Spotify x Vivo Música: qual a diferença entre os dois?

Por causa de aplicativos como Vivo Música by Napster e Spotify, nós consumimos qualquer música, a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas qual a diferença entre os dois?

O Streaming revolucionou o cenário musical . Por causa de aplicativos como Vivo Música by Napster e Spotify, nós consumimos qualquer música, a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas qual a diferença entre os dois? O mmelo76 , membro do Fórum da Vivo, escreveu uma review comparando-os. Confira!

Preço

Essa questão do preço e disponibilidade é bem relativa. No caso do Spotify, existem algumas promoções para descontos e/ou uso em família que acabam ajudando bastante. Mas no Vivo Música, ainda existe uma esperança de conseguirmos desconto ou período grátis com os pontos do Valoriza.

Para facilitar segue um comparativo:

Preço do Spotify
Preço do Spotify

Ainda tem o plano família por R$22,35 para até 5 membros.

Plano Família do Spotify
Plano Família do Spotify

Agora, no caso do Vivo Música os planos são um pouco diferentes:

Planos do Vivo Música
Planos do Vivo Música

Conclusão

Acredito que, neste quesito, o Vivo Música ganha. Não só pelo plano de 30 dias ter um custo menor, mas por  conta do plano com até três aparelhos. A única coisa que pode complicar é o acesso não simultâneo exigido por esse plano.

Catálogo de músicas X Compatibilidade X Qualidade de áudio

Nesse caso, praticamente tudo que pesquisei em um, encontrei no outro. Compativelmente e com a mesma qualidade. Aliás criei uma playlist igual para fazer um teste de “consumo de bateria”, mas isso explico melhor abaixo na categoria abaixo “Bônus”.

Para servir apenas de ilustração, segue um comparativo do Tecnomundo, que menciona a quantidade, qualidade e compatibilidade de músicas em cada um deles, são bem próxima.

Comparativo do Spotify feito pelo TechMundo
Comparativo do Spotify feito pelo TechMundo
Comparativo do Vivo Música feito pelo TechMundo
Comparativo do Vivo Música feito pelo TechMundo

Conclusão

Empate. Destaco apenas uma vantagem do Spotify: ter aplicativo para Windows 10. Embora podendo acessar online o Vivo Música, dependendo do Navegador, o consumo de memória aumenta muito. Com o aplicativo, esse consumo é bem menor.

Descobrir novas músicas

Quando você escolhe um artista, o Spotify tem uma Aba “Artistas Relacionados”; já no Vivo Música tem “Artistas Semelhantes”; mas não pára por aí, tem muito mais informações, além dos “semelhantes”, tem os “relacionados” (como no Spotify) e “Influências”.

Artistas Relacionados do Spotify e Vivo Música
Artistas Relacionados do Spotify e Vivo Música

Nesse ponto o Vivo Música é bem melhor, não são todos artistas que tem todas essas opções, mas a maioria tem. Também já notei que os “Artistas semelhantes” sugeridos pelo Vivo Música, tem muito mais coerência que o “relacionados” no Spotify. Principalmente quando esse artista é “mais antigo”.

Influências do Spotify e Vivo Música
Influências do Spotify e Vivo Música

Conclusão

As formas de pesquisa são bem parecidas. O que muda são as ABAS e como estão relacionadas.

Rádio

Não usei muito esse recurso, portanto nesse quesito não consigo opinar. (oopss! Glória Pires) Mas fui atrás da informação. No caso do Spotify, tem várias formas de acessar o Rádio e buscar por listas online, segue a dica: Spotify Radio. No caso do Vivo Música by Napster, o Rádio funciona mais como “Listas ou Play listas” de artistas ou grupos musicais. Não encontrei nada mais detalhado, falando a respeito, nem no próprio site do Vivo Música, então uma imagem ajuda a destacar o que eu disse:

Rádio do Vivo Música
Rádio do Vivo Música

Conclusão

Como não usei, não tenho muito para opinar, mas nas listas dos dois aplicativos, notei que o Spotify tem opções mais interessantes, como verdadeiras rádios online e/ou criada por elas mesmas,  do que o Vivo Música, que se assemelha mais a uma playlist do gênero.

Social

Não é o meu forte! Compartilhar as músicas que estou ouvindo em minhas redes e conexões. Mas nesse quesito o Vivo Música tem uma facilidade.Ele já deixa visível as formas de compartilhamento e até o link, enquanto o Spotify dá uma “suprimida”, você tem que expandir para ter mais opções. Não chega a incomodar, mas são 2 cliques a mais. No caso de vincular com as redes, são exatamente bem semelhantes também.

