Fundada por Fusajiro Yamauchi, a Nintendo marcou a infância de muitas pessoas com seus consoles icônicos (Game Boy, Super Famicom e Super Nintendo) e jogos atemporais (Super Mario World). E mesmo depois de quase 130 anos de mercado, continua sendo uma grande referência para quem trabalha com tecnologia e criação gráfica.
O sucesso da empresa japonesa pode ser atribuído à diversos motivos, entre eles, o extenso trabalho na criação de personagens carismáticos como Mario Bros e Donkey Kong. No entanto, o êxito da Nintendo parece ir além do talento inquestionável de Shigeru Miyamoto. Isto é, parece estar na capacidade que a marca possui de se reinventar. Em outras palavras, de se adaptar aos novos formatos e estilos.
Prova disso são os jogos voltados para smartphones que a empresa de Yamauchi criou em parceria com The Pokémon Company, considerada uma corporação de propriedade da Nintendo. A propósito, a seguir você confere uma lista com 7 jogos Nintendo para Android e iOS.
7. Animal Crossing: Pocket Camp
Em sétimo lugar, Animal Crossing: Pocket Camp, um jogo de simulação que, à primeira vista, parece infantil por conta dos gráficos, mas acaba envolvendo. Nele, você assume o papel de gerente de um acampamento e, por consequência, precisa cumprir algumas missões para, em troca, ganhar materiais.

Em Animal Crossing: Pocket Camp, você assume o papel de gerente de um acampamento.
Esses materiais serão utilizados para você decorar seu acampamento do jeito que desejar – de um espaço tradicional que celebra a natureza a uma casa de diversões chamativa com shows e passeios. Está tudo nas tuas mãos. Além disso, você pode personalizar seu trailer, visitar outros acampamentos e conhecer novos animais.
Informações adicionais
Gênero: Simulação
Requer: Android 4.1 ou superior
Idioma: Português não é uma opção
Tamanho: 66M
6. Pokémon: Magikarp Jump
Em sexto lugar, um jogo fraco, patético e inútil. Quer dizer, um jogo sobre um Pokémon fraco, patético e inútil, também conhecido como Magikarp. Você, fã de Pokémon, lembra dele? Um peixe com escamas laranja-avermelhadas, olhos grandes e lábios rosados; famoso por ser pateticamente fraco, pouco confiável e inútil.
Pois bem, em Pokémon: Magikarp Jump, o peixe Magikarp segue relativamente fraco. No entanto, é um personagem essencial para o objetivo principal da narrativa que é a de criar muitas gerações de Magikarp. Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Em Pokémon: Magikarp Jump, você precisa criar muitas gerações de Magikarp.
Para tanto, você terá que cuidar da alimentação de Magikarp e realizar treinamentos completos para aumentar o poder do salto dele. Spoiler: ao longo do jogo, alguns Pokémons populares vão aparecer para ajudar você nessas tarefas.
Informações adicionais
Gênero: Simulação
Requer: Android 4.1 ou superior
Idioma: Português não é uma opção
Tamanho: 88M
5. Pokémon Shuffle
Em quinto lugar, Pokémon Shuffle, um jogo simples e intuitivo, oferecido pela The Pokemon Company, cuja organização mãe é a Nintendo. Nele, você resolve quebra-cabeças para combater Pokémons. Em outras palavras, você coloca três ou mais Pokémons na vertical ou na horizontal, a fim de combater um selvagem.

Em Pokémon Shuffle, você precisa resolver quebra-cabeças para combater Pokémon selvagens.
Em síntese, Pokémon Shuffle é daqueles jogos perfeitos para serem aproveitados durante o percurso para o trabalho. Isso porque a jogabilidade é simples e quando combinada com aspectos estratégicos desafiadores, vicia.
Informações adicionais
Gênero: quebra-cabeça
Requer: Android 4.1 ou superior
Idioma: Português não é opção
Tamanho: 74M
4. Pokémon Duel
Apesar de estar em quarto lugar na lista, Pokémon Duel não é o jogo mais elogiado da The Pokemon Company, cuja empresa-mãe é a Nintendo. Isso uma vez que apresenta inúmeros erros que, por vezes, impossibilitam a experiência do jogador em relação ao game. Em outras palavras, Pokémon Duel é “bem bugado”.

