos primeiros problemas de armazenamento que a Apple solucionou foi o de armazenar fotos e vídeos na nuvem. O recurso foi inicialmente apresentado juntamente com o iCloud, e também é facultado por serviços de terceiros como Dropbox e Google Photos. A ideia é mover todas as imagens para a nuvem e deletá-las do armazenamento do iPhone. Depois, os usuários apenas baixam novamente os arquivos quando desejaram vê-los em resolução total. No iOS 11, a Apple estendeu essa funcionalidade além de fotos e vídeos. Agora os históricos de bate-papo do iMessage também são guardados na nuvem e removidos do armazenamento local.

Para saber como habilitar o backup do iCloud para fotos, vídeos e iMessage, siga o nosso tutorial.

Desinstalar aplicativos não utilizados

Os iPhones e iPads são agora capazes de detetar os aplicativos que não são utilizados regularmente e mover para a nuvem. Assim, enquanto os usuários não estão utilizando um aplicativo, ele não ocupa espaço no dispositivo. Assim que o usuário necessitar do aplicativo novamente, o iPhone faz o restauro dele, juntamente com todas as configurações do usuário.

Veja como habilitar o recurso “ Desinstalar aplicativos não utilizados” com as nossas instruções passo-a-passo.

Limpar todos os arquivos recém-deletados

Com a introdução do novo aplicativo Files, a Apple também adicionou uma pasta com o nome “Arquivos recém-deletados”. A pasta serve como proteção para a perda de arquivos que são deletados por erro. Contudo, se essa pasta não for esvaziada, os iPhones podem acabar ficando sobrecarregados com arquivos que têm por objetivo serem deletados. A fim de evitar isso, os usuários podem remover permanentemente os arquivos da pasta “Recém-deletados”.

Avaliar e deletar grandes anexos

Outra fonte de potenciais aglomerados desnecessários são os anexos do iMessage. A utilização ativa da aplicação de bate-papo e o envio de fotos, vídeos ou GIFs, consome bastante espaço de armazenamento. É por isso que a Apple introduziu um novo recurso de gerenciamento de armazenamento para o iOS 11, que permite aos usuários avaliarem os seus anexos do iMessage e escolher aqueles que pretendem manter e deletar. Os usuários veem uma lista de anexos organizados por tamanho, para que deletar os maiores possa ter um impacto imediato.

Saiba como avaliar e deletar grandes anexos com as nossas instruções passo-a-passo.

Utilizar menos espaço para fotos e vídeos

A Apple tem trabalhado para resolver a raiz do problema do armazenamento – o tamanho de arquivo das fotos e vídeos. A solução no iOS 11 chega na forma de um formato de arquivo totalmente novo para imagens. A nova tecnologia utiliza uma compressão mais sofisticada e resultada em tamanhos de arquivo que têm 50-60% do tamanho antigo.

Armazenamento dos produtos Apple

Utilizar menos espaço para fotos e vídeos. Foto: divulgação.

Isso significa que tirar fotos no iOS 11 irá preencher muito mais lentamente o armazenamento do iPhone. Ao mesmo tempo, partilhar essas fotos com outros iPhones consumirá muito menos dados. E, em um efeito bola de neve, receber fotos de usuários que fizeram a atualização para o iOS 11 resultará em um consumo menor de dados e armazenamento.

O seu modelo é um iPhone 5 ou mais antigo? Infelizmente, você não conseguirá atualizar para o iOS 11. Para iPhones mais recentes, visite a nossa loja!


Fonte: Qelp

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AppleiOS
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email