4 tecnologias futuristas para carros

São tantas tendências e novidades que fica até difícil imaginar o que ainda pode se tornar realidade.

17/12/2017 às 11:14

Com tendências como o compartilhamento de viagens, veículos autônomos e o carro conectado, a indústria automotiva está cada vez mais no centro das atenções. Mas como serão os carros do futuro? O que os motoristas poderão realizar em seus passeios para trabalhar? E, o mais importante, quais recursos legais eles poderão desfrutar agora que sua atenção não precisa estar na estrada?

1. Estacionar o carro não é seu forte? Fique tranquilo

Estacionar é complicado, especialmente o temido paralelo. Muitas vezes é complicado em áreas congestionadas e é profundamente embaraçoso quando não é feito corretamente. Por esse motivo, a maioria está feliz em entregar tarefas de valet a um robô. Ford, Renault e muitas marcas premium já possuem um sistema que irá perseguir pontos de estacionamento paralelos e reversos e, em seguida, usar sensores e câmeras para dirigir o veículo corretamente para dentro do espaço, invocando apenas um humano para entradas de aceleração.

A BMW e a Mercedes-Benz também possuem excelentes tecnologias para o assunto. O Remote Control Parking da BMW já está na série 7 – e deve ser lançado em mais modelos no próximo ano.

Assista ao vídeo (em inglês) da demonstração:

O piloto de estacionamento remoto da Mercedes-Benz faz uma coisa semelhante, mas também atende estacionamento perpendicular.

Assista ao vídeo promocional (em inglês) do Remote Pilot e Parking Pilot do E-Class 2016:

2. Sua casa na estrada

À medida que a indústria automotiva se combina com a revolução IoT, veremos conectividade que nunca tivemos antes. Os carros do futuro serão uma extensão da sua casa. E se você não pretende comprar um carro novo, adaptadores de empresas como Autobrain, Automático e Vinli transformarão o seu carro – desde que seja construído depois de 1996 – em um carro conectado.

3. Você pode ficar à vontade enquanto o carro dirige para você

Quando os proprietários de carros não são mais obrigados a manter os olhos na estrada e as mãos na roda porque os computadores estão no banco do motorista, a viagem será tão importante quanto o destino. Para os meios de comunicação do século 21, isso significa que, enquanto o carro se auto pilota, você poderá aproveitar telas HD, streaming de conteúdo sob demanda como se estivesse na sua sala-de-estar, mas com o bônus de um espaço menor e som surround incrível.

Empresas como a Auro-3D já estão se juntando a empresas como a Porsche para introduzir padrões de som espaciais tridimensionais que reproduzem experiências de som da vida real, mas tudo no conforto do seu próprio carro.

Assista ao vídeo para conferir o projeto:

4. Retire a frase “perdi a chave do carro” do seu vocabulário

No futuro, os motoristas serão capazes de desbloquear e iniciar seus carros usando impressão digital, retina ou ativação de voz – de forma semelhante à forma como acessamos nossos smartphones hoje. E com o tempo que economizarem sem precisar procurar a chave, poderão terminar um livro ou aprender um novo idioma – ou não. Além disso, com os carros sem chave, você nunca terá que se preocupar com seu filho adolescente ocupando seu carro sem permissão.

Agora que você já sabe o que esperar da tecnologia automobilística do futuro, volte algumas casas, considere o carro autônomo, que já se tornou realidade e é liderado por diversas empresas novas no segmento, e confira alguns benefícios de dirigir um carro sem condutor, relatadas por Albert Wenger, parceiro de uma investidora dos Estados Unidos.


Fonte: ReadWrite

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
carrosTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email