4 apps para deslocar-se de forma consciente

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aproveite a comemoração para conferir quatro aplicativos para deslocar-se de forma consciente.

05/06/2018 às 15:58

O Dia do Meio Ambiente é comemorado em junho (dia 5)! Então, que tal celebrar de um jeito especial: fazendo algo que possa favorecer a natureza. Colaborar com o meio ambiente e pensar em sustentabilidade vai muito além de apenas plantar árvores ou separar o lixo reciclável. Trata-se de refletir sobre atitudes cotidianas, reconfigurar hábitos e, por vezes, de trata-se de abrir mão de certos confortos, como o de tirar o carro da garagem para percorrer 10 quilômetros.

via GIPHY

Como essas não são tarefas fáceis, resolvemos interferir e, abaixo, você encontrará uma lista com quatro formas de se deslocar de forma consciente pela cidade onde mora. Algumas opções são restritas às grandes cidades, mas todas possuem um objetivo em comum: tornar a sua rotina mais sustentável.

Alugue uma bike

Download para iOS | Android

Pedalar é considerada uma das formas mais benéficas de se locomover pelas ruas das cidades – pelo menos por aquelas que não são íngremes. Além de fazer bem para sua saúde física e mental, uma vez que você faz exercícios e, de quebra, começa a enxergar a paisagem urbana de outra forma, a atividade ajuda a desobstruir o trânsito.

Portanto, considere investir em uma magrela ou, se você mora em Pernambuco, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo ou Porto Alegre, baixe o Bike Itau e alugue uma bike por um plano mensal de R$ 20. O procedimento de cadastramento e pagamento prático, você precisa apenas de um cartão de crédito. Confira na imagem abaixo:

Print do aplicativo bike Itaú

Considere investir em uma magrela ou baixe o Bike Itau e alugue uma bike por um plano mensal de R$ 20.

Feito o cadastro, basta você encontrar uma estação de bicicleta – normalmente há uma por bairro -, retirar uma das bikes utilizando o aplicativo, aproveitar o passeio e retorná-la à qualquer estação. Não há segredos, tampouco dificuldades. O processo é exatamente como foi descrito acima: super fácil.

Opte pelo transporte público com ajuda do Moovit

Download para iOS | Android | Web

Assim como a bike, o bom e velho (por vezes superestimado) transporte público também é uma forma de você se deslocar de forma sustentável pela cidade. Principalmente se você mora em metrópole e, além de ônibus ou lotação, tem à sua disposição trem ou metrô.

Entre os benefícios de optar pelo transporte público, o destaque vai para a economia gerada. Isso quer dizer que, além de beneficiar o trânsito e, obviamente, o meio ambiente, no momento em que você escolhe deixar o carro estacionado na garagem, você reduz significativamente o gasto mensal com combustível e estacionamento privado.

O contraponto desta dica é o fato de que há diversas maneiras de se chegar a um lugar utilizando ônibus, metrô ou trem. E com a correria do dia a dia, torna-se impossível perder tempo tentando aprender com a experiência. A solução é contar com a tecnologia.

Moovit, por exemplo, é um assistente pessoal do transporte público com mais de 150 milhões de usuários espalhados pelo mundo. Através dele, você terá o passo a passo atualizado e preciso para chegar ao destino desejado, bem como informações sobre possíveis atrasos e interrupções do serviço, engarrafamentos e novas obras.

Print do aplicativo Moovit

Moovit é um assistente pessoal do transporte público com mais de 150 milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Com Moovit instalado no celular, você não vai perder tempo tentando descobrir como chegar de ônibus no trabalho. Ou quanto tempo vai perder no metrô. A resposta estará na tela. O meio ambiente agradece!

Chame o Uber, Cabify ou 99

Aplicativos de transporte como Uber, Cabify ou 99 também são ótimas formas de poupar o meio ambiente da emissão de gases poluentes. Por sorte, estão cada vez mais inseridos na rotina das pessoas e alterando a forma com que elas compreendem mobilidade urbana.

Entre os motivos da rápida aderência, estão segurança, rapidez e acessibilidade aos passageiros, características fundamentais para sua disseminação. O ônus recai sobre o desafio de descobrir qual o melhor aplicativo do mercado. Ou ainda, qual o aplicativo que melhor se encaixa com seus objetivos, sejam eles quais forem.

Para ajudá-lo, comparamos os serviços mais populares neste texto.

Print dos aplicativos Uber, 99 e Cabify

Entre os motivos da rápida aderência estão segurança, rapidez e acessibilidade aos passageiros.

Procure ou ofereça carona com BlaBlaCar

Download iOS | Android

Nessa experiência colaborativa que os aplicativos acima oferecem, não dá para deixar de mencionar o BlaBlaCar, aplicativo de carona presente em mais de 22 países. Através dele, você se conecta com alguém que esteja por perto e indo para o mesmo lugar, ou alguém que queira compartilhar a viagem. Assim, ambos economizam tempo, dinheiro e carros no trânsito (ou na estrada).

Print do aplicativo BlaBlaCar

BlaBlaCar, aplicativo de carona presente em mais de 22 países.

Para participar da comunidade BlaBlaCar, você precisará instalar o aplicativo e se cadastrar através do Facebook ou a partir de um endereço de e-mail. Para manter a segurança de todos, é obrigatório preencher um perfil (com foto) e uma minibiografia. Ficou interessado(a)? Confira mais informações no site.

Um Ano Sem Lixo é a dica complementar

Depois de conhecer quatro formas de se locomover de forma consciente, hora de descobrir outras formas de ser sustentável. Por isso, vamos apresentar a você a Cristal Muniz, tão preciosa quanto uma pedra.

Designer, aos 25 anos decidiu aprender a parar de produzir lixo de forma desenfreada, muito por compreender que o descarte sem critérios é um problema social que merece atenção. Da experiência corajosa, nasceu o projeto “Um Ano Sem Lixo” e posteriormente o instagram com o mesmo nome, para compartilhar soluções com outras pessoas que, assim como ela, consideram optar por uma rotina mais consciente.

Hoje, tanto o blog quanto o Instagram possuem dicas que, de fato, são possíveis de serem aplicadas. Como fazer sabão líquido natural para lavar roupas ou como fazer hidratante corporal 100% natural são algumas delas. Há também informações para quem passa muito tempo fora de casa e acaba consumindo muito alimento e produto industrial.

As compras a granel são um dos meios mais eficazes de não gerar lixo em casa. 🌿 Você leva seus saquinhos de pano, traz tudo sem plástico e guarda quando chegar em casa! 😯✨ Na foto tem feijão, mas dá pra comprar chás, temperos, cereais, castanhas, grãos, chocolate, aveia e mais um zilhão de coisas. Se você acha que não tem isso na sua cidade, olha de novo: provavelmente tem uma loja a granel sim, elas pipocam em vários lugares sem a gente perceber. Segue o guia para compras a granel pra ter sucesso: 1. Leve a quantidade de saquinhos ou potinhos de vidro necessárias para quantidade de itens que você vai comprar. Para saber isso, o legal é fazer uma listinha antes de sair de casa. 2. Diga para o atendente que você gostaria de colocar suas compras nas suas próprias embalagens. 3. Comece a pedir aveia, feijão, chia, linhaça, castanhas, chá de camomila, canela, curry, pimenta e vá dando os saquinhos de pano – eu prefiro potinhos de vidro pras coisas em pó. 4. Se o atendente ficar meio confuso, explique: é só colocar o saquinho ou o potinho de vidro vazio na balança, clicar no botão TARA que ele zera o peso e aí vai pesar só o que você estiver comprando. Simples assim. 👌🏼 5. As etiquetas com os valores você pode ir colando em cada potinho ou saquinho mesmo. Quando você chegar em casa é só colocar as etiquetas na composteira se elas forem de papel, porque ele vai se decompor. 6. Depois é só guardar os potinhos de vidro nos seus devidos lugares e transferir o que tiver nos saquinhos para potinhos bem vedados. 👉🏼 Eu costumo escrever com uma caneta no vidro o nome do produto e a data da compra, pra lembrar de consumir num prazo certo. #umanosemlixo #umlixoamenos #lixozero #zerowaste #trashisfortossers #zerowastehome #nowaste #notrash #comprasagranel #bulk #bulkiseverywhere

Uma publicação compartilhada por Um Ano Sem Lixo (@umanosemlixo) em

Enfim, vale muito a pena conferir o projeto Um Ano Sem Lixo, independente da rotina que você leva. Abaixo, confira a entrevista da Cristal Muniz ao Canal Jout Jout, desenvolvido pela Julia Tolezano, vlogueira, escritora e jornalista brasileira.

Se inspirou a alterar sua rotina depois de todas essas dicas? Ótimo. Estamos orgulhosos. Agora, confira aplicativos que podem ajudar a tornar a sua relação com a comida mais sustentável.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email