A Seleção Brasileira vem aí: saiba transformar sua televisão normal em Smart TV

Com alguns aparelhos fáceis de instalar é possível ter uma nova experiência ao assistir TV. Mostramos como isso funciona

13/06/2018 às 14:00

Smart TVs são aparelhos supercompletos que permitem gravar a programação para assistir depois. Além disso, é possível ter conexão direta com a internet, sem a necessidade de fios. E ainda: dá para usar todos os apps que você mais gosta! Como você pôde perceber, a lista de vantagens é bem grande. Agora vai a boa notícia: sabia que você pode ter as mesmas características de uma Smart TV com seu aparelho comum? Sim, basta adquirir um plano de internet em sua casa com um roteador Wi-Fi e um dispositivo especial.

Existem várias opções de gadgets que conectam o smartphone, laptop ou tablet com o televisor. Assim, é possível deixar a sua TV normal como uma Smart. Veja exemplos de dispositivos que permitem que TVs convencionais recebam conteúdos de fontes externas e escolha:

Chromecast

Aparelho permite reproduzir na TV o conteúdo de outros dispositivos

O pioneiro e mais famoso dos gadgets é o Chromecast, produto do Google. Assim, basta conectá-lo à uma entrada HDMI do televisor, instalar o app em seu smartphone, tablet ou laptop e pronto! Tudo que estiver nos dispositivos poderá ser transmitido para a tela do televisor. Isso acontece a partir de qualquer tipo de aparelho e sistema operacional.

Qualquer programa de streaming de áudio ou vídeo que você tiver poderá ser comandado pelo Chromecast de maneira bem fácil.

Digamos que você está com seu smartphone e quer assistir um vídeo musical do YouTube. Basta colocá-lo a rodar no celular normalmente que, no canto superior direito do telefone, surgirá um ícone representando um televisor. Clique nele e a imagem será transmitida para a TV.

O Chromecast foi lançado nos Estados Unidos em 2013. Hoje, o modelo à venda no Brasil é o Chromecast 2, que chegou aqui em 2016 e transmite em Full HD. Naquele mesmo ano, foi lançado no exterior o Chromecast Ultra.

A versão permite streaming com definição de 4K e HDR (High Dynamic Range), efeitos que garantem mais nitidez às imagens.

Apple TV

Produto da Apple se destaca pela sofisticação

O produto para streaming da Apple é bem mais sofisticado. Chama-se Apple TV e tem seu próprio controle. Isso significa que dispensa o uso de dispositivo externo, mas também pode ser acessado de um iPhone ou iPad. A conexão é feita por um cabo HDMI, como mostra a foto abaixo:

 

Além de permitir streaming, vem com vários games que podem ser jogados diretamente na tela do televisor. Pelo iPhone, a assistente virtual Siri atende comandos de voz. Assim, você pede um filme, um ator, uma atriz ou um diretor, ou até algo como “quero filmes em 4K”. E seu pedido é atendido imediatamente.

Com programas específicos, o Apple TV também controla funções de sua casa, desde temperatura até fechamento das portas. E há acessórios que deixam o Apple TV ainda mais completo, como controle de games e fones de ouvido. Por tudo isso, o Apple TV tem a preferência até de pessoas que possuem smart TVs.  

Fire TV Stick

Produto da Amazon é boa opção para streaming

Outra boa opção é o Fire TV Stick, da Amazon, lançado no final de 2017 no Brasil. Seu uso é simples: você instala uma espécie de pen drive numa entrada HDMI do televisor e opera as funções pelo controle remoto. Dessa forma, o dispositivo dispensa celular ou tablet.

A Amazon garante que ele acessa mais de 4 mil apps, além de permitir todos os serviços de streaming. Mas para ter o Prime Vídeo, programa de streaming da própria Amazon, você deve assinar o serviço. O gadget vem com vários jogos.

Mais detalhes na página da Amazon, onde a empresa diz que devolve seu dinheiro se você não gostar do produto em 30 dias de uso.

TV boxes

Além dos três gadgets que vimos acima existem equipamentos mais simples, mas que oferecem funcionalidades similares e se encontram em várias faixas de preço.

Contudo, as chamadas TV boxes são pequenas caixas que operam com sistema operacional Android. Elas conectadas aos televisores e permitem streaming. Veja algumas opções interessantes:

Beelink GT1, dispositivo que cumpre perfeitamente a tarefa de permitir streaming de filmes e vídeos, apps Android e alguns jogos direto na tela da TV.

Alfawise H96 Pro+, de características similares à anterior, já vem com o Android 7.1 instalado.

Android Box 6.0 – é o aparelho que tende a ser mais barato, faz streaming em Full HD, espelha telefone e pode ser usado também em smartphones com iOS.

PlayStation (PS4) ou Xbox One – se você é um dos felizardos que possui um desses consoles de games, comemore! Ambos têm versões próprias do YouTube, Spotify e Netflix e outros serviços que você pode assistir em sua TV.

Quer saber mais sobre TV por assinatura e serviços de streaming? Não deixe de ler este artigo do Vivo Tech: Com serviços on demand, qual o papel da TV por assinatura?

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.74