Social Spotify e Napster
Social Spotify e Napster

Conclusão

Para quem quer rapidamente compartilhar o que está ouvindo, o Vivo Música é a melhor solução, agora se você já estiver conectado em qualquer um dos 2 aplicativos, o trabalho / função é bem semelhante.

Lançamentos e/ou Novos Talentos

Vou apenas citar alguns exemplos para poder opinar.
Luciana Zogbi | Vivo Música e Luciana Zogbi | Spotify: no caso dela, no Vivo Música tem apenas as 4 principais músicas ou as que + tocaram no Youtube; ja no Spotify tem mais músicas e atualizações recentes. Já houve casos em que via música nova dela ser atualizada no youtube e no Spotify simultaneamente.
Annie Pattison | Vivo Música e Annie Pattison | Spotify: nesse caso, no Vivo Música só tem uma faixa dela em um disco de Natal; já no Spotify tem várias músicas e ela mesma tem sua seleção.Agora a minha frustração, foi com essa cantora(s): Megan Davies.
Megan Davies | Vivo Música não existe e Megan Davies | Spotify: essa Cantora(s) (falo assim porque às vezes ela canta com a irmã) é muito promissora e gosto muito das suas músicas, contudo, praticamente, ela não existe no Vivo Música, Já no Spotify, parece que está totalmente alinhado com o seu canal no Youtube
No caso do Spotify, na página inicial ele tem sempre a Aba “Descobrir” com sugestões de lançamentos e artistas:
Descobrir do Spotify
Descobrir do Spotify
Já no Vivo Música, na Página inicial, o que está tocando mais, ou “Melhor”, mas refere-se a artistas consagrados e não novos talentos:
Destaque do Napster
Destaque do Napster

Conclusão

O Spotify é disparado o aplicativo que mais sugere novos talentos, além de praticamente ter uma atualização semanal de novos artistas e talentos da internet. O Vivo música só insere um novo talento quando este aparece em algum disco ou destaque.

Exclusividades

Esse quesito é complicado e não vou opinar, pois as exclusividades, muitas vezes, são temporárias. Então o que eu posso comentar, é que a brica é boa. tanto o Spotify como a Vivo Música by Napster buscam sempre atualizar seu repertório e inlcuir listas exclusivas, conforme algumas notícias abaixo:

Spotify libera músicas exclusivas de Ivete Sangalo

Napster lança Playlists exclusivas para período de jogos no Rio

Funcionalidades

As diversas funções praticamente se parecem, vou me concentrar na que mais me fez falta.

Avisar quando vai duplicar uma música na mesma Playlist

O Spotify Avisa: fica a seu critério incluir ou não, geralmente é não, pois trata-se de um erro. Já no Vivo Música by Napster, não avisa e inclui, deixando duplicado.

Aviso de música duplicada do Spotify
Aviso de música duplicada do Spotify

Apenas pela versão online é possível no caso do Vivo Música, fazer uma verificação, depois de duplicar, e retirar as duplicadas, embora é bom estar atento aonde está o recurso, pois fica um pouco escondido pelo “Mixer”.

Remover duplicadas do Napster
Remover duplicadas do Napster

Já ia dizer que aqui não estava aparecendo, mas fiz outro teste e apareceu…

Apenas comentando.

Se estiver habilitado o Mixer, não aparece “Remover Duplicadas”

Conclusão

O Spotify tem um recurso mais inteligente de aviso de músicas duplicadas, mas fica apenas nisso. No restante os 2 são bem intuitivos. Uma funcionalidade legal é transição de música online para offline, é claro quando você está com a versão que permite deixar offline. Nos 2 aplicativos, mesmo você tendo baixado a música, ele continua online se estiver internet, mas se acabar a conexão, o reconhecimento de que a próxima faixa está disponível offline, foi mais rápido no Vivo Musica que no Spotify, questão de uns 3 segundos.

Bônus: Teste de consumo de energia!

Como comentei acima, criei uma playlist igual nos 2 aplicativos, para fazer um teste de “consumo de bateria”. A ideia era tocar por cerca de 2 horas a mesma playlist, na mesma sequência nos 2 aplicativos e ver quanto gastei de bateria. Bem, fiz isso por 2 semanas, apenas para confirmar os dados.

