4G no celular: a tecnologia mais rápida de internet?

Pontos positivos das redes de 4G no celular superam em muito os das redes de 3G, como a garantia de banda larga, por exemplo.

08/02/2019 às 9:00

Uma coisa é certa: ainda aproveitaremos as virtudes das redes de 4G à nossa disposição no Brasil por muito tempo. Por quê? Ultimamente muito se tem falado sobre telefonia móvel em 5G. É um novo padrão que aumentará muito a velocidade de transmissão de dados via telefonia móvel. Entretanto, a implantação do 5G está atrasada no mundo todo, devido a dificuldades técnicas.

Um exemplo de problema é que smartphones com 5G devem ser grandes demais e desengonçados até. Isso porque necessitam de antenas embutidas bem maiores que as dos que operam com redes 4G. Hoje não é possível prever com exatidão quando o 5G estará disponível aqui no Brasil. Assim, o melhor é o 4G, que chegou ao país em 2012.

E a expansão do 4G no celular foi bastante rápida, até por questões práticas: tínhamos pela frente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio, em 2016. Para esses supereventos, precisávamos de uma ótima infraestrutura de comunicações. Tudo funcionou bem e hoje temos cobertura 4G em todos os estados da nação.

4G no celular é uma grande evolução

Redes em 4G representaram um grande avanço em relação às anteriores, a geração 3G. Dessa forma, embora os caminhos da telefonia móvel continuem os mesmos, os equipamentos são bem diferentes. Assim, os celulares enviam seus sinais para as torres e de lá vão para uma central de comunicação. Entretanto, as antenas são bem diferentes. E, portanto, as frequências de comunicação também são diversas.

Só o 4G no celular oferece a verdadeira banda larga, já que o 3G não chega lá. A velocidade máxima de download em uma rede 3G é de 7 MB/s. Em uma rede 4G, essa velocidade pode chegar a 100 MB/s.

4G no celular é um avanço em relação à rede 3G cuja conexão é bem inferior.

Nos modelos de 3G, telas menores e velocidade baixa em relação ao 4G.

Além disso, no 3G, a comunicação entre as torres e a central telefônica é feita por ondas de rádio. Já no 4G, esses dados são trocados por meio de cabos de fibra óptica. Assim, aumenta-se a largura de banda e se obtém mais velocidade de navegação no celular. Cerca da metade do caminho percorrido pelos pacotes de dados é feito por cabos no 4G.

Antenas com maior capacidade

A rede 4G opera em frequência diferente da 3G. Por isso, são necessárias antenas diferentes e que operam na faixa de 2.500 MHz. Inclusive, o governo brasileiro reserva essas antenas apenas para esse tipo de comunicação. As frequências das redes 4G são mais baixas, com sinal mais denso.

Assim, uma antiga torre para redes 3G podia compartilhar o sinal com 60 a 100 telefones. Por sua vez, a capacidade das torres 4G é de até 400 telefones simultaneamente. Ou seja, elas propiciam maior tráfego e ainda com maior qualidade.

4G no celular conta com ampla rede de cobertura.

Antenas para transmissão de dados e voz em 4G estão presentes em todo o Brasil.

Aliás, um detalhe importante: a área de cobertura das antenas 4G é menor. Portanto, mais antenas são necessárias para que as redes funcionem perfeitamente. E os resultados são excelentes: a tecnologia de 4G no celular aumenta a velocidade de navegação em até 180 vezes, na comparação com redes 3G. O carregamento e o envio de dados ficam bem mais fáceis e rápidos. Por exemplo, é possível ver filmes em alta resolução com 4G ao mesmo tempo em que são baixados.

Conexões mais estáveis

Além disso, a conexão 4G no celular se mantém estável e com qualidade mesmo em carros ou ônibus em movimento, o que não acontece com a cobertura 3G. As redes 4G funcionam com a tecnologia LTE (Long Term Evolution, ou Evolução de Longo Prazo), muito rápida e eficaz, tanto para transmissão de dados quanto de voz. Entretanto, como atualmente os celulares são mais usados para transmissão e dados do que para conversas, o mais comum é que o 4G dê prioridade a dados de Internet.

Desde 2012, as operadoras de telefonia móvel no Brasil operam suas redes 4G na frequência de 2.500 MHz, tanto para banda larga móvel quanto para banda móvel fixa. Também existem ofertas de 4G na frequência de 1.800 MHz. E a frequência de 700 MHz ficou destinada à TV digital.

Mais de 95% dos brasileiros têm acesso a redes 4G. Em outubro de 2018, o Brasil tinha 240 milhões de celulares, número bem superior à população, que é de 208 milhões de pessoas. E a imensa maioria já usava aparelhos com tecnologia 4G no celular.

Confira uma lista de celulares bons e baratos, todos com 4G

Seu aparelho tem 4G?

E como saber se o seu telefone opera em 4G? Atualmente, praticamente todos os smartphones comercializados de forma legal no país possuem tecnologia 4G LTE. Todos iPhones têm 4G desde o modelo iPhone 5.

Nos celulares com sistema operacional Android, varia de modelo a modelo e de fabricante a fabricante. Ainda sobrevivem alguns poucos modelos de menor custo que só operam em 3G. Se você tiver um desses, saiba que não é possível adaptá-los para redes 4G no celular. Somente uma troca de aparelho poderá lhe oferecer todos os benefícios da tecnologia.

4G no celular é a tecnologia mais eficiente e viável para os dias atuais.

Modelo de 4G no celular: smartphone moderno com tela grande, estabilidade e muita velocidade.

Se você tem dúvida sobre seu aparelho operar em 4G, há uma maneira fácil de descobrir. É só usar o Google. Basta teclar “Ficha Técnica” e o modelo e marca do telefone. Por exemplo, “Ficha Técnica Samsung Galaxy J1”.

Escolha uma das opções que vão surgir e role a página até a seção “Dados”. Lá confira se ele tem LTE (que significa 4G). No caso do J1, a resposta é sim. Se você pesquisar um modelo mais simples, como o Samsung Galaxy Y, verá que ele não tem suporte para LTE.

Veja como medir a velocidade do seu 4G

Como embarcar na onda do 4G

Então, você não tem um celular compatível com 4G? Certamente a melhor maneira de entrar nesse mundo de alta velocidade na transmissão de dados é com um aparelho novo e mais moderno. Na loja online da Vivo, certamente você vai encontrar um grande número de smartphones com tecnologia 4G, por preços e condições de pagamento excepcionais.

Visite a loja online da Vivo e escolha o seu. Sempre existem aparelhos em ofertas e eles podem ser pagos em até 21 vezes. Além disso, a Vivo oferece smartphones que cabem em todos os bolsos, com preços a partir de R$ 289,00. Não deixe de embarcar nessa onda porque, com certeza, a tecnologia 4G ainda será a melhor e mais rápida por vários anos.

Vivo oferece em sua loja online diversos modelos com 4G no celular.

Na loja online da Vivo, 4G no celular para todos os bolsos.

A Vivo tem redes 4G por todo país. E, aliás, você nem deve se preocupar com isso: se uma rede 4G não estiver disponível, os telefones com LTE continuarão funcionando em redes 3G ou 2G – sempre a melhor opção que estiver funcionando.

Você sabia que é possível usar o WhatsApp sem gastar Internet? Então clique aqui e veja como.

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Tecnologiatelefonia móvel
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email