Duel é um jogo de estratégia que utiliza figuras Pokémon.
De qualquer forma, Duel é um jogo de estratégia que utiliza figuras Pokémon. Portanto, seu objetivo é construir um baralho com seis figuras eficientes (de diferentes movimentos e habilidades) para competir com jogadores de todo o mundo.
Informações adicionais
Gênero: Tabuleiro
Requer: Android 4.1 ou superior
Idioma: Japonês e Inglês
Tamanho: 57M
3. Pokémon Quest
O terceiro lugar fica com o fofíssimo Pokémon Quest. Nele, você sai em busca de tesouros escondidos na Ilha Tumblecube, uma terra onde tudo é um cubo. Inclusive, todo o jogo é em forma de cubo, até mesmo os Pokémons. Logo, o jogo possui um aspecto “pixelado”, que lembra (vagamente) a estética dos clássicos do início dos anos 1980.

Pokémon Quest é um jogo spin-off fofíssimo de ação-aventura.
De qualquer maneira, durante as expedições em busca do tesouro, você encontrará selvagens e, para vencê-los, terá que batalhar com seus Pokémon. Além disso, você poderá enfeitar seu acampamento base, que é sua casa no jogo, com decorações divertidas.
Informações adicionais
Gênero: RPG
Requer: Android 4.4 ou superior
Idioma: Português não está disponível
Tamanho: 58M
2. Super Mario Run
O designer Shigeru Miyamoto acertou em cheio ao criar Mario Bros. E a Nintendo, também, ao continuar apostando no bigodudo como protagonista dos mais diversos desafios, mesmo 30 anos após seu lançamento. Super Mario Odyssey, lançado em 2017, e Super Mario Run, lançado em 2016, são provas disso.
Falando em Super Mario Run, ele é o segundo da lista. O objetivo principal do jogo é, como sempre, salvar Peach das garras de Bowser. Para tanto, você precisa concluir 24 fases em seis mundos diferentes e contar com a ajuda de inúmeros Toads, que lançam dicas e instruções a todo momento na tela.

Em Super Mario Run, você precisa salvar Peach das garras de Bowser.
Se você nunca jogou Super Mario Run, faça download do aplicativo para Android e iOS e tire suas próprias conclusões sobre jogabilidade e qualidade dos gráficos. Adiantamos que você pode jogá-lo com uma mão.
Informações adicionais
Gênero: Ação
Requer: Android 4.2 ou superior
1 .Pokémon GO
Que rufem os tambores, pois o primeiro lugar da lista vai para Pokémon Go, um jogo que dispensa apresentações. Afinal, foi baixado mais de 800 milhões de vezes na Google Play Store, e nomeado como o melhor jogo móvel pelo Game Developers Choice Awards.

Pokémon GO é um jogo free-to-play.
Ainda assim, Pokémon GO é um jogo free-to-play de realidade aumentada voltado para smartphones. Resumidamente, você caça Pokemóns pelas ruas da cidade, usando o celular como uma “câmera” que vê os serezinhos.
Portanto, se você ainda não fez download, faça agora. Provavelmente você vai se apaixonar, afinal, a jogabilidade é incrível e os gráficos são eficientes. Além disso, você vai caçar Pokémon e todo mundo sabe que, assim como os jogos e consoles da Nintendo, essa é uma atividade atemporal. Isto é, não é afetada pelo tempo – ou pela idade do jogador.
Informações adicionais
Gênero: Aventura
Requer: Android 4.4 ou superior
Tamanho: 82M
Se animou com a história de jogar pelo celular? Então, conheça o top 10 dos melhores jogos para smartphones. Ou, caso preferir continuar no console ou computador, confira os jogos online mais vendidos da Steam em 2018.