Então, vamos lá.

O meu objetivo principal de comentar aqui é a questão da bateria, então segue os testes que iniciei aqui com Spotify e o Vivo Música: primeiro me certifiquei de que iniciando às 0:00 em 100% da Bateria, e desconectado nesse momento, o aparelho ficasse até às 6:00 da manhã em modo de vôo (todas conexões desligadas) incluindo Bluetooth, Wi-Fi, 3G.

Isso podem dizer que é meio sistemático, mas desde que testavas ROM´s no Kaiser, Hd, Hd2; eu sigo essa minha “regra” (Quando faço meus comparativos de baterias) de às “zero” horas tirar o aparelho da tomada em 100% da bateria com as conexões desligadas…só então `partir daí que começo os testes em um dia de semana normal, no trabalho com problemas na região de sinal; usando bluetooth até o trabalho, wi-fi em alguns horários, fazendo e recebendo ligações, quando é possível.

Então vamos lá; pela manhã, nas condições citadas acima, o resultado da bateria dos aparelhos foi:

Apenas ligando pela manhã o Spotify Bateria em 100%

Apenas ligando pela manhã o Vivo Música Bateria em 100%

Das 6:01 às 7:30: Este intervalo de teste, refere-se a minha preparação para sair para o trabalho, vou colocar aqui o trajeto de ônibus, pois é nele que o aparelho é mais exigido, pois fico ouvindo música via Bluetooth por cerca de 1 hora.Já de carro, não, então não vou usar.

Ouço a música via bluetooth das 6:30 à 7:30; das 6:01 e 6:29, antes de sair, fico com Wi-fi ligado atualizando e recebendo os e-mails da noite, notícias, cotações, clima,etc; rede telefone ligada; bluetooth (sem parear o fone) e volume em 40%. Então segue os resultados, após o estado da bateria anterior:

Spotify Bateria em 91%

Vivo Música Bateria em 92%

Das 7:31 às 12:00: Este intervalo, refere-se ao início do trabalho aqui e até horário do almoço. O que eu fiz, nos dias que me propus a fazer os testes eu procurei fazer o seguinte: Fazer pelo menos 5 ligações. Baixar 1 arquivo PDF no DropBox (sempre o Mesmo). Acessar o fórum via 3G 4 vezes, sem postar nada. E também não sincronizei via cabo para evitar “recarregar” a bateria.Como o sinal aqui é ruim, alguns aparelhos tive que sair do local que estava, outros nem consegui fazer ligação, mas mantive a rede ligada; então muitas vezes ficavam consumindo bateria por “buscar” a rede automaticamente a todo tempo. Então vamos lá com 10 minutos de música:

Spotify Bateria em 89%

Vivo Música Bateria em 88%

Das 12:01 às 18:00: Nesse intervalo, segue o período da tarde, bem semelhante ao da manhã nas questões das ligações e acesso. (Fazer pelo menos 5 ligações. Baixar 1 arquivo PDF no DropBox (sempre o Mesmo). Acessar o fórum via 3G 4 vezes, sem postar nada. E também não sincronizei via cabo para evitar “recarregar” a bateria.) Mas agora com cerca de 30 minutos de música em meu horário de almoço.

Spotify Bateria em 73%

Vivo Música Bateria em 75%

Das 18:01 às 22:00: Finalizando às 22:00; já em casa desde às 18:30; após ouvir 30 minutos de mp3 via bluetooth (18:00 – 18:30); e wi-fi ligado sempre e acessando a internet e atualizando a todo instante, fazendo mais 5 ligações de cerca de 2 minutos cada. Segue o resultado:

Spotify Bateria em 63%

Vivo Música Bateria em 65%

Conclusão

Aparentemente o Vivo Música consegue ter melhor rendimento no consumo. Talvez esteja melhor otimizado para o sistema Android e isso deve refletir nesse aspecto.

Spotify ou Vivo Música?

Conclusão

Se for devido a funcionalidades gerais e/ou uso, não dá nem para buscar muitas diferenças, contudo se estiver querendo melhor preço (não esquecendo a questão do uso simultâneo) e uma pequena economia de bateria, a melhor escolha será Vivo Música by Napster!

Mas posso dizer que no meu uso, considero um empate técnico, com uma tendência de querer usar o Spotify por causa dos novos talentos encontrados nele e faltantes no Vivo Música!


Fonte: Fórum Vivo


Veja mais sobre