192.168 1.1: código dá acesso às configurações de internet

192.168 1.1 ou 192.168 0.1 são endereços IP que possibilitam acesso às configurações do roteador ou modem de Internet.

12/11/2018 às 9:00

Digamos que você possui um roteador ou modem de internet em casa, com nome e senha difíceis. No mínimo, você tentará alterar as informações, correto? À vista disso, você precisará do código 192.168 1.1 ou de uma sequência similar.

Mas o que é 192.168 1.1? Esse “mini código” nada mais é do que o endereço IP do roteador ou modem que você contratou. Ou seja, é o endereço virtual do aparelho, formado por valores entre 0 e 255. 

Dito isso, você já pode considerar que existem vários endereços IP, além do 192.168 1.1, uma vez que existem vários fabricantes e modelos de aparelhos. No entanto, os mais comuns são <em ou <em 0.1, e o “<em o” que, na verdade, é um erro de digitação.

Abaixo, você confere como identificar o endereço IP do seu aparelho, além de um passo para descobrir o que fazer com essa informação.

Descubra o que é 192.168 1.1

Por que acessar o endereço IP do roteador ou modem?

Por que acessar?

Porque, no geral, empresas de telefonia como a Vivo configuram esse acesso para que os clientes possam alterar suas informações de conexão. Isto é, para que tenham o mínimo de liberdade sob o serviço de internet contratado.

Em outras palavras, através do 192.168 1.1 e variantes, você, como cliente, possui autonomia para mudar o nome e senha da rede de conexão de internet. Também é possível bloquear a transmissão de sinal e verificar quem está conectado, caso sua conexão esteja lenta.

Por falar nisso, confira algumas instruções para acessar essas informações do modem e roteador:

    1. Clique aqui http://192.168.1.1  ou digite 192.168 1.1 na barra de endereços do seu navegador.
  1. Se você está recebendo um erro, então não é o endereço IP do seu roteador. Portanto, procure o endereço IP do seu roteador aqui.

Para descobrir seu endereço IP

Se você não sabe o endereço IP do seu modem ou roteador, siga as instruções abaixo antes de prosseguir com o texto. Do contrário, pule para o texto que encontra-se abaixo da terceira imagem.

        1. Na área de busca do Windows, escreva “Executar”;
        1. No campo de busca, digite “CMD”;Descubra o que é 192.168 1.1
        1. Após a tela preta abrir, digite “ipconfig” ao lado de “C:\Users\nomedousuario>”;Descubra o que é 192.168 1.1
      1. Role até encontrar a frase “Gateway Padrão” e copie o endereço de IP do seu roteador para colar no navegador.Descubra o que é 192.168 1.1

Feito isso, hora de utilizar o endereço IP para acessar a página de configuração do roteador ou modem da internet. Para tanto, siga o passo a passo abaixo:

        1. Cole o endereço do IP na URL do seu navegador.
        2. Feito isso, você será direcionado para o painel de login do usuário.
        3. Todos os roteadores vêm com um rótulo com usuário e senha padrão, localizados geralmente na parte de trás ou inferior do aparelho. Logo, se você não sabe essas duas informações, faça essa consulta.
      1. Não encontrou nada? Dê uma olhada nessa imagem:Descubra o que é 192.168 1.1
      2. Depois disso, altere todas as informações que desejar no painel.
      3. Salve as configurações e, por segurança, desligue e ligue o equipamento.

Como trocar a senha do Wi-Fi?

Ademais, uma das informações que você pode alterar ao acessar o roteador ou modem é a senha. Inclusive, no texto boas práticas de segurança de internet, comentamos que trocar a senha é tido como um passo fundamental para garantir segurança na navegação. Dito isso, para realizar a alteração, basta seguir a lista abaixo:

        1. Acesse seu navegador de internet.
        1. Na URL, insira o endereço IP.
        1. Insira também o login e senha de autenticação.
        1. Encontre a opção “Configurações de Wi-Fi”.
      1. Selecione a área “Realizar a alteração de nome (SSID) e senha da sua rede Wi-Fi”.
Descubra o que é 192.168 1.1

Medidas de segurança são importantes para você ter um Wi-Fi veloz.

Como ocultar a rede Wi-Fi?

Além de trocar a senha, como medida de precaução, vale ocultá-la. Ou seja, vale torná-la invisível para evitar que terceiros utilizem seu sinal e/ou que possíveis hackers invadam suas informações.

        1. Acesse seu navegador de internet.
        2. Na URL, insira o endereço IP.
        1. Vá em “Configurações Wi-Fi” na aba avançada.
      1. Selecione a opção de ocultar seu SSID (nome da rede Wi-Fi).

Por fim, além de trocar a senha e ocultar sua rede Wi-Fi, monitorar seu sinal para verificar se há alguém utilizando-o sem permissão. Principalmente se a conexão estiver lenta: se páginas não abrem e vídeos não carregam. Dessa forma, você conseguirá, não só banir terceiros, como, por consequência, melhorar a conexão sem envolver a provedora de serviços.

        1. Acesse seu navegador de internet.
        2. Na URL, insira o endereço IP.
        1. Acesse as configurações de LAN (rede local).
      1. Verifique os hosts conectados na sua rede Wi-Fi.

Bom, agora você possui autonomia para alterar informações sobre sua conexão de internet, vamos falar de qualidade do sinal?! Afinal, uma boa conexão também é uma forma de autonomia do usuário.

Dito isso, uma ótima dica é assinar uma fibra ótica, a conexão de internet mais competente do momento. Ou seja, além de veloz, é altamente resistente e de fácil instalação. Inclusive, a Vivo oferece esse tipo de serviço.

Descubra o que é 192.168 1.1

Veja as vantagens do Vivo Fibra.

Vivo Fibra é a única banda larga com Smart Wi-Fi. O serviço oferece um sinal livre de interferência dos sinais vizinhos, você decide quem e quando pode acessar a sua internet e  ainda pode criar uma rede exclusiva para seus convidados. Quer saber mais? Então, clique aqui e veja as condições do Vivo Fibra. 

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email