O Dia do Meio Ambiente é comemorado em junho (dia 5)! Então, que tal celebrar de um jeito especial: fazendo algo que possa favorecer a natureza. Colaborar com o meio ambiente e pensar em sustentabilidade vai muito além de apenas plantar árvores ou separar o lixo reciclável. Trata-se de refletir sobre atitudes cotidianas, reconfigurar hábitos e, por vezes, de trata-se de abrir mão de certos confortos, como o de tirar o carro da garagem para percorrer 10 quilômetros.
Como essas não são tarefas fáceis, resolvemos interferir e, abaixo, você encontrará uma lista com quatro formas de se deslocar de forma consciente pela cidade onde mora. Algumas opções são restritas às grandes cidades, mas todas possuem um objetivo em comum: tornar a sua rotina mais sustentável.
Alugue uma bike
Pedalar é considerada uma das formas mais benéficas de se locomover pelas ruas das cidades – pelo menos por aquelas que não são íngremes. Além de fazer bem para sua saúde física e mental, uma vez que você faz exercícios e, de quebra, começa a enxergar a paisagem urbana de outra forma, a atividade ajuda a desobstruir o trânsito.
Portanto, considere investir em uma magrela ou, se você mora em Pernambuco, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo ou Porto Alegre, baixe o Bike Itau e alugue uma bike por um plano mensal de R$ 20. O procedimento de cadastramento e pagamento prático, você precisa apenas de um cartão de crédito. Confira na imagem abaixo:

Considere investir em uma magrela ou baixe o Bike Itau e alugue uma bike por um plano mensal de R$ 20.
Feito o cadastro, basta você encontrar uma estação de bicicleta – normalmente há uma por bairro -, retirar uma das bikes utilizando o aplicativo, aproveitar o passeio e retorná-la à qualquer estação. Não há segredos, tampouco dificuldades. O processo é exatamente como foi descrito acima: super fácil.
Opte pelo transporte público com ajuda do Moovit
Download para iOS | Android | Web
Assim como a bike, o bom e velho (por vezes superestimado) transporte público também é uma forma de você se deslocar de forma sustentável pela cidade. Principalmente se você mora em metrópole e, além de ônibus ou lotação, tem à sua disposição trem ou metrô.
Entre os benefícios de optar pelo transporte público, o destaque vai para a economia gerada. Isso quer dizer que, além de beneficiar o trânsito e, obviamente, o meio ambiente, no momento em que você escolhe deixar o carro estacionado na garagem, você reduz significativamente o gasto mensal com combustível e estacionamento privado.
O contraponto desta dica é o fato de que há diversas maneiras de se chegar a um lugar utilizando ônibus, metrô ou trem. E com a correria do dia a dia, torna-se impossível perder tempo tentando aprender com a experiência. A solução é contar com a tecnologia.
Moovit, por exemplo, é um assistente pessoal do transporte público com mais de 150 milhões de usuários espalhados pelo mundo. Através dele, você terá o passo a passo atualizado e preciso para chegar ao destino desejado, bem como informações sobre possíveis atrasos e interrupções do serviço, engarrafamentos e novas obras.

Moovit é um assistente pessoal do transporte público com mais de 150 milhões de usuários espalhados pelo mundo.
Com Moovit instalado no celular, você não vai perder tempo tentando descobrir como chegar de ônibus no trabalho. Ou quanto tempo vai perder no metrô. A resposta estará na tela. O meio ambiente agradece!
Chame o Uber, Cabify ou 99
Aplicativos de transporte como Uber, Cabify ou 99 também são ótimas formas de poupar o meio ambiente da emissão de gases poluentes. Por sorte, estão cada vez mais inseridos na rotina das pessoas e alterando a forma com que elas compreendem mobilidade urbana.
Entre os motivos da rápida aderência, estão segurança, rapidez e acessibilidade aos passageiros, características fundamentais para sua disseminação. O ônus recai sobre o desafio de descobrir qual o melhor aplicativo do mercado. Ou ainda, qual o aplicativo que melhor se encaixa com seus objetivos, sejam eles quais forem.
Para ajudá-lo, comparamos os serviços mais populares neste texto.

Entre os motivos da rápida aderência estão segurança, rapidez e acessibilidade aos passageiros.
Procure ou ofereça carona com BlaBlaCar
Nessa experiência colaborativa que os aplicativos acima oferecem, não dá para deixar de mencionar o BlaBlaCar, aplicativo de carona presente em mais de 22 países. Através dele, você se conecta com alguém que esteja por perto e indo para o mesmo lugar, ou alguém que queira compartilhar a viagem. Assim, ambos economizam tempo, dinheiro e carros no trânsito (ou na estrada).

BlaBlaCar, aplicativo de carona presente em mais de 22 países.
Para participar da comunidade BlaBlaCar, você precisará instalar o aplicativo e se cadastrar através do Facebook ou a partir de um endereço de e-mail. Para manter a segurança de todos, é obrigatório preencher um perfil (com foto) e uma minibiografia. Ficou interessado(a)? Confira mais informações no site.
Um Ano Sem Lixo é a dica complementar
Depois de conhecer quatro formas de se locomover de forma consciente, hora de descobrir outras formas de ser sustentável. Por isso, vamos apresentar a você a Cristal Muniz, tão preciosa quanto uma pedra.
Designer, aos 25 anos decidiu aprender a parar de produzir lixo de forma desenfreada, muito por compreender que o descarte sem critérios é um problema social que merece atenção. Da experiência corajosa, nasceu o projeto “Um Ano Sem Lixo” e posteriormente o instagram com o mesmo nome, para compartilhar soluções com outras pessoas que, assim como ela, consideram optar por uma rotina mais consciente.
Hoje, tanto o blog quanto o Instagram possuem dicas que, de fato, são possíveis de serem aplicadas. Como fazer sabão líquido natural para lavar roupas ou como fazer hidratante corporal 100% natural são algumas delas. Há também informações para quem passa muito tempo fora de casa e acaba consumindo muito alimento e produto industrial.
Enfim, vale muito a pena conferir o projeto Um Ano Sem Lixo, independente da rotina que você leva. Abaixo, confira a entrevista da Cristal Muniz ao Canal Jout Jout, desenvolvido pela Julia Tolezano, vlogueira, escritora e jornalista brasileira.
Se inspirou a alterar sua rotina depois de todas essas dicas? Ótimo. Estamos orgulhosos. Agora, confira aplicativos que podem ajudar a tornar a sua relação com a comida mais sustentável.