5 games brasileiros que você precisa conferir

O Brasil não é reconhecido mundialmente por sua produção de jogos eletrônicos. Mas, há empresas dispostas a mudar este cenário.

07/12/2018 às 14:00

Brasileiros não arrasam somente na hora de criar os melhores memes da internet. Também demonstramos criatividade e inovação no desenvolvimento de games. Prova disso é que atualmente existem no Brasil cerca de 375 empresas produzindo jogos eletrônicos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Ou seja, um crescimento de 180% quando comparado a quatro anos atrás. A propósito, confira abaixo cinco empresas de games brasileiras que desenvolveram bons jogos para PC, console e mobile.

5. Aquiris Game Studio

Jogo em destaque: Horizon Chase
Plataformas:
Steam e PS4
Quanto custa Horizon Chase? R$ 37,99 na Steam
Outros títulos da Aquiris Game Studio: The Great Prank War e Ballistic Overkill

Aquiris Game Studio é uma empresa sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e fundada em 2007. Com 10 anos de história e uma equipe de 70 pessoas, cria jogos para uma ampla gama de plataformas. Entre os títulos mais famosos, Horizon Chase – World Tour, um jogo eletrônico de corrida estilo fliperama.

4. MGaia Studio

Jogo em destaque: Tiny Empire
Plataformas:
 Android e iOS
Quanto custa Tiny Empire? Gratuito
Outros títulos de Mother Gaia Studio: Tank Invaders, Gingerbread Wars, Toy Wars, etc.

O Mgaia Studio é um estúdio de jogos localizado em Bauru, São Paulo, especializado no desenvolvimento de jogos para celular como Tiny Empire. Se você ainda não conhece, Tine Empire é um jogo de raciocínio e estratégia. Nele, você precisará atirar bombas em criaturas de fantasia medieval enquanto protege seus soldados e salva reféns.

3. Daniel Snd

Jogo em destaque: Rocket Fist
Plataformas:
Windows e Linux
Quanto custa Rocket Fist? $4.99 USD
Outros títulos de Daniel Snd: Garden Paws, Shipwrecked on Robot Island, Bug Brawl, etc.

Rocket Fist é um jogo multiplayer fruto da parceria entre o artista e programador Daniel Silveira e o produtor musical Thiago Adamo, ambos brasileiros. Lançado em 2017, Rocket Fist mistura Battle Arena com Queimada. Em síntese, nele você controla um robô recém-construído que foi trancado em arenas para batalhas insanas, atirando seus “punhos de foguetes” nos inimigos.

2. Behold Studios

Jogo em destaque: Chroma Squad
Plataformas:
PlayStation 4 e Vita, Xbox One, Windows, Linux, Mac OS Classic, Android e iOS
Outros títulos da Behold Studios: Galaxy of Pen and Paper, The Story of Choices, Monster e Bit-Bit Machine.

O estúdio Behold Studios fica em Brasília e possui vasta experiência em títulos “indie” lançados para PC. Entre eles o elogiado Knights of Pen & Paper e Chroma Squad, segundo lugar desta lista. Lançado em 2015, o Chroma Squad é game de RPG tático desenvolvido pelo estúdio brasileiro em associação com Bandai Namco Entertainment.

No jogo, você precisará administrar uma produtora independente de TV, formada por ex-dublês de Power Rangers ou Changeman. Cuidando da produção de um novo show desse gênero, você terá a responsabilidade de contratar atores, definir figurinos e personagens de cada um nas séries. Além disso, dá para comprar equipamentos, monitorar as críticas dos fãs e, por fim, gravar os episódios e lutar com a concorrência.

1. Long Hat House

Jogo em destaque: Dandara
Plataformas:
PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, iOS e Android
Quanto custa Dandara? R$ 29.99 na Steam
Outros títulos da Long Hat House: River Rage e Magenta Arcade

Por fim, o primeiro lugar da lista vai para Dandara, um respiro mais do que necessário para o subgênero Metroidvania (nome dado a jogos de ação e aventura, geralmente em 2D e com elementos de RPG). Desenvolvido por Long Hat House, game studio de Belo Horizonte, Minas Gerais, Dandara se destaca por ser tipicamente brasileiro e absolutamente inovador em dois aspectos: narrativa e jogabilidade.

Jogabilidade

Comecemos pela jogabilidade inovadora do jogo. Ao invés de caminhar ou correr, a protagonista do jogo, Dandara, salta de parede em parede – o jogo não usa direcionais ou botões de ação.

Dandara é um dos games brasileiros.

Dandara é muito bem avaliado no Steam.

Para tanto , você, como jogador(a) precisa usar uma combinação de velocidade e habilidade, inteligência e reflexos para solucionar quebra-cabeças, conquistar power-ups e acessar áreas antes inacessíveis. E é justamente por isso que a jogabilidade é inovadora, ela torna o jogo mais tático enquanto explora o mapa e até mesmo durante as batalhas.

História e contexto de Dandara

Assim como a jogabilidade, a história e o contexto também encantam. Isso porque a personagem principal foi inspirada em Dandara dos Palmares, guerreira negra do período colonial do Brasil, portanto, você perceberá que durante o jogo, ela busca por liberdade dentro de um regime opressivo.

Além disso, há inúmeras referências sobre a cultura popular brasileira. Como resultado, depois de quatro horas de jogo, pouco importa se o objetivo do jogo foi alcançado. O legal mesmo é explorar área à procura de referências como a da imagem abaixo:

Dandara é um dos games brasileiros.

Dandara encontra Abaporu, pintura a óleo de Tarsila do Amaral.

Por fim, mas não menos importante, a trilha sonora de Dandara também merece destaque. As composições assinadas por Thommaz Kauffmanns não são tipicamente brasileiras, como você pode ter imaginado. No entanto, ambientam com excelência cada cenário e transmitem o clima mágico, embora realista, do universo de Dandara.

 

O cenário nacional de games é realmente surpreendente. Então continue explorando as inovações brasileiras e confira três aplicativos brasileiros para Android e iOS que são muito bem avaliados na Play e Apple Store.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email