3 consoles da Atari que nunca foram lançados

Se você acha que a Atari só possui grandes recordes de vendas, está enganado. Confira três consoles que foram planejados, mas não chegaram às prateleiras.

Não é apenas de incontáveis cases de sucesso que se constrói uma marca. A Atari, por exemplo, uma das principais responsáveis pela popularização dos Video games – e mãe do Pong – também tem sua lista com três consoles que, ao contrário do Atari 2600, sequer foram lançados.

Suas histórias fazem parte da década de 70, 80 e 90 e não servem como case de sucesso, mas servem para evitar que os mesmos erros sejam feitos no futuro. Confira a lista abaixo:

Atari Jaguar Duo (1995)

O Jaguar Duo foi uma tentativa de combinar o Atari Jaguar (1994), desenvolvido pela IBM, com o Atari Jaguar CD, também conhecido como Jag CD, mas foi cancelado antes da produção começar. O console incluiria a unidade de CD-ROM da Jaguar e iria competir diretamente com a Sony PlayStation e a Sega Saturn.

Foto do video game Atari Game Brain (1977)
Atari Game Brain (1977). Foto: divulgação.

Atari Cosmos (1981)

O Cosmos mais parece uma calculadora científica do que um vídeo game, isso é fato. E sua funcionalidade, apesar de impressionante para a época, na prática, não era tão excitante: uma sobreposição holográfica pré-impressa que serviu apenas como vitrine para jogos eletrônicos exibidos em LEDs vermelhos.

Foto do video game Atari Cosmos
Atari Cosmos de 1981. Foto: divulgação.

Na época do lançamento, a Atari comentou que o sistema de jogo era como uma máquina 3D sofisticada do futuro – supostamente o primeiro sistema de jogo eletrônico a usar imagens holográficas. Quando a imprensa recebeu o produto, o entusiasmo caiu, e Atari puxou o plugue no Cosmos pouco tempo antes do lançamento.

De acordo com o Atari Museum, apenas três Cosmos se salvaram da destruição completa e foram desmontados para serem utilizados na NY Toy Fair, feira americana que reúne os melhores profissionais da área de brinquedos, jogos e produtos para entretenimento.

Atari Game Brain (1977)

Em 1977, Atari projetou seu primeiro console de jogos que aceitava fitas (ou cartuchos), o Atari Game Brain. Antes desse ano, todos os consoles Atari, como Pong, Stunt Cycle e Video Pinball, eram máquinas com jogos embutidos. Há rumores de que a Atari optou por não lançar este console para não prejudicar o lançamento do Atari 2600, também projetado em 1977, e que rapidamente se tornaria o produto histórico da Atari.

Imagem do video game Atari Game Brain
Atari Game Brain. Foto: divulgação.

Fonte: PCMag


Veja mais